Sobre a Questão Indígena

Política

Em primeiro lugar as declarações Deputado Heinze (PP-RS) sobre a questão de terras para os indígenas foi algo que muitas pessoas gostariam de dizer.

Os índios de fato eram os donos das terras de TODO o Brasil. Sem exceção. Porém, os nativos foram derrotados na guerra travada com o homem branco Português. Como a cultura dos nativos não eram e não são adaptáveis ao modelo cultural dos portugueses da época e da vida de hoje, eles sempre irão viver a margem, ou tenderam a viver na margem da sociedade.

Evidentemente que foi uma lástima o que ocorreu com todos os nativos da América. Eles eram civilizações que tinham tudo para evoluir e tornarem-se verdadeiras nações. Talvez pelo fato dos “índios” brasileiros estarem mais “atrasados” tecnologicamente a cultura nativa foi extinta – diferentemente do que pode ser visto hoje em outros países latinos.

Os Jesuítas estavam tentando fazer um lindo e interessante trabalho com os nativos daqui. Estavam, a passos lentos, tentando fazer o primitivo homem daqui seguir os dogmas cristãos, e o modo de vida e de trabalho do incipiente capitalismo da época. Como a única e última proteção ao nativo, infelizmente os Jesuítas, e suas reduções cooperativas, foram exterminadas. E partir de então iniciaram uma vida livre e solitária, e abandonada.

Hoje, reparar o que foi feito a 500 anos atrás é impossível. Porque, quem sempre imperou foi o Estado de Direito garantindo a propriedade privada a quem de fato a conquistou/comprou/ganhou. No entanto, como ajuda, o governo tem que intervir na situação que hoje se apresenta no país, antes que uma guerra civil exploda. O que se pode fazer é comprar terras, criar reservas indígenas e dizer: “Aqui é de vocês de papel passado e ponto; fim de história”. E dentro desta reserva vivam do jeito que quiserem, cabendo ao governo fornecer saúde e educação.

O governo federal talvez não toma parte publicamente, pois, acredito eu, que é ele quem está por de trás da incitação aos “índios”.

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s