Mais civismo. 20 de Setembro!

Desenvolvimento Regional, Política, Sociedade

Em primeiro lugar o 20 de Setembro representa uma data que inicia uma revolta armada em prol de interesses particulares. No entanto, após disparado a carga, percebeu-se que se poderia ir além. Bento Gonçalves projetou que uma guerra civil poderia fazer do território mais meridional do Império Brasileiro um lugar diferente, avançado e próspero. O General Neto concretizou ao anunciar a Independência do Rio Grande do Sul do Império. A partir, a história já se encarregou de narrar os feitos e desfeitos desta sangrenta Revolução Farroupilha. Cheia de mistérios e estórias, esta guerra deixou o maior legado já existente de cultura, tradição, civismo, bravura e unidade no território nacional. Hoje, cultuado em muitos lugares do próprio Brasil. Se não fosse os personagens importantes de uma disputa por interesses e posterior luta por ideais, talvez tivéssemos menos civismo no Sul.

brasao rs

Brasão Rio-grandense

 

Atualmente o civismo do 20 de Setembro está empobrecido juntamente com as finanças do Estado. A política nacional e a situação local tem aos poucos deixado as comemorações desta importante data um pouco esfareladas. Apesar das migalhas estarem sempre muito acessas e ardentes.

Juntamente ao sentimento da Guerra, valoriza-se as tradições gaúchas – marcante cultura da nossa terra. Cultura esta exemplar! Cultura esta repleta de uma história digna de um povo, mesmo que seja para gaúcho de apartamento.

Da terra ou do asfalto, somos todos gaúchos – pela herança, pelo sangue e pelos valores compartilhados. Sim, somos todos gaúchos!

Muitos criticam este torrão por ser “bairrista” como algo pejorativo, no entanto, me limito a dizer que falta civismo para quem critica tal situação.

O pedido para este dia, como se fosse algo a cultuar, é para que tenhamos uma terra mais rica, mais forte, mais igualitária, mais libertária e mais HUMANA. Que possamos contemplar o belo e que possamos ficar felizes com nossas raízes, que ao menos, mesmo que seja uma vez ao ano, possamos voltar para dentro de nós e sentir um pouco de amor por algo maior, intangível e transcendental.

Viva ao Rio Grande do Sul, Viva aos Gaúchos, Viva a República Rio-Grandense!! Viva ao 11 e ao 20 de Setembro, Viva! Viva! Viva!

E quem sabe, aqui ser mais um país do mundo…

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s