Tragédia

Geral, Pessoal

Em primeiro lugar a vida segue. Mas o desastre de Santa Maria ainda segue quente nos habitantes da cidade e ainda repercute fortemente na imprensa. Com certeza não há palavras que expliquem o fato. Não há palavras que animem quem perdeu entes queridos, apenas atitudes de conforto. A cidade de Santa Maria foi colocada negativamente no mapa. Até a imprensa mundial esteve presente, e hoje não há quem não conheça Santa Maria. O fato esteve na capa de vários jornais do mundo e é pauta principal de revistas e sites de notícias.

Infelizmente estes jovens morreram, e infelizmente servindo de exemplo para todo o Brasil em busca de normas de segurança mais rigorosas e de leis punitivas mais severas. Esta mobilização que ocorre a nível nacional não trás de volta quem se foi, mas evita que mais se vão em vão!

Depois de todo o acontecimento os esforços se voltam agora para descobrir as causas e os culpados do incidente. Porém foi lamentável a postura de alguns meios de comunicação e governantes, e até de algumas pessoas da sociedade civil. Guilherme Fiuza coloca isso muito bem em seu artigo semanal na Época, dizendo que “ainda saía fumaça da boate Kiss quando começou o julgamento da tragédia de Santa Maria. Pela imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro, especialistas de plantão e autoridades instantâneas iam soltando veredictos em tempo real.” Infelizmente a maioria das pessoas gosta de ver sangue, gosta de ver sensacionalismo  gosta de sentir a energia das palavras ásperas de políticos e jornalistas. Quem age assim é uma minoria (não estou generalizando para deixar claro) porém, esta minoria penetra na cabeça das pessoas e conduz e induz seus pensamentos.

Pensando de antemão de tudo, todos – boate, músicos, prefeitura, bombeiros, os frequentadores e funcionários da boate e a lei – tem uma parcela de culpa, uns mais outros menos, no fato. E acredito que a Polícia Civil Gaúcha está fazendo um excelente trabalho. E que a polícia chegue ao fim do inquérito com uma resposta coerente e correta sobre causas e culpados. E que a partir disso, sejam punidos quem deva ser, aplicando-se a deficiente lei. Pela pressão da sociedade, não acredito que alguém possa se livrar de culpa depois de incriminado pelo inquérito.

Lamentável é também a postura de alguns políticos que ao desembarcar em Santa Maria, ou a distância mesmo, jogavam bosta no ventilador com declarações ásperas e acusatórias em um jogo de empurra-empurra. Ressalto a postura do Prefeito da Cidade, que pareceu ao entender do povo opaco e ausente. Mas, gostei da sua postura de não jogar bosta no ventilador. A imprensa sanguinária muitas vezes o colocava na parede em busca de uma posição enérgica que muitos outros políticos já haviam tido. Mas sua lógica foi diferente, e isso incomodou muita gente.

Lamentável também a postura de algumas entidades, empresas e pessoas após esta tragédia. Acredito que a postura destas deve ser mais de auxílio puro e bondoso do que sacada de mídia.

Lamentável em ver mais uma vez a hipocrisia das mentes de nossos compatriotas. Jogando franco, Eu, também gosto de sair a noite, e ultimamente andava saindo muito pouco – pois não estava gostando mais do empurra-empurra das boates. A Kiss era um destino de muitas festas que eu ia, assim como de muitos outros amigos. Me sinto um pouco culpado pois a lógica que permeia é esta: quanto mais gente, melhor. Eu pensava assim também, e se eu jogar bosta no ventilador agora estaria sendo falso comigo mesmo. O que quero dizer é que assim como o Fiuza falou, penso que todos agora são juízes e advogados. E acredito que neste momento devemos muito mais orar e ajudar nas famílias prejudicadas – e esta função nós cidadãos civis podemos fazer, o resto não é da nossa competência.

O meu desejo é de mostrar que nós podemos agir diferente aqui. E que paremos de nos deixar levar pela imprensa sensacionalista. E que paremos de jogar bosta no ventilador. E que tenhamos mais consciência e que atuemos mais por nossos pensamentos. E que paremos de achar que as coisas só acontecem no vizinho, ou que isso ou aquilo não vai dar nada, ou que com um “jeitinho” tudo se resolve.

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s