Clientes bons

Administração

Em primeiro lugar qualquer instituição que se relacione com o mercado deve prestar um bom serviço e oferecer um bom produto, e rentabilizar seus investimentos. Para rentabilizar seus investimentos a empresa deve interagir com bons clientes, e não com clientes que apenas usam e pouco, ou quase nada, colaboraram para que a empresa sustente-se e gere riquezas. Não falo aqui da busca incessante por lucro. Mas sim, da lucratividade aceitável.

Para que a empresa seja lucrativa, ela deve interagir com bons clientes. Clientes que paguem em dia os valores obtidos ao interagir com a instituição. Clientes que visam aproveitar da instituição para ganho próprio ou que entendem que a empresa deve fazer tudo de graça não devem interagir com a empresa. Esse tipo de cliente deve ser dispensado. Sim, dispensar péssimos clientes gera lucro para a instituição. Certa vez, li um caso de uma empresa que reduziu seu tamanho pela metade, e focou esforços somente para atender bons clientes. Os donos, criteriosamente, observaram que poderiam lucrar mais sendo menor atendendo apenas 30% dos clientes. O faturamento caiu e os lucros, percentualmente aumentaram. A equipe reduzida trabalhava melhor, vivia melhor e todos estavam mais felizes.

Por isso, vale a pena a reflexão: vale a pena atender clientes que não trarão outros clientes e que não darão lucro?

E a sua opnião?

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