Prêmios

Administração

Em primeiro lugar ganhar prêmios de destaque e reconhecimento é muito bom para qualquer pessoa e empresa. Tudo é muito gratificante quando se vence e tudo muito bonito. Quando se perde ou não se ganha se torna um aprendizado. Porém, hoje ganhar prêmios já não é tão difícil. As empresas estão sedentas por destaque e estão dispostas a tudo para obtê-los.

A Toyota, quando decidiu concorrer a prêmios, passou 5 anos trabalhando para efetivar as políticas de qualidade antes de concorrer ao Prêmio Deming no Japão. Diferente da Nissan que desde o início das principais premiações do Japão já disputava e ganhava. A visão da Toyota era, na época, que o prêmio deveria transparecer o que a empresa é, e não o que ela quer ser. Por isso, quando a Toyota entrou para concorrer ao Deming ganhou e ganhou por vários anos consecutivos, diferente da Nissan. A Toyota era. A Nissan queria ser.

No Brasil isso não é diferente, mas infelizmente não há como eliminar os maus prêmios. A questão é cultural. A questão é a do jeitinho. E até os prêmios mais conceituados do Brasil sofrem com as empresas que tendam dar o seu jeitinho, e muitas vezes isso não é perceptível aos olhos dos avaliadores. Não é perceptível pois quando uma empresa concorre, ela faz de tudo para que todos seus colaboradores transpareçam que tudo é um mar de rosas.

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s