Tirando a reforma, tu já preveniu teu futuro?

dinheiro, Finanças, Geral

Em primeiro lugar saindo a reforma ou não, tu já se precaveu para viver uma velhice com um mínimo de dignidade?

Em 2013, ao ingressar no mercado de trabalho, contratei meu plano de previdência privada com acumulação e pecúlio para renda por invalidez. Pode parecer bobagem, mas em 2013 eu fiz uma conta simples: Uma contribuição sobre 1 salário mínimo ao INSS me renderia no aposento um salário mínimo de subsistência; no fundo privado, haveria um ganho de aproximadamente 35% no provento do aposento. Mesmo pagando taxa de administração e sujeito as oscilações do fundo (conservador), a opção complementar é mais atrativa.

Hoje há na web showman´s para todos os gostos e orientações financeiras. O boom por eles causado, reflete positivamente para que as pessoas possam investir em renda variável e se preocupar com proventos futuros na aposentadoria.

Quando ouço muitas críticas ao sistema financeiro e seus bancos, coloco um pé atrás: a história não é bem por ai. Muitos destes formadores de opinião web sabem que o ganho na renda variável e no tesouro direto é a taxa de corretagem, na compra e na venda. Por mais que ela seja “zero”, alguém algum dia pagou por ela.

De qualquer forma, um plano de previdência complementar e privado não faz mal a ninguém, te ajuda a guardar, formar poupança e ter de fato um produto para aposentadoria. Tesouro Direto, Bolsa, Fundos, comprar imóveis de leilão, criptoativos, entre outros, são formas eficientes de diversificação de carteira. Além disso, há muitos CDBs de bancos tradicionais com boas rentabilidades face o risco reduzido. E o sistema financeiro com seus players sólidos, só favorece o mercado financeiro como um todo.

Portanto, a minha conta foi esta: sobre 1 salário mínimo + pecúlio = 1,35 salário mínimo em 35 anos. Assim, 2013 + 35 = 2048, já tenho algo para aposentadoria vitalícia. E, com esta segurança, fiz, faço e farei, diversificação de aplicações: patrimônio, renda fixa e renda variável. Cada um como uma utilidade e objetivo, sem ferir ninguém, apenas, fazendo o melhor para mim.

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s