Desculpa

Pessoal

Em primeiro lugar, as pessoas precisam pedir desculpas.

Infelizmente percebo, no Brasil, que aos poucos se está perdendo os valores de berço. Pelo contato com pessoas de outros estados, o relato mais forte em relação ao tema deste post ouvi de um cearense. Este meu amigo, que é militar de carreira aposentado e vive há muitos anos em Santa Maria – é casado com uma cruzaltense e seus filhos estudam na UFSM. Segundo ele, ele aprendeu a ser educado vindo morar no Rio Grande do Sul. Espantado ao ouvir, iniciamos uma conversa sobre o assunto. A explicação que ele deu foi que aqui as crianças aprendem deste pequeno a: pedir desculpas, dar oi, dar tchau, pedir por favor e etc. Não sendo uma verdade absoluta, é óbvio, vejo que é uma grande verdade. Porém, como já iniciei o post falando, percebo, que muito disso vem se perdendo no RS. Talvez por questões de educação na escola, pela falta das leis morais, e pelo desleixo de muitos pais. Pais desleixados estão em todas as classes sociais e econômicas, então, vejo mais como uma questão de valores do que condição do meio.

Recentemente estive pensando sobre o fato de pedir desculpas. Muitas pessoas sábias que marcaram a história disseram que só os fortes podem pedir desculpas. Isso nem sempre é fácil, pois, socialmente hoje quem pede desculpas transparece uma imagem ruim – talvez por uma mudança de valores, não sei o certo. Mas, percebo que nas relações a falta do pedido de desculpas, de desculpas sinceras é fundamental para o empobrecimento do espírito do vivente. O indivíduo sente falta desta palavra. Não só da palavra, mas do ato.  

Pedir desculpas na vida é um treinamento diário de resiliência e amor próprio, e também para estar em paz consigo mesmo. Dentro do ambiente corporativo, onde eu vejo que estão concentrada as pessoas mal humoradas, pedir desculpas é como desarmar um rabugento.

Se formos um pouco mais humildes e sábios, nossa sociedade pode ser de amor do que uma sociedade criada “a ferro e fogo”. Aliás, tu já pediu desculpas pra alguém hoje?

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s