Somos sempre vendedores

RH

Em primeiro lugar, somos sempre vendedores

Independentemente da função ou da profissão estamos sempre vendendo. Sou (foi ativamente no passado, hoje não estou operando) bombeiro voluntário, e algo que sempre cuidamos foi da nossa imagem. Fazer o correto, fazer de modo certo, transparecer organização e preservar nossa postura utilizando palavras e expressão corporal calculadas. A final, a comunidade deveria olhar para o nosso serviço como algo voluntário mas não amador.

E é nesse ponto que quero a tua atenção para sempre, mas sempre mesmo, ser um bom vendedor.

Recentemente terminei de ler o livro autobiográfico “Os Segredos do Lobo” de Jordan Belfort (Editora Planeta). E confesso que foi o melhor livro de vendas que tive contato nos últimos anos. Melhor pois o autor explica com detalhes coisas que nos cursos nos dizem apenas. Por exemplo, falam muito hoje em criar rapport, porém detalhes da postura do atendimento/interação com o cliente são (muitas vezes) tangenciados em cursos de vendas. E muitas vezes fogem pela tangencia pelo simples fato de quem ministra o curso não ser um vendedor com prática, mas alguém que estudou tal conceito e aplica. Na real, esse palestrante é um bom vendedor, pois mesmo sem experiência te convenceu a ir no curso dele (risos). Deboches a parte, antes de fazer um curso de vendas, vasculhe na internet quem é o ministrante. E procure cursos concorrentes também.

Portanto, cuide sempre de sua postura, linguagem verbal e não verbal, das redes sociais, da sua carreira, das suas atividades extras profissionais (de dia é corretor, e de noite coordena o tráfico na rua – isso não combina neh!). Bem como, procure sempre ser ético e sempre cumprir os acordos, pequenos e grandes firmados com o interlocutor.

Procure no Google: livros sobre vendas, cursos de vendas, pós-graduações em área comercial, imersões sobre vendas. E simplesmente aprofunde-se ao máximo para ser um bom vendedor, sempre promovendo sua imagem frente a sua rede de relacionamentos. Seu marketing pessoal é tudo!

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s