Mais concorrência, pior para o mercado

Administração, Estratégia

Em primeiro lugar monopólio nem sempre é bom. Dependendo do segmento e do produto ou serviço vendido, o monopólio só acarreta em prejuízos a clientes e usuários. No entanto, o excesso de concorrência é prejudicial ao mercado. Estive formulando este pensamento após analisar o setor automotivo, especialmente as concessionárias de veículos automotores.

O excesso de canais para distribuição por meio de empresas revendedoras que facilitam o acesso dos clientes aos carros, pode levar a estas empresas revendedoras a canibalizarem-se. O canibalismo destrói o setor no curto prazo. Apenas os fortes venceram e sobrevivem. Quem vencerá? Apenas quem conseguir ditar as regras do jogo.

E o clientes? Nem sempre beneficiados. Preços baixos, podem representar perda de qualidade. Se inovadores, os fabricantes podem conseguir aliar preço e qualidade. E a alta competição pode fazer bem. Mas se a alta concorrência não for bem gerida, pode destruir negócios.

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s