Sujar a carteira

Administração

Em primeiro lugar deve-se ressaltar que os padrões morais modernos mudaram muito. Há quem diga ainda que uma pessoa que passa por várias empresas, não é um bom funcionário. Há, porém, outros que considerem isso normal ou não veem com maus olhos.

Penso que deve haver uma ponderação e faço uma consideração que deve ser analisado caso a caso, ponto a ponto, pessoa a pessoa, pois é importante analisar se  a pessoa:

– Muda dentro do setor/área de atuação, ou se muda de setor/área de atuação.

– Possui uma ascensão crescente na carreira e galga cargos melhores, ou se anda para trás, com piores cargos e em piores empresas.

– Mudou de interesses profissionais e está em busca de desafios, ou está se adaptando as tendências de empregabilidade de trabalho.

– Tem justificativas plausíveis para suas saídas das empresas e como sai de cada empresa.

Rodar muito de emprego dentro do mesmo setor/área de atuação pode demonstrar que o empregado não é um bom funcionário, que começa um projeto e não termina e que é insatisfeito com tudo e com todos. Ou, que é da natureza do setor/área de atuação alta rotação entre as empresas. Já em contra partida, a pessoa que roda pouco dentro do mesmo setor/área pode ser vista como conservadora (não propensa a mudanças) e com medo de desafios e de enfrentar o desconhecido. Estes são alguns pontos de vista sobre rotação, agora outra análise possível são os motivos de saídas das empresas,  em qualquer processo de seleção há a pergunta: porque tu saíste do último emprego? Esses motivos dizem muito. Nem quero entrar aqui na questão de disputas judiciais. Pois, cada caso é um caso. O que é possível pensar, é que se o candidato age de má fé e tem um histórico disso – independentemente da sua rotatividade – com certeza deve ser descartado do processo seletivo, pois esse dificilmente conseguirá permanecer por muito tempo em um emprego caso venha a ser contratado.

339 comentários sobre “Sujar a carteira

  1. minha namorada passou por um pocesso seletivo de uma operadora de telefonia pra telemarketing.estava fazendo o treinamento ,nos dias finais do treinamento ele assinaram a carteira.so que apos o treinamento teria uma prova onde quem passasse seria contratado.
    ela não passou agora ficou com a carteira suja por isso,uma semana só na carteira !
    acho uma SACANAGEM desses vagabundos !

    Curtir

    1. Bom dia Thais,
      Neste teu caso realmente a empresa faltou com respeito com os funcionários que não foram aprovados na prova. Isso gera um problema, pois sempre que questionada em uma entrevista ela terá que demandar de bons argumentos para explicar o fato, sem contar com o tempo que será dispendido na entrevista para tal explicação. Esse tempo poderia ser utilizado para falar de outras coisas.

      Curtir

      1. Eu fui contratado por uma empresa mas, tenho poucos dias de trabalho e outra empresa com proposta melhores me chamou para trabalhar. Se eu sair da empresa que estou para ir para a outra vai manchar minha carteira?

        Curtir

      2. Boa noite trabalhei 2 meses numa empresa, e pedi demissão, porque tive que ir embora pra Bahia cuidar da minha mãe doente, que acabou falecendo. Então devir oa esse pedido de demissao minha carteira suja?

        Curtir

      3. Olá Ricardo, acredito que seu motivo é nobre. As empresas não estão querendo profissionais que desprezam coisas importantes da vida. Como agimos na vida pessoal é como agimos na vida profissional. Então, em futuras entrevistas, explique bem isto. Abraço

        Curtir

    2. O mesmo aconteceu comigo …. Fui fazer entrevista de emprego em uma empresa, acabei sendo contratada, levei os papeis etc.. PORÉM, não deu certo por conta do horário do ônibus, no site estava um e realmente era outro. Portando fui logo falar que não poderia mais começar o trabalho porque não havia transporte pra eu voltar para casa, mas do nada depois de uns dias me ligaram falando que eu deveria voltar e assinar a minha demissão, achei estranho pois não havia sido contratada mesmo assim eu retornei, chegando lá a moça pegou a minha carteira e ASSINOU ELA sendo que eu não tinha nem trabalhado e disse que não poderia trabalhar…mesmo assim ela assinou e depois deu baixa na minha carteira. AGORA minha ela esta manchada, esta suja e provavelmente isso poderá me afetar em algum emprego. Terei que ir no direito do trabalhado, porém não sei se ira resolver o meu problema.

      Curtir

      1. Olá Mariana, situação complicada. A empresa fez isso por vingança provavelmente. Sugiro explicar bem isso em futuras seleções. Sugiro também selecionar a empresa em que deseja trabalhar, sugiro pesquisar sempre bem antes e levar em consideração todos fatores de mobilidade. Isso mesmo, selecione a empresa antes de ela te contratar.
        Penso que uma reclamatória trabalhista é onera! Repense isso, acredito que neste teu caso não vale a pena. Boa sorte.

        Curtir

  2. ola trabalhei 5 dias em uma empresa como operadora de caixa mas não me adaptei no cargo pois trabalho das 16:00 as 23:00 com 1 hora de intervalo logo após chegar em casa estava com muita dor lombar fui ao medico com um dia de atestado se eu pedir demissão isso ira afetar mas pra frente na minha relação profissional pois não estou bem de saúde muitas dores e não quero mas ficar na empresa o que eu posso fazer isso ira sujar minha carteira pois é meu 1 emprego

    Curtir

    1. Olá Priscila,

      Obrigado pela pergunta.

      Quando envolve problemas de saúde, torna-se uma situação delicada, pois pode abrir brejas para muitas interpretações de quem analisa sua trajetória profissional. Antes da contratação, já sabia dos horários e condições de trabalho? Essa pergunta é importante para que possa definir melhor seus trabalhos futuros, para evitar um grande giro pelas empresas, o que também pode representar algo não muito bom.
      É importante ressaltar, que sempre a avaliação dependerá de quem estará te contratando. Um mesmo fato pode gerar duas visões distintas.
      Voltando ao seu caso, a desistência por não adaptação ao trabalho pode ser aqui uma boa alternativa, a mais sincera talvez. Isso pode demonstrar maturidade, segurança e coragem para mudar. Vale a reflexão, e aja sempre sob seus pensamentos, mas sinceridade sempre é bom.

      Boa sorte.

      Abraço

      Curtir

  3. Olá! Fui chamada para participar de um processo seletivo de uma empresa, mas estou esperando entrar na faculdade no segundo semestre. Dependendo do horário da faculdade terei que sair do emprego e me dedicar unicamente aos estudos. Esse seria meu primeiro emprego e gostaria de saber se essa situação poderia sujar minha carteira.

    Curtir

    1. Bom dia Isbella, nesse caso, tu tens um bom motivo para sair! Uma faculdade poderá te abrir muitas portas no futuro. Eu fiz isso uma vez. Sai do meu primeiro estágio depois de um ano para me dedicar mais aos estudos. Havia possibilidades de efetivação, mas preferi focar nos estudos e realizar trabalhos esporádicos para ganhar algum dinheiro.
      Nesse seu caso, tente negociar com a empresa para tu possa continuar trabalhando e estudando, nem que seja para trabalhar meio turmo. Negocie para que possa aprender na prática, boa sorte. Depois conte-nos o resultado.

      Curtir

  4. Me mandaro embora e eu estava em experiência , não completo 30 dias e eles mandaro embora mais de 50 funcionário . fui lá na cede da empresa pra poder da baixa na minha carteira pra eles poderem me pagar a quebra do contrato . eu assinei um papel , eles me falaro qe entre 10 dias estariam depositando o dinheiro em minha conta . só que já passo 10 dias e nada de eles me pagar uque eu Fasso ?

    Curtir

    1. Rodrigo, bom dia.
      O melhor é documentar tudo o que está acontecendo. E tente resolver tudo numa boa. Caso a empresa transgrida algum direito seu, procure algum meio legal para recorrer.
      Essa situação é complicada e desgastante, entendo a sua situação. Procure entender os reais motivos de seu desligamento, e procure explicar com cuidado isso para seu próximo empregador. Boa sorte.

      Curtir

  5. Oi bom dia, estou no meu segundo emprego e tenho 17 anos, estou a sete meses com a carteira assinada, mas eles estão cortando alguns recursos como comissão e eu estou fazendo um desvio de função e passando por trabalho que não estavam no contrato, estou com uma outra proposta, e pensando em pedir demissão e aceitar, mas pode sujar minha carteira?
    grata

    Curtir

  6. Boa tarde,

    Estou em processo seletivo na empresa a, e na empresa b que fiquei como estagiário por 2 anos e tive uma proposta para contratação, aceitei. Sendo que começo numa data específica e coincidência começaria na mesma data específica da empresa b. Porém o processo seletivo ainda ocorre e não sei se sei aproveitado. Me apresentou na empresa b no dia específicado por eles mas se a empresa a me ligar e falar que estou dentro, como faço?

    Empresa a estágio
    Empresa b carteira assinada

    Empresa a éé o que eu quero seguirseguir futuramente é seria um passo importante pra mim.

    Eu sujaria minha carteira depois de alguns dias na empresa b fosse para empresa a?

    Agradeço desde já

    Curtir

    1. Talvane,
      Acredito que poderia apostar na empresa b se este for seu primeiro emprego formal. E se ficar na empresa b, procure ao menos aprender a como não fazer as coisas – busque aprender mesmo nas incertezas. Se não, acredito que poderá aventurar-se na empresa a. Boa sorte, e boa decisão!

      Abraço

      Curtir

  7. Bom dia
    Junior, trabalhei em uma empresa por 17 anos, fui demitido e entrei em outra mas houve desvio de função fui contratado para ser encarregado de Armazém e estava fazendo serviços de operador de empilhadeira,cuidar da produção,e não estava conseguindo cumprir com os deveres da minha função, pedi demissão com 50 dias de experiencia,qual é o impacto na minha ctps,e como devo agir em entrevista de emprego quando me perguntarem porque sai dessa empresa?
    Grato
    Redinaldo

    Curtir

    1. Redinaldo,
      Entendi sua situação. Você já teve experiências anteriores ou esta foi a primeira? Em suas experiências anteriores, você permaneceu por algum período considerável nestes empregos?
      Acredito que possa explicar bem esta situação sem causar danos a sua imagem, ou ao seu antigo empregador. Explicando que desejava realizar carreira administrativa por ter bons traços de liderança – se assim for, é uma boa justificativa.
      Boa sorte.

      Curtir

  8. Bom dia!
    Estou trabalhando em uma empresa desde setembro de 2014,porém,eles assinaram minha carteira como se eu tivesse iniciado meu trabalho no mês de fevereiro/2015. Estou apenas com dois meses de carteira assinada,porém, 7 meses trabalhando. Estou insatisfeita com o local,pois há muitas fofocas entre os funcionários e situações desnecessárias. Fiz uma prova online para a coordenação pedagógica de outra empresa e já fui aprovada,porém,preciso fazer um treinamento de 2 semanas em horário integral nessa nova empresa. E agora, o que eu faço? O que falo na minha empresa atual? Devo pedir demissão sem cumprir aviso prévio? Devo pedir um acordo?
    Aguardo resposta!
    Obrigada.

    Curtir

    1. Olá Paula, boa noite.
      Acredito que se a situação está assim, a coragem de pedir demissão cumprindo o aviso será o melhor. Se não puder cumprir o aviso e tiver condições de arcar com reduções monetárias na rescisão, faça isso. Mostre atitude em pedir pra sair, acredito que isso conta mais do que solicitar acordo.
      Busque o que é de melhor pra ti e para tua carreira. Aproveita para fazer de tudo isso um aprendizado para que não ocorra novamente. Talvez se assim encarrar a situação, mostrará força perante os desleixos da sua atual empregadora.
      Boa sorte.

      Curtir

  9. Olá! Trabalhei por quatro anos em uma empresa, onde possuía estabilidade e reconhecimento. Recebi uma proposta de uma empresa maior, aceitei o desafio, porém com o término da experiência não houve renovacao de contrato, com alegação de incompatibilidade com a função em questão (sendo a mesm exercidA nos últimos 4 anos. Após seis meses desempregado, consegui um novo emprego, porém com 15 dias de atividade já tive a percepção de que o desenvolvimento do trabalho será praticamente impossível, e em níveis de experiência não se tem muito a acrescentar! Gostaria de me demitir e poupar tempo para a empresa é pra mim mesmo, porém tenho receio sobre o quanto isso poderá afetar meu futuro profissional. Qual a melhor maneira para se proceder?

    Curtir

    1. Fábio, obrigado pelo comentário. Foste bem em sair para alçar novos patamares. Em seu caso, o melhor é ser sincero e procurar a verdade. Isso pode ser facilmente colocado em uma entrevista de emprego como recolocação profissional, na qual até agora tu estas buscando. Procure outra oportunidade como forma de crescimento. Se arriscou uma vez, não tenha medo de arriscar a segunda. E sempre tente mostrar que busca algo que seja adequado para suas habilidades. Evite colocar como erros, ou que tenha ficado extremamente decepcionado com tudo isso. Mostre maturidade ao colocar esta situação.
      Como diz um ditado aqui no Sul: “O cavalho encilhado não passa duas vezes!” Ou seja, aproveite a melhor oportunidade dentre as que aparecerem. Não esqueça de tentar encontrar a melhor. Boa sorte! Abraço

      Curtir

  10. Boa noite.
    Em meu primeiro emprego formal, eu trabalhei quase 6 anos com carteira assinada como auxiliar de produção em uma fabrica de confecção. Mas depois que eu sai dessa organização, eu não consigo parar em emprego algum. O meu segundo emprego também , trabalhei 5 meses em slinha de produção de embalagens plástica, o terceiro, apenas 2 , pois eu havia pedido demissão pelo fato de eu ter passado em um concurso público, no qual eu trabalhei por quase 4 meses, mas devido ao baixo salário (eu era zeladora de escola) e pelo fato de estar prejudicando a minha saúde, pedi exoneração para tentar a sorte novamente no setor privado em busca de novas oportunidades, comecei eu janeiro a trabalhar em uma empresa renomada de lingerie, estava adorando, trabalhei por 30 dias apenas e fui demitida, uma semana após eu ser demitida, eu comecei a trabalhar em uma fundição de peças de metais para jeans, era uma empresa de pequeno porte, recentemente, venceu meu contrato de experiência de 60 dias, fui demitida mais uma vez, mesmo a proprietária gostando do meu perfil.
    No momento estou desempregada, não consegui nenhuma entrevista sequer. Possuo qualificação profissional e só coloco os empregos mais relevantes em meu currículo
    Será que essa rotatividade está prejudicando a minha empregabilidade? Eu entro na empresa com intuito de ficar muitos anos, trabalho direito, não falto e mesmo assim me demitem.
    Será que devo fazer outra carteira de trabalho? O que será que eu tenho de errado
    Me oriente, por favor, essa situação está me deixando traumatizada e sem esperança de uma nova recolocação.

    Curtir

    1. Vera, boa noite!

      Estive em viagem, desculpa a demorar em te responder.
      Realmente seu caso é delicado, pois pode transmitir algo negativo esta alta rotatividade a quem vê seu currículo.

      Acredito que tu dever pensar o seguinte: O que eu mais gosto de fazer? E no eu sou bom? Tente responder estas perguntas… Depois de respondidas, pense: Onde vou deixar meu currículo? Calma nesta hora! O país passar por um período de incertezas e pessimismo. Antes de aceitar qualquer emprego pense bem. Pergunte-se: Que tipo de empresa quero trabalhar? Qual empresa se encaixa no meu perfil? Essa pergunta é a principal.

      Depois de respondidas estas perguntas, mantenha a calma e saia a campo. Ninguém é perfeito e errar é humano, admita seus erros e demonstre sinceridade ao selecionador. Mostre que está disposta a acertar agora.

      Boa sorte!
      Abraço

      Curtir

  11. Bom dia, trabalhei em uma grande empresa por 4 anos, ficando dois anos como aprendiz e dois como estagiária. Quando iniciei em outra empresa fui “enganada” na entrevista, pois as atividades no dia a dia não correspondiam com o que foi dito. Então, eu fiquei um mês. Agora comecei em outro trabalho e não estou adaptando muito, além da empresa não ter assinado a carteira com o cargo que foi divulgado no processo seletivo. Se eu sair novamente com 1 mês de emprego ficarei com a carteira suja? O que devo falar nos futuros processos?

    Curtir

    1. Olá Amanda,
      Interessante sua trajetória de 4 anos, a experiência que adquiriu no ramo desta empresa pode ser a porta de entrada para processos seletivos futuros de empresas do mesmo setor. Sugiro procurar empresas do mesmo setor que já trabalhou. Caso mude de ramo, seja sincera. Não procure mentir sobre seus anseios futuros, tampouco sobre suas expectativas no desempenho do seu trabalho. Talvez sair desta empresa antes de assinar a carteira seja a coisa a ser feita. Isso favorecerá em suas explicações sobre o assunto posterior. Procure a reputação da empresa antes de entrar, certifique-se de que tudo sairá conforme o combinado. Boa sorte, e atente-se, pois estamos em um período conturbado, e firma-se em uma empresa é importante.

      Curtir

  12. Olá! Gostaria de realizar uma questao..
    Trabalhei em uma empresa durante 1 ano e 11 meses, infelizmente fui desligada. Logo em seguida, entrei em uma empresa diferente da area em que estava e nao me adaptei de forma alguma as politicas da empresa que até então eram desconhecidas por mim, desse modo, pedi demissão após 2 meses de empresa.

    Estou preocupada pois até agora não fui chamada para nenhuma entrevista! Isso pode ter sujado minha carteira?

    Curtir

    1. Gabriela,
      Procure trabalhar em uma empresa no mesmo setor, pois isso valerá muito para sua experiência e com certeza contará para empregos futuros. No entanto, após algum tempo, não deixe de trabalhar onde gosta. Seja confiante de que irá se reposicionar no mercado. Busque agarra-se em uma boa oportunidade e ali firma-se. Boa sorte.

      Curtir

  13. ola boa tarde eu tenho na carteira de trabalho uma assinatura de 1 anos e 6 meses como auxiliar de carga e descarga e duas de 3 meses de outros trampos q passei essas duas de 3 meses podem suja minha carteira e o q possu fazer para limpa de novo minha carteira sem precisa tirar outra

    Curtir

    1. Boa noite Alexandre, pedir outra não é uma boa alternativa para limpar o nome dos registros profissionais. O melhor é procurar agora um emprego em que possa ficar mais tempo. O ideal é procurar algo que goste. E não esqueça, na hora de procurar trabalho, o melhor é sempre a sinceridade. Reconheça erros e busco novas oportunidades, na área que sabe trabalhar ou na que gosta.

      Curtir

  14. Olá, boa tarde!
    trabalhei em uma empresa por um período de 2anos e 8 meses, fiz acordo e eles me demitiram, em seguida trabalhei em outra empresa no período de 3 meses nessa empresa (pedir as contas)pois mudei de Estado posteriormente outra empresa fiquei apenas 15 dias pois surgiu um oportunidade melhor (pedir as contas) a ultima que seria oportunidade melhor me demitiu com 45 dias prazo de experiência. Minha carteira está suja? Por favor me ajude! O que devo fazer? uma segunda vai seria ideal?

    Curtir

    1. Boa tarde Carla, a segunda carteira não é a solução definitiva para esconder a carreira passada. É possível saber do teu histórico via os mecanismos de recolhimento dos encargos sociais.
      Use sua experiência obtida no trabalho de 2 anos e 8 meses para buscar um emprego na mesma área. Reconhecer que busca recolocação e que está disposto a fazer bom trabalho vale mais do que justificar demasiadamente as experiências curtas em outros lugares. A sugestão que te dou é buscar lugar onde tu sabe trabalhar bem. Boa sorte.

      Curtir

  15. Pedi demissão de uma empresa com 15 dias no periodo experiência, passado alguns meses entrei em outra e la fiquei dois meses e meio, já havia passado na experiência da mesma que era de 60 dias, como as condições de trabalho não eram boas, pedi demissão. Isso “suja minha carteira” ? Att.

    Curtir

    1. Boa noite, se tu estas em início de carreira, isso pode ser facilmente justificado. Cuide para não jogar a culpa pela saída apenas na empresa, busque também argumentos para que possa colocar pontualmente os seus motivos pelo pedido de saída. Lembrem-se em ser sempre sincero. A verdade é o melhor caminho. E procure uma empresa em que possa ficar algum tempo e adquirir uma boa experiência. Boa sorte.

      Curtir

  16. Boa tarde
    trabalhei 2 meses em uma empresa de telemarketing, e depois sai pra trabalhar na área que sou formado, como técnico, porém a empresa é muito longe e vou começar a faculdade de engenharia, e com isso vou ter que abir mão do novo emprego com apenas um mês, isso vai me prejudicar quando for procurar outro emprego de técnico ou ate mesmo depois de formado??

    Curtir

    1. Carvalho,
      Não vejo problema se tu explicares bem esta situação. Seja sempre sincero em futuras entrevistas e busque trabalhar naquilo que gosta e que lhe traga retorno. As tuas explicações já estão boas, mas procuro ficar algum tempo no primeiro emprego que julgar ser o melhor e ser da tua área. Busque neste primeiro emprego como a verdadeira experiência para a tua carreira. Abraço e boa sorte.

      Curtir

  17. Oii, boa tarde,
    trabalhei 15 dias em uma empresa mas a mesma não pediu minha carteira só assinei um contrato ai decidir sair devido não ter me adaptado a carga horaria, mas depois q sair a empresa estar solicitando que eu entregue a carteira (para me admitir e em seguida dar baixa) mas desta forma minha carteira ficara suja? não quero entregar mas estou com medo deste contrato q assinei me prejudicar. o que faço? me ajude por favor.Obrigado!

    Curtir

    1. Boa noite Gabriela, é bem provável que a empresa esteja tentando evitar um passivo trabalhista. No entanto, converse com eles e tente encontrar uma solução adequada e sem prejudicar a empresa e a sua trajetória. Talvez, por este pouco período de tempo, nem compense a marcação na carteira. Apesar disto estar fora do correto.
      Tente conversar, é o melhor. Abraço, boa sorte.

      Curtir

  18. Boa noite.
    passei pela experiencia de três meses em uma empresa. Más pedi demissão 20 dias depois de assinarem minha carteira. Pedi demissão pelo salario que com descontos ficaram 688 reais . e não consegui ajudar em casa e pagar meus estudos . Realizei uma entrevista onde isso não foi um problema . Nesta quarta feira termino de me desligar da empresa . Para começar a trabalhar em outra . Como foi o meu primeiro emprego gostaria de saber , vai sujar minha carteira? .. ainda não assinei os papeis de demissão.

    Curtir

    1. Boa noite Thaís. Parece que seus motivos ficam bem esclarecidos em sua explicação. Acredito que se isso for bem colocado não irá sujar sua carteira. A sinceridade é sempre muito bom, assim, procure sempre contar esta verdade.
      Boa sorte em seu novo emprego. Abraço

      Curtir

  19. Boa noite, tenho 19 anos a 3 anos a traz trabalhei no bobs passei quase 3 meses trabalhando sai pq ficava muito longe de onde eu morava, depois fui o um q ficava perto de casa, passei uma semana i abandonei o emprego porque minha tia faleceu tive q voltar p cidade onde eu morava, agora fiz outra carteira de trabalho, quando for trabalhar em outro lugar vai mostrar q já trabalhei nô bobs? me responde por favor!!!

    Curtir

  20. Boa Note,gostaria de saber se trabalhar somente no período de experiência suja a carteira e se trabalhar por exemplo 1 ano na mesma empresa suja a carteira.Obrigada

    Curtir

    1. Boa noite Ingrid,
      Com certeza trabalhar um ano em uma empresa irá repercutir melhor para sua carreira do que apenas 3 meses. Porém, isso não é uma verdade absoluta, pois dependerá sempre dos motivos pelos quais saiu em ambos os casos. Se bem explicado, não haverá problemas. Se conseguir um trabalho que concilie boa remuneração com o que gosta de fazer, aproveita a oportunidade! Procure sempre dizer a verdade nas seleções. Boa sorte. Abraço

      Curtir

  21. Meu ultimo registro em carteira ė de Coordenafora de RH , estou desempregada a 2 anos 10 meses nao estou conseguindo arrumar emprego na area . Arrumei de atendente em um quiosque de lanches . Como trabalhei durante esse periodo de desemprego com doces, salgados Bolos e kit festas isso pode me ajudar ou vai acabar com a carteira profissional ??
    me ajude por favor estou em panico.Ja me aconselgaram ate tirar outra carteira isso seria indicado ?

    Curtir

    1. Sandra, o momento no Brasil é complicado. Sendo assim, é totalmente entendível que se busque formas empreendedoras de ganhar dinheiro. Trabalho com doces é tão gratificante quanto seu cargo anterior. Em futuras entrevistas, coloque esta sua experiência como um diferencial: aprendizado no atendimento, gestão financeira, gestão de pessoas… etc. Não faça outra carteira, pois em uma pesquisa simples no FGTS é possível saber suas outras passagens.
      Boa sorte!

      Curtir

  22. Olá meu nome é Gabriela

    Trabalhei em um emprego onde me falaram inicialmente que eu iria ser recepcionista e virei ajudante geral …. Era em uma empresa de carro (MEU 1 EMPREGO REGISTRADA)
    Esse não foi o problema
    No serviço o chefe era muito ignorante, se eu perguntava pela 2 vez ele não gostava, para ajudar ele falava rápido e eu não entendo muito de carro(e ele sabia disso) …. Ele era mal educado ate com os clientes
    Um dia um cliente foi fala com ele, a respeito de um vidro, ele perguntou se tinha desconto ja que ele iria arrumar 2 vidros do carro dele . Ele disse que não tem desconto, então o cliente disse só vou fazer um aqui o outro vou fazer em outra loja
    ele ficou nervoso e disse um monte e não queria fazer o serviço no carro do cliente falou que ele era muito folgado.. o cliente ficou sem entender falou comigo super educado e ate pediu desculpas

    Então pedi para sair, pois ele é ignorante com todos, só que ele já tinha me registrado e eu não fiquei nem 1 mês la

    queria saber se isso vai suja minha carteira e se eu vou ter problemas futuros?

    Curtir

    1. Boa tarde Gabriela, o melhor é sempre a verdade. Entendo o seu caso, isso é muito ruim quando acontece. Porém, não desanime, em próximas seleções mostre-se empenhada para buscar o primeiro emprego de verdade. Procure fazer algo que gosto e que já tenha algum conhecimento. Assim, não se sentirá tão fora d´agua. É uma sugestão para ter maior aceitação e adaptabilidade no primeiro emprego. Com isso, sua permanência poderá ser maior no emprego. No momento de hoje, segure uma boa oportunidade, pois, os empregos poderão ficar escassos. Boa sorte.

      Curtir

  23. Ola…se uma pessoa e demitida por justa causa mas na carteira dela esta carimbada com data de demissão e assinada pelo contador, teria como a empresa nova que ira contratar saber da demissão so pela carteira, ou pra ela saber teria q contatar a empresa q demitiu?

    Curtir

    1. Olá Daniel, pela simples anotação na Carteira não é possível. Além disso, a empresa anotar o tipo de desligamento na Carteira pode ser um passivo trabalhista. No entanto, quem quiser, pode saber o motivo do desligamento. Boa sorte.

      Curtir

  24. Boa tarde Sr Junior

    Meu nome é Carlos Araújo tenho 39 anos sou motorista de caminhão, estou muito apreensivo,fui demitido com 02 meses ainda em experiencia, motivo, tive 03 acidentes sem vitimas e sem avarias nos caminhões que eu estava conduzindo, 02 não tive culpa porque um bateram na minha traseira quando estava parado no sinal vermelho e o outro baterão na minha lateral também quando estava saindo quando o sinal abril, só um tive culpa, fui guiado pelo gari para entrar em uma praça para coletar os lixos que ali tinha,e acabei caindo com a roda traseira em uma grade que quebrou e fiquei preso no buraco. por causa deses acidentes a empresa me dispensou, e já tinha pedido demissão antes dessa, que só fiquei um mês, motivo os ajudantes roubavam a caga e era descontado do motorista, preferi sair, sempre trabalhei em outras empresas ficando bastante tempo, sai numa boa, mas estas duas ultimas tive falta de sorte. Minha carteira de motorista cat. E, sem pontuação, tenho curso mopp, condução de passageiro,direção defensiva e estou fazendo o de cargas indivisiveis , pergunto ao sr, se vai ser difícil outras empresas me contratar por causa dessa situação? muito obrigado e aguardo a sua ajuda Sr Junior.

    Curtir

    1. Boa noite Carlos!
      Acredito que se as outras experiências passadas foram positivas e com boas referências não haverá problemas futuros. Sempre haja com sinceridade e conte os fatos. Não fale inverdades, pois se houver uma busca por referências elas podem ser facilmente conhecidas. Boa sorte. Abraço

      Curtir

  25. Bom dia,
    Entrei em um emprego no dia 21/09 desse ano, quem me contratou me fez muitas promessas sobre o emprego, e nada disso foi comprido. Mas estava levando por ser meu primeiro emprego, sendo também que estava trabalhando sem assinarem minha carteira e eu cobrava direto. Quando foi no dia 7/10 mudaram meu local de trabalho para muito longe sem me consultar, então no outro dia pedi demissão, pois nesse emprego faltava profissionalismo, mão de obra qualificada, como comprometimento dos demais, além de não me sentir motivado para trabalhar pois não era um desafio para mim e queria algo mais grande, pois sei da minha capacidade. Só que no dia que me demiti assinaram minha carteira e agora fiquei com poucos dias de trabalho na carteira, isso suja ela??

    Curtir

    1. Olá Joey, isso ficará registrado. Se sempre confirmares esta versão para futuros entrevistadores, poderá demonstrar que buscava um local onde pudesse realmente aproveitar suas potencialidades. Na próxima vez, busque conhecer bem a empresa e aceite um emprego em algum lugar que seja de acordo com suas expectativas. Isso irá te favorecer. Apesar das oportunidades estarem escassas, sempre haverá algum emprego que lhe agradará. Boa sorte!

      Curtir

  26. Boa tarde,Junior!

    Estou trabalhando em um empresa desde Agosto/2015,porém não estou satisfeita.Saí de uma empresa (trabalhei na mesma por 7 meses) justamente para começar a trabalhar na atual.
    Caso eu arrume outro emprego,irei “sujar” minha carteira de trabalho?Devo cumprir os 45 dias de experiência antes de pedir demissão?Me oriente por favor!!!!

    Obrigada!

    Curtir

    1. Olá Malu! Tudo bem?
      Acredito que tu devas fazer o que te deixará maior legado de aprendizado. Ou seja, se ficar nesta empresa, poderá aprender como NÃO fazer as coisas. Se optar por mudar de trabalho, poderá buscar uma oportunidade efetiva de aprender. Caso saia do atual emprego, seja sempre sincera em afirmar que optou por sair pois buscava aprender mais. Mas observe que o cenário econômico atual não possui muitas oportunidades boas abertas. Se for realmente sair, Sugiro ficar no período de experiência. Boa sorte. Abraço

      Curtir

  27. Olá!
    Há algum tempo tenho dúvidas a respeito de “carteira suja”.
    Trabalhei em alguns estabelecimentos e não passei de três meses,ou seja,não passei da experiência…
    Entrava no emprego e pedia para não me registrar com medo de não ficar ou não gostar,e sempre registravam!
    então a dúvida é a seguinte: Por não ultrapassar os três meses posso estar com a carteira de trabalho suja?
    E o que posso fazer a respeito,pois não consigo trabalho em lugar nenhum!!!
    Obrigada.

    Curtir

    1. Olá Claudia, pense em procurar trabalho em locais onde tu mais gosta. Isso mesmo, pense em alguma ocupação em que te dará prazer em trabalhar. E claro, pense em algo rentável também. Procure com calma para encontrar o verdadeiro primeiro emprego. Onde neste primeiro emprego tu irá buscar uma verdadeira experiência. Aposte em um emprego, com certeza nem tudo serão flores, assim, aproveite as coisas ruins que acontecer para aprender como “não fazer”. Boa sorte.

      Curtir

  28. Ola eu sou o paulo meu. Primeiro emprego passe 3 meses fique na experiencia o 2 fiquei 2 meses tabem era contrato de experiencia ja no 3 passei e fiquei 8 meses e meio fui demitido so que depois entrei em um que trabalhei 15 dias sem registro fui registrado 45 dias fui dispensado o que devo fazer tirar outra carteiro pois não consigo passar nem nas entrevista devido questionares meus tres registros curtos?

    Curtir

    1. Paulo,
      Quais foram os motivos destes repentinos desligamentos? Acredito que deva justificar bem nas próximas entrevistas. Se não conseguir entrevistas, busque alternativas de emprego. Sei que deverá ser duro, mas nem tudo serão flores, assim, se conseguir uma oportunidade agarre com unhas e dentes e não fique pouco tempo. Procure agências de empregos e explique sua situação e reafirme a sua vontade de trabalhar efetivamente.
      Se os registros foram feitos, mesmo com outra carteira é possível saber se foram feitos os registros do seu emprego. Essa não é uma opção, pois pode ser mal interpretado por futuros entrevistadores. Boa sorte!!

      Curtir

  29. Boa tarde,

    Fiquei 4 meses como estagiária em uma empresa, porém esta me dispensou alegando incompatibilidade do meu perfil com a empresa. Fico em dúvida se coloco esta experiência de estágio no meu CV, pois não saberia como falar da minha saída. Deixei do meu trabalho anterior por esta oportunidade, por isto acho difícil não colocar no CV. Poderia me auxiliar?

    Curtir

    1. Olá Denise,
      É importante sim colocar. É uma experiência a mais para somar. Explique bem o que aconteceu. Sempre fale a verdade. E não esqueça de enfatizar de que sempre busca crescimento. E por isso trocou de trabalho. Enfatize isso. Busque oportunidades como essa, busque uma oportunidade em que possa ficar e aprender. Selecione uma empresa boa. “Não se jogue” na primeira que aparecer, busque uma boa empresa para trabalhar. Boa sorte.

      Curtir

      1. ola boa noite fiquei um mes numa enpresa e assinaram minha carteira mais pois a experiencia de 30 dias mim dispesaram ir e a primeira vez que acontece isso comingo as minhas outras esperiencias sempre tever mais tempo com isso vai fica mais dificil

        Curtir

      2. Olá Marcia, fique tranquila, se tens experiências com mais tempo de emprego não se preocupe! Explique a situação, e sempre fale a verdade. Busque oportunidades que poderá evoluir e gostar do trabalho. Não agarre a primeira que aparecer, procure uma que seja “a sua oportunidade”. Boa sorte.

        Curtir

    2. Boa noite, estava trabalhando em uma empresa e recebi proposta pra entrar em outra, inclusive informei que estaria pedindo demissao.pedi demissão e iniciei o novo trabalho, mas, com 30 dias corridos eles me demitiram. Existe algum argumento em que eu possa entrar na justiça?

      Curtir

      1. Walter, a reclamatória trabalhista sempre tem margens para diversas interpretações. No entanto, neste seu caso, não vejo, com a descrição que realizou, possibilidades de ganhos judiciais. Pense bem, um processo judicial é sempre desgastante. Boa sorte.

        Curtir

      2. Boa tarde Walter, acredito que pelas explicações que forneceu não haja muito embasamento para reclamatória judicial. Porém, sempre há possibilidade. Um processo judicial é sempre muito oneroso, pense nisso. Boa sorte.

        Curtir

  30. Boa tarde.

    Na minha carreira de trabalho eu tenho, 1 Ano e 8 meses como auxiliar administrativo, depois eu fui demitido, entrei em outra empresa e fiquei 3 meses e fui mandado embora e na ultima fiquei 6 meses, todos como Auxiliar Administrativo e fui demitido sem justa causa, mas durante esses períodos percebi que o ramo administrativo não é o que eu gosto de trabalhar, no decorrer do tempo percebi que gosto da área de T.I, fiz cursos profissionalizantes e cursos técnicos na área de T.I. E agora que estou desempregado, eu coloquei em meu currículo que eu quero trabalhar como T.I.

    Minha pergunta é:

    Devido a minha carteira esta “suja”, isso dificulta eu conseguir emprego na area de T.I?

    Obs: tenho 20 anos

    Desde muito obrigado

    Curtir

    1. Bom dia Vinicius, se tu conseguires explicar bem esta situação ao futuro empregador, acredito que não terá sujado sua CLT, uma vez que percebeu que estava no lugar errado. Isso é muito valorizado pelo mercado de trabalho, pois teve coragem de mudar e de admitir isso. Isso é muito valorizado. Explique muito bem isso, pois, acredito, que poderá fazer do morcego um beija-flor. Ou seja, fará das mudanças repentinas de trabalho como a busca pela boa oportunidade. Boa sorte!

      Curtir

  31. Olá! Estou há um mês em um programa de jovem aprendiz, estava tudo bem até ele realizarem o primeiro pagamento. Além de adiarem o dia (o que é normal para mim) eles fazem um certo desdém em relação ao pagamento por sermos jovens. Tenho 19 anos e aceitei esse emprego por quê onde moro está muito ruim minha área de trabalho. Quando saiu o meu estrato vi que era descontado quase 60 reais e o único benefício que tenho é a passagem que no contrato havia dizendo que eram 4% do que ganho. Recebi uma proposta de emprego para ganhar melhor, pois preciso também me dedicar e suprir as necessidades financeiras dos meus estudos. Gostaria muito de mudar de emprego, mas estou apenas há um mês e já assinaram minha carteira. Você acha que eu me sujaria nos próximos empregos? Obrigada.

    Curtir

    1. Júlia, bom dia.
      Como tu é nova e é o teu primeiro emprego, sugiro que procure uma oportunidade em algum lugar que possa realmente aprender, ganhar e crescer. Não abrace a primeira oportunidade que apare. Não irá encontrar o lugar prefeito, mas um melhor mais propício.
      Não diga mentiras, fale sempre a verdade.
      Boa sorte!

      Curtir

  32. ola caro amigo junior de mello eu gostaria de fazer umas perguntinhas sobre trabalho pode se,
    ja vai a primeira pergunta eu trabalei 6 meses como operado de caixa e esse foi o meu primeiro emprego com 6 meses eu pedir demissao sera que acontecer alguma coisa na carteira de trabalho ou nao e ate porque eu tentei arrumar outro trabalhor mais nao consigo boto curriculo em varias empresas mais nao vejo resutado nao me chamo pra trabalhar isso e porque a minha carteira esta suja ou nao e ate se eu tive trabalhando em um outro emprego eu vou pode pedir demissao de um e ir pro outro ou nao tem que espera um pouco ou nao na mesma semana isso acontecer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ”” e a sergunda pergunta sera que pode trabalhar em duas empresas com a carteira assinada ao mesmo tempo voce trabalhar em um no periodo da manha e no outro voce trabalhar no periodo da noite ou nao pode

    e aquele cartao que voce receber o seu salario eles cancela ou nao so se voce quiser ou voce pode ta continuando usa mesmo trabalhando mesmo nao trabalhando se no caso o cartao for conta corrente ele continua funcionando ou nao??????????????
    se ele for conta salario eles cancelão ou nao

    um forte abraço amigão obrigado ficar com deus

    bom dia

    Curtir

    1. Bom dia Caio,
      Não há problemas em ter dois empregos com carteira assinada.

      A conta do banco não tem ligação com o desligamento da empresa. Eu mesmo, tinha uma conta registro em um banco apenas para receber o salário e após 1 ano voltei ao banco que recebia para ativar uma conta corrente. A não ser que empresa feche a sua conta, mas isso é meio improvável de acontecer.

      Quanto as suas experiências de pouco tempo, sugiro que foque na busque uma oportunidade em algum lugar que possa ficar um bom tempo para adquirir boa experiência. Tempo de serviço conta bastante, mas não é tudo. Por isso, sempre fale a verdade. Procure fazer algum curso de capacitação, geralmente nestes lugares aparecem oportunidade de trabalho.

      Abraço e boa sorte

      Curtir

  33. Boa Tarde Junior,
    Meu nome é Aline, sou formada em Administração de Empresas, tenho curso de inglês intermediário e tenho 2 estágios em diferentes empresas com mais ou menos um ano de duração cada.
    Depois que terminei a faculdade, eu trabalhei em uma empresa (meu primeiro emprego) ao qual o trabalho era sob pressão e tinha que ter disponibilidade para fazer muitas horas extra dia de semana. Eu “batalhei” até onde pude, mas acabei sendo desligada pela empresa com 5 meses.
    Depois só consegui 3 trabalhos de contrato temporário em outras 3 empresas diferentes com duração de no máximo 4 meses. E eu gostaria de saber se todo esse ocorrido acabou sujando minha carteira? Por favor pode me ajudar, porque estou participando de outros processos seletivo.
    Desde já agradeço pela atenção.

    Curtir

    1. Bom dia Aline, tudo bem? Desculpe a demora, estive em viagem a trabalho.
      Pela sua formação e experiência, acredito que com calma poderás encontrar uma boa oportunidade. Faça uma seleção das empresas que gostaria de trabalhar e que se encaixe no seu perfil. Após escolher uma empresa que tenha uma cultura que seja parecida contigo, mergulhe nela e aproveite o máximo possível. Nem tudo são rosas, muitas vezes aguentar pressão é necessário para o processo de aprendizado e crescimento profissional.
      Boa sorte e boa seleção. Envie os resultados para o blog.

      Curtir

  34. Olá, minha carteira tem alguns registros curtos, meu primeiro emprego nao passou dos trinta dias, devido aos estudos, o segundo foi em uma loja e eu fiquei mais de um ano, porem, depois disso, tive dificuldade em outros lugares, um deles tive apenas os tres meses de experiencia, e em outro, fiquei tres meses tambem, ambos sai por nao me adaptar, porem, o ultimo eles registraram apenas dois meses.. Estou atualmente a 6 meses em meu emprego, porem, por nao ver expectativa de crescimento penso em sair, atualmente eu estou estudando um curso tecnico, onde pretendo seguir carreira, aprimorarando com faculdade, porem, totalmente distinto do meu emprego. Sinto que isso pode me atrapalhar, pois sinto minha carteira muito suja.. O que posso fazer para compensar isso?

    Curtir

    1. Olá Martins, a sugestão que eu te dou hoje é permanecer no emprego. O momento não está fácil. Há alguns segmentos com boas oportunidades, outros nem tanto. Procure, mesmo em um lugar ruim, aprender o que não fazer. Aprender o que não fazer é fundamental, pois, dificilmente se ensina o que não fazer. Pense nisso. Boa sorte.

      Curtir

  35. Olá!!!
    Comecei a trabalhar em uma loja de varejo no dia 19/11/15, como equipe extra, porém meu cargo é de operadora de caixa, cuja função não me identifiquei. tenho sofrido de dor na região lombar, devido o fato de estar muito tempo em pe. gostaria de trocar de cargo para outro, que na qual eu pudesse estar em movimento pois assim não sofro com dor.
    Meu contrato é até o dia 28/12.
    Será que posso ser demitida?
    Obs: ainda não assinei o contrato, Devido erros no documento.

    Curtir

    1. Olá Camila, pode sim ser demitida. Em relação aos registros isso dependerá da seriedade da empresa e também do seu acordo com o contratante. Procure um lugar e um cargo onde possa sentir-se bem e que possa permanecer por um bom tempo. Hoje não está fácil, então, pesquise em sua região as oportunidades que estão em alta. Aproveite para mudar e agarrar uma oportunidade que goste.
      Boa sorte.

      Curtir

  36. Boa noite, Junior.
    Acredito que minha carteira de trabalho esta suja, pois nos ultimos empregos tenho pouco tempo de registro, entrei na empresa e acabei pedindo a conta. Por receber uma proposta melhor, ou por mudança de local (bairro) de trabalho. Em menos de 2 mês, fiquei com 3 registros. Tenho experiência na area, porem fiz uma entrevista ontem pra vaga de recepcionista, que as recrutadoras me perguntaram o que a empresa deveria ter pra que eu me adaptasse a ela. Me senti mal, senti que elas me pressionaram por não ter ficado bastante tempo nos ultimos empregos. Expliquei o que realmente aconteceu. Mas não adianta, pois parece que estou sendo vista com maus olhos nessas ultimas entrevistas. E tenho me desanimado muito por isso. Tenho a impressão que a minha carreira profissional foi desmoronada, pelo ocorrido em tão pouco espaço de tempo.
    O que eu posso fazer para mudar esse quadro?

    Curtir

    1. Gabriele, Bom dia!
      O momento sugere que se busque alternativas em setores que não estão sofrendo, ou que ainda estão contratando. Procurar agências de emprego e solicitar recolocação profissional pode ser uma alternativa para uma colocação. Além disso, esta também é a hora de cobrar favores e pedir ajuda a quem possa te conseguir um emprego. Não desista. Sempre haja com sinceridade e nunca minta sobre suas experiências anteriores. Boa sorte!

      Curtir

  37. boa noite
    tenho 33 anos

    tenho uma pergunta
    trabalhei durante 10 anos como técnico em eletrônica com um salario por volta de 1500.mas agora esta difícil de conseguir emprego,o que consegui foi o de telemarketing estou com medo de sujar minha carteira o que devo fazer?

    Curtir

    1. Olá Maria, sugiro procurar algo que seja relacionado com o que sabe fazer! Talvez não na mesma função, mas em alguma vaga em que possa utilizar dos seus conhecimentos. Com as pessoas com o orçamento apertado, o conserto e o reuso estão em voga. Se procurar e não conseguir, mude de ramo, mas se mudar de ramo aproveite esta mudança para fazer carreira. Boa sorte.

      Curtir

  38. entao queria tirar uma duvida eu trabalhei em 2011 em uma empresa de entrega folheto trabalhei 1 mes só ai sai por nao gostar do serviço , e ai esse ano trabalhei em uma empresa de istalar eletronicos fiquei 2 semanas sai por nao gostar do serviço tambem sujei minha carteira duas vezes sera que consigo arrumar algum outro trabalho , estou meio receioso , desconfiado nao procuro outro por ter vergonha oque o senhor sugere

    Curtir

    1. Boa tarde Fabio,
      Não tenha vergonha! Jamais tenha vergonha. Não gostar de algum serviço não é problema. Mas não gostar de todos pode ser sim um problema. Então procure algum trabalho em que seja do seu gosto e que sinta-se bem trabalhando. No entanto, em um momento em que as coisas estão difíceis, aproveite a primeira boa oportunidade que aparecer. Não esqueça, que se ficar pulando de galho em galho será extremamente ruim para seu futuro profissional. Assim, muitas vezes, temos que suportar problemas e engolir sapos. Boa sorte.

      Curtir

  39. Boa tarde!
    Trabalhei 7 anos numa rede de supermercados, comecei como operadora de caixa, fui promovida a fiscal, mas antes passei por vários setores: atendimento ao cliente, emissão de cartão do mercado, posto de gasolina da rede… Enfim, terminei minha jornada como fiscal. Procurei me qualificar para sair da área em que estava e fiz faculdade, mas não aconteceu. Pra tentar entrar na minha área, pedi para que me mandassem embora. Consegui, mas ao mandar vários currículos não obtive sucesso para minha área, comecei a entregar cv para outras funções. Fui contratada para ser operadora de monitoramento, porém, só terei oportunidade de tentar ir para outra área após um ano na empresa. Não estou gostando do trabalho, a pessoa que fica comigo não gosta de ensinar, é grossa e três pessoas que ficaram com ela não ficaram mais que um ano ao lado dela por causa do seu jeito de ser, a mesma não é mandada embora porque é amiga da supervisora. Estou prestes a fazer um mês lá, tenho medo de sair e ficar com a carteira suja. O que devo fazer?

    Curtir

    1. Olá Elaine, o momento não está propício a contratações. Assim, dou minha sugestão de pelo menos tentar aprender ao que não fazer! Muitas vezes aprendemos o que fazer, mas ninguém ensina o que não fazer. Assim, se o ambiente está ruim, aprenda como não fazer. Nem tudo serão rosas, mas quando for procurar novo emprego, selecione uma empresa em que tenha um bom clima e cultura. Selecione a empresa antes de ela te selecionar. E não esqueça: em futuras entrevistas sempre diga a verdade, e que sempre busca crescer! Ou seja, tente vagas melhores do que já ocupou. Boa sorte.

      Curtir

  40. Eu trabalhei no Mc Donald´s por 5 dias, na carteira consta como se fosse 20 dias. Acho que isso vem prejudicando nas entrevistas, esse foi meu primeiro emprego. Eu já sabia do horário, o que eu não sabia que eles seguravam as pessoas. O horário do serviço era de 09h ás 18h, as vezes me segurava até 19h, sendo que estudava/do no período da noite, como estava atrapalhando meus estudos eu sair. O que você acha que devo fazer? eu pensei em inventar que minha carteira foi roubada e fazer uma nova ou acha que só essa explicação do que me ocorreu me ajudará? Estou em dúvidas enquanto a isso, e se eu fizer uma nova vai ser considerada depois como se fosse o 1°emprego novamente se eu fizer uma outra carteira? Sem contar um detalhe que ela ta um pouco manchada na ponta de laranja, que tinha pegado no refeitório para chupar depois e esqueci dentro da minha mochila.

    Curtir

    1. Bom dia Ana, em primeiro lugar sempre fale a verdade. É entendível a sua justificativa para sair cedo deste emprego no Mc! Acredito que terá que demonstrar nas entrevistas que pensa em crescer sempre, e que no Mc os teus estudos estavam prejudicando seus estudos. Pense bem e na hora de falar explique sua vontade de crescer! Nem tudo serão rosas, assim em algum lugar que iniciar seu trabalho e tiver coisas ruins ocorrendo, pense que poderá aprender como não fazer! Aprender o que não fazer é importante também. Não esqueça, fale a verdade e pense sempre no crescimento. E na hora de escolher uma empresa, pense em uma que possa ser boa para ti, para teu futuro e teus estudos. Pense nisto: selecione a empresa! Boa sorte

      Curtir

  41. Olá! tenho 35 anos, bacharel e direito, trabalhei por 15 anos e meio em uma grande e conhecida empresa nacional e fui demitida pois reestruturaram o setor onde trabalhava e era coordenadora do setor. Um mês depois fui chama a trabalhar na concorrente e não me adaptei com a política da empresa fiquei 3 meses. Apos ficar um bom tempo procurando algo que me enquadrasse ao nível anterior fiquei 4 meses para e desesperada arrumei um emprego de recepcionista algo que até então nunca havia feito (sempre trabalhei na área interna administrativa) quando fiz 3 meses neste emprego recebi uma proposta em outra cidade para trabalhar na mesma empresa que havia trabalhado por 15 anos e meio pedi demissão do cargo de recepcionista e fui enfrentar o desafio de voltar ao mesmo cargo de coordenadora em uma empresa que conhecia bem, morei em outra cidade para trabalhar por 7 meses mas me casei e tive que voltar para minha cidade origem, desempregada de novo logo arrumei emprego em uma empresa familiar de auxiliar de escritório, onde fiquei por um ano e como a gerente não ia com a minha cara por ser a unica na empresa por ter curso superior me mandou embora sem motivos, 6 meses depois arrumei um novo emprego melhor q o anterior em uma empresa maior como analista administrativo responsável pela parte administrativa e caixa. Porem com a crise mandaram varias pessoas embora e me passaram mais uma função e tiraram um bônus mensal que tinha. Estou sobrecarregada e com acumulo de função, estou a na empresa por 1 ano e 1 mês insatisfeita, estressada e com muita vontade ser demitida.. Gostaria de saber se esta trajetória pode se dizer que minha carteira está suja ou pode ficar se sair de mais uma empresa. grata.

    Curtir

    1. Boa tarde Ana, esta trajetória é de alguém que quer vencer na vida! É de alguém que quer sempre mudar e sempre melhorar. Tente ver isso com otimismo. Tente ver isso com bons olhos. Não digo que tenha uma carreira manchada, mas uma carreira experiente!
      Como teu último emprego foi de 1 ano e 1 mês, e teve 15 anos de experiência fixa em uma empresa, mostra que sabe se portar e sabe desempenhar muito bem tua função. Isso deve ser colocado sempre nas tuas próximas entrevistas. E que este período de mudanças foi até encontrar uma empresa que tenha uma cultura em que tu se adapte. Em um momento conturbado, sugiro não abraçar qualquer emprego, pois a volatilidade é muito grande.
      Boa sorte!

      Curtir

  42. Ola meu nome é Thamiris, fiquei em fase de treinamento por 6 dias, e hoje dia 13/01 entrei na empresa para começar a atuar, só que percebi que não é pra mim, o horário é ruim, e eu não vi vantagem, sabe quando você chega em um lugar e não se sente bem então hoje aconteceu comigo, e parece que ja estou registrada. o que devo fazer, como deve lidar com isso, me ajude por favor, estou muito nervosa, obg.

    Curtir

    1. Olá Thamiris,
      Infelizmente o país tem passado por um momento de incertezas! Procure outra oportunidade e outra empresa que tenha a cultura e as especificações do teu perfil. Nem tudo são rosas, por isso, aprenda ao menos, em algum lugar que não goste, o que não se deve fazer! Aproveite esse momento para aperfeiçoar o seu currículo e buscar oportunidades melhores. Boa sorte.

      Curtir

  43. Olá Junior, vou te contar o meu caso.

    Comecei a trabalhar assim que completei 18 anos e terminei meus estudos e meu técnico (edificações), eu estava em uma empresa muito boa mas me mudei para o RJ. Depois que cheguei aqui meu primeiro emprego no estado foi numa empresa de Telemarketing, como o salário era muitíssimo baixo e eu tinha que pagar meu aluguel e o dinheiro estava quase que indo todo pro aluguel depois de 2 meses resolvi procurar outro emprego que me trouxesse um salário dentro de minhas exigências. Ingressei em uma loja de sapatos como caixa, estava trabalhando lá tranquilamente mas por ser loja de bairro eles não tinham muito controle com horário e exigiam que a gente chegasse mais cedo e saísse horas mais tarde, sendo que era num local perigoso. Mediante a isso depois de 5 meses resolvi procurar outro emprego ainda trabalhando lá. Meu noivo tinha um conhecido que o pai tem uma empresa e estava precisando contratar pessoas para ser Representante de Vendas de lentes de contato (ir até consultórios apresentar os produtos). Como a oportunidade era um salto na minha carreira que se resumiu a Telemarketing e caixa, resolvi agarrar com unhas e dentes. Saí da sapataria e resolvi dar esse salto na vida, mas o que ocorreu? a empresa estava entrando em falencia, e por conta disso eu e mais 2 funcionárias fomos demitidas sem mesmo terem assinado nossa carteira (o que de qualquer forma sujou minha carteira, pois se soubesse que não era pra durar não teria saido da loja de sapatos). Fiquei um tempo parada e logo procurei outro emprego, desta vez no shopping. Me arrependi depois de 3 meses pois a carga horaria era extremamente desgastante e senti que eu tinha reclinado nos meus objetivos de crescimento. Cá estou eu me questionando, depois disso tudo, qual a solução? Minha carteira é considerada suja? Se sim, há alguma maneira de eu reverter essa situação?

    Obrigada desde já, att Marcella

    Curtir

    1. Marcella, esta tura trajetória é uma trajetória de vencedora! Apesar de não ter ganho um título, quem for avaliar seu currículo e quem for falar contigo provavelmente verá que és uma pessoa de garra. O tens que fazer é nunca mentir sobre teu passado, e sempre coloque ele com proposição de quem quer crescer e vencer. Não tenha vergonha do passado! Uma pessoa que é valente corre sempre na frente dos problemas. Assim, busque um trabalho em uma empresa que tenha uma cultura parecida com a tua. Ou seja, busque uma empresa que seja a tua cara. Busque uma empresa que tu use aquilo que sabe. Por exemplo, se é boa de matemática, busque outra oportunidade como caixa (por exemplo). E também busque um trabalho que pague um valor necessário para ti se desenvolver. Sugiro que busque uma empresa em que a crise não tenha atingido, ou um setor que esteja crescendo.
      Pensando assim, em algum momento terá trabalho.
      Boa sorte.

      Curtir

  44. Olá Junior preciso muito da sua ajuda e conselho, pois sinceramente estou perdida, tenho 24 anos e curso a faculdade de Engenharia Civil, minha primeira experiência foi como vendedora permaneci por 8 meses, sai desta empresa pois consegui uma oportunidade como Recepcionista fiquei nesta por 10 meses, e fui mandada embora, pois a empresa perdeu o contrato e o único posto que havia vagas era em outro município de São Paulo, então consegui outro como Recepcionista e fiquei lá por 2 anos, como é uma empresa pública, houve o termino de contrato sai de lá em 09/2014, esse período que fiquei desempregada me dediquei totalmente aos estudos e procurei muito por estágios, mas não consegui. Então consegui um emprego como Operadora de teleatendimento, vai fazer 15 dias que assinaram minha carteira, porém na seleção informaram um salario, e quando assinaram a carteira vi que era outro, até ai tudo bem pois queria a vaga mesmo assim, na seleção também informaram o serviço que iriamos estar fazendo, aceitei aquelas condições que me disseram, entretanto agora que estou na operação vejo que omitiram muitas informações a respeito do serviço prestado e que há muito abuso moral da parte dos supervisores, como xingamentos, ameaças e ofensas diária, não estou me sentindo bem num ambiente de trabalho desses, estou muito deprimida e angustiada, por que há mais de 2 anos sai de uma empresa que fiquei 1 semana pelos mesmos motivos abuso moral. O que faço? por favor me ajude!!!

    Curtir

    1. Michele, talvez o teu caso esteja ficando crítico nesta empresa mesmo! Acredito que para tudo há limites. Veja bem, em uma empresa gananciosa e mal administrada é normal os funcionários viverem engolindo sapos, porém, chega um ponto em que o sapo não passa mais pela boca, e a partir dai é sinal que o ambiente de trabalho já não é mais favorável. És nova e cursa uma boa faculdade, sugiro procurar alguma coisa na tua área: qualquer coisa que esteja relacionado a construção civil, engenharia, projetos, obras, etc. Utilize-se da tua experiência em outros trabalhos como referência de quem deseja iniciar por baixo e obter sucesso na vida. Lembre-se que a carreira de engenheira civil é promissora (apesar de vivermos uma crise nacional nesta área). Lembre-se de selecionar a empresa em que irá trabalhar, busque referências. Converse com alguns funcionários antes de entrar para que não cometa o mesmo erro. Busque melhores oportunidades e atenha a estes detalhes para encontrar um bom trabalho. Não perca as esperanças mais, mas quem vive de esperança morre desesperado!!! Boa sorte.

      Curtir

  45. Boa Noite Junior,
    Alguns meses atrás comentei no site que estava preocupada em arrumar um emprego. Em dezembro de 2015 eu consegui um emprego efetivo e estou sob contrato de experiência. A vaga solicitava conhecimento em análise de contratos, faculdade, inglês e excel (na entrevista fui bem na prova de inglês e de excel básico). Mas estou com medo de perder o emprego ou da gestora querer reduzir meu salario, pois não sei traduzir alguns documentos e ela falou comigo sobre isso. Ela disse que o salário é para quem tem uma habilidade a mais que os outros e os outros dois garotos que recebe o mesmo salario que eu só tem um ótimo excel. Por favor pode me orientar? Desde já agradeço

    Curtir

    1. Boa tarde Aline, bom tê-la de volta! Lembro do seu outro comentário, estava procurando trabalho e agora encontrou. Isso é muito importante.
      A este seu novo questionamento, faço algumas perguntas: a empresa é boa de trabalhar? as pessoas gostam de ti? tu gosta da empresa? ela paga bem pelo o que faz? se as respostas forem sim, vamos adiante.
      Sim: Teus colegas são bons de Excel tanto quanto tu? o teu chefe, se for despedir alguém, pode optar por demitir quem sabe apenas uma função ou (como são em três pelo o que entendi) pode demitir aquele que sabe as duas coisas e ficar com um especialista em cada conhecimento. A essa hipótese somente conversando com tua gestora para entender.
      Sugiro que busque qualificação e aprenda a tradução destes documentos que tem dificuldade. Procure em fóruns pela internet, faça contatos. Não morra na praia. Há cursos bons de inglês online, faça em horas de folga e busque esta especialização no idioma.

      Se a tua respostas as perguntas lá de cima forem Não, sugiro repensar e dar uma oportunidade em se dedicar para ficar um tempo mais nessa empresa. Do contrário, antes de sair comece a sondar novas possibilidades em novos locais de trabalho. Pense bem, o momento não está fácil no mercado de trabalho.
      Boa sorte!!

      Curtir

      1. Olá Junior, muito obrigado pela atenção. Todas as respostas são sim e hoje implantei algo novo no excel para otimizar o tempo com as planilhas e mostrar que tenho outras habilidades fora a do inglês. Estou chegando um pouco mais cedo no trabalho para tentar traduzir alguns, assim posso olhá-los com calma e mais tempo. Estou me esforçando porque eu quero muito esse emprego. Muito obrigado e que Deus te abençoe em dobro.

        Curtir

  46. Olá Junior, trabalhei em uma empresa durante 1 ano, sendo q por 6 meses foi sem carteira assinada, e os outros 6 meses foi assinada. Pedi demissão pois a empresa estava em uma crise financeira e não estava dando conta de pagar o salário do mês não só meu como de outros funcionários em dia, e além disso não pagavam as horas extras. Diante toda essa situação minha carteira suja pelo tempo?

    Curtir

    1. Olá Gabriane, essa situação que você vivenciou é muito comum atualmente. Sugiro que sempre diga a verdade em futuras seleções. Isso deve ser muito entendido por futuros selecionadores, haja vista que muitos estão com problemas em reter empregados.
      Sugiro que mantenha a calma e não se preocupe se sua trajetória profissional está manchada. Preocupe-se em mostrar a verdade, e também em buscar melhor qualificação e faça uma seleção da empresa antes de ingressar nela. Assim, terá que buscar uma empresa sólida e que tenha a cultura parecida com o teu jeito de ser. Boa sorte.

      Curtir

  47. ola junior mello eu gostaria de saber se o nome sujo tem alguma coisa ave com a carteira do trabalho suja ou nao tem nada ave ar e outra eu gostaria de saber porque eu nao estou conseguindo arrumar trabalho ou e por causa da crise sera ou e porque o meu nome esta sujo porque no ano passado eu trabalhei foi 7 meses em uma empresa como o salario era pouco e nao tava dando pra mim viver eu resolvi pedir demissão e ate foi de carteira assinada e depois eu fui atraz de emprego e eu estou ate hoje e estou ate desempregado

    Curtir

    1. Olá Caio, o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito não esta no assunto deste post. No entanto, muitas empresas pesquisam o histórico creditício dos candidatos para seleções. Apesar de isso não ser correto, a prática é comum.
      O post está relacionado a ter vários empregos em um curto espaço de tempo. Como em teu relato, sugiro que uma recolocação no mercado de trabalho fazendo o que mais gosta de fazer e o que mais sabe fazer. O fato de ter ficado apenas 7 meses pode ser superado com uma boa explicação da situação que vivia. Falar sempre a verdade é importante. Pense nisto. Boa sorte.

      Curtir

  48. trabalhei 45 dias ano passado de julho até agosto a empresa dispensou porque a área era elétrica eles mandaram embora os ajudantes dos eletricistas porque estavam no término. será que suja a carteira? vou procurar essa semana eu fiquei parado estava fazendo uns cursos porque quero me adaptar em uma área melhor o que faço?

    Curtir

    1. Olá Lucas, interessante atitude. Aproveite para especializar-se e buscar melhor conhecimento. Acredito que se explicares bem esta situação de que a empresa tinha contrato para serviço temporário parece que é entendível. No entanto, procure um emprego que possa aprender e permanecer um bom tempo, o tempo que julgar necessário.
      Escolha a empresa antes de entrar nela.
      Boa sorte

      Curtir

  49. Eu tenho 18 anos de idade e ano passado trabalhei como aprendiz para uma loja, fiquei na loja por sete meses e pedi demissão pois ganhava muito pouco. No começo desse ano eu comecei a trabalhar em uma grande empresa como telemarketing mas não estou me adaptando e percebi que esta prejudicando muito meus estudos então pretendo pedir demissão ao final do prazo de experiencia de 45 dias. A empresa pode sujar minha carteira por eu pedir demissão ao término do contrato de experiencia? Permaneci pouco tempo nos dois primeiros empregos e isso será prejudicial pra mim?

    Curtir

    1. Olá Ana, é importante que escolha um trabalho que possa permanecer e obter experiência. Quando somos jovens muitas vezes nos precipitamos em nossas decisões. Muitas empresas preferem pessoas que tenham experiência, no entanto, se elas não derem oportunidade ninguém irá conseguir a tal da experiência. Portanto, sugiro que procure um trabalho que goste em primeiro lugar. Assim, a chance de aprendizado é bem maior! Depois, descartada esta possibilidade, procure um trabalho que alie um bom pagamento e seja um serviço que lhe traga prazer. O início não é fácil! É importante ter em mente que nem tudo são flores, assim, o importante será aguentar em um emprego até o ponto que tenha experiência – principalmente procure aprender em um local que não gosta o que não se deve fazer. Como estuda, sugiro que neste momento pense nos estudos, isso é justificável e entendível em uma entrevista de emprego. Pois, estudo ninguém mais te tira o conhecimento. Boa sorte.

      Curtir

  50. Ola,
    Trabalhei em uma empresa por um ano sem ser registrado,e depois de um ano me registraram,vai fazer um mês se eu sair irei sujar minha carteira?
    Ou fico por mais uns meses qual a melhor opção?

    Curtir

    1. Olá Luiz, um ano é um período bom! Se tens outra oportunidade, sugiro então que aproveite. Do contrário, pense bem, pois o momento não está bom para o mercado de trabalho em geral. Tenha uma segurança na mudança! Abraço e boa sorte.

      Curtir

  51. Olá júnior tudo bem .escrevo pois estou com uma dúvida em 2009 trabalhei num supermercado como repositor , fiquei lá por 1 ano e 8 meses aí pedi demissao e fui trabalhar como cobrador de onibus porém fiquei apenas 7 dias e pedi demissao novamente , e passados 15 dias voltei pro mesmo supermercado só que agora como conferente função de liderança fiquei 4 anos lá até que o gerente me demitiu . Agora estou pensando em voltar pra empresa de onibus . Como cobrador . A minha dúvida é esses 7 dias que fiquei como cobrador pode me atrapalhar .

    Curtir

    1. Olá Roberto, realmente pode ser um empecilho! Tudo dependerá o motivo pelo qual pediu demissão e como foi o teu desligamento na época. Se a empresa de ônibus tem uma boa cultura e se tu for um profissional com capacidade de crescer na empresa, não vejo problemas com a recolação. Porém, isso somente dependerá de como conduzir. Talvez reconhecer o erro de sair do passado possa ser um viés. Além disso, se gosta, procure outra rede de supermercado. A tua experiência é facilitadora para conseguir um emprego em supermercado.
      Mostre na empresa de ônibus a vontade de crescer e trabalhar em uma experiência nova. Depois nos conte aqui as novidades. Abraço e boa sorte.

      Curtir

  52. Olá Junior, tudo bom ?…

    Tenho duas peguntas:
    1) Há um tempo atrás trabalhei registrado em duas empresas paralelamente em horários diferenciados, sendo uma em horário comercial 08h as 18h (Empresa de informática para transporte, na qual trabalho até hoje), e a outra das 19h as 22h (Metalurgia, na qual trabalhei por três meses). Minha pegunta: Esta empresa de metalurgia na qual trabalhei por três meses sujou minha carteira ?

    2) Minha Empresa na qual trabalho por 3 anos foi adquirida por outra e agora fomos obrigados a assinar contrato com esta nova empresa, tendo que começar do zero e perdendo todos esses anos da minha carteira com a empresa antiga. Minha pergunta: Isto prejudica minha carteira visto que quando eu completar três anos nesta nova empresa poderia estar completando na seis anos na outra?….ou posso olhar por um lado positivo, visto que a nova empresa é bem mais renomada e conhecida em âmbito nacional?

    Curtir

    1. Olá Gilberto,

      Acredito que a Metalúrgica não atrapalhe teu futuro pois é perceptível que este emprego era um “plus”, era um adicional para ti. Haja vista que entendo que a informática seja teu emprego principal.
      A segunda situação é perfeitamente entendível, pois é uma prática comum de ser percebida nas empresas. Não vejo problemas, e caso alguém te solicite informações do assunto isso é muito fácil de explicar e de entender.

      Boa sorte.

      Curtir

  53. Boa noite, estou com mais uma dúvida a respeito do ” sujar a carteira”, eu pedi demissão da empresa onde eu trabalhava, estava no período de experiência e será que isso vai me prejudicar na hora de assumir cargo público? Não fui demitida por justa mas minha carteira de trabalho está assinada o dia do início e o dia da demissão que dão no total de 45 dias. Na hora de assumir cargo público isso é levado em conta? Pode me prejudicar?

    Curtir

    1. Olá Ana, boa noite.
      Esse cargo público é oriundo de concurso ou é eletivo?

      Caso seja de concurso deves olha o que diz o edital (se solicita experiência anterior). Do contrário, não há problemas não.

      Se o cargo público for eletivo (ou seja, oriundo de eleição) também não há problemas legais. Morais podem haver, mas não acredito que isso possa implicar e problemas.

      Poderia nos dar mais informações a respeito deste assunto?

      Abraço

      Curtir

  54. Passei pela experiencia de uma empresa so que me mandaram trabalhar longe da minha casa eu levo mais de duas horas paranir e voltar antes eu trabalhava perto vai fazer um mes dia 11/03 isso pode sujar minha carteira se eu pediŕ demissão

    Curtir

    1. Bom dia Lilian,

      Acredito que sua situação é bem fácil de explicar para futuros entrevistadores, acredito que não suja sua carteira. Pense bem, hoje o mercado de trabalho está muito competitivo e muito difícil de conseguir emprego.

      Boa sorte

      Curtir

  55. Boa Noite Junior,

    Sou eu de novo a Aline, eu consegui traduzir os documentos da empresa e implantei tabulação de dados na planilha que depois minha supervisora disse que não ia usar mais. Estou estudando MBA em finanças e banking na FMU, mas infelizmente pós graduação não garante emprego e estou com medo de ser mandada embora por ter cometido um erro grave do qual uma cliente reclamou para minha superviosa. Estou dando o meu melhor para a empresa, sempre pergunto quando tenho dúvida, sempre pergunto se os outros funcionários precisam de ajuda, não faço só um tipo de tarefa, nunca cheguei atrasada, nunca faltei e faço certinho uma hora de almoço, mas não sei mais o que fazer para manter o emprego. Espero que eles só me mude de setor

    Curtir

    1. Olá Aline,

      Que bom que voltou!
      Percebo que é muito esforçada, isso é bom. Nunca desanime e nunca desista. Infelizmente se não tiver oportunidade nesta empresa, garanto que com esta garra poderá conseguir algum trabalho na área de finanças. Apesar do momento não ser muito favorável, há ainda algumas empresas que estão contratando – dá para procurar. Boa sorte, nos mantenha informado.

      Curtir

      1. Infelizmente com 3 meses fui desligada da empresa, mas descobri que desligaram eu e outro funcionário para contratar candidatos com salários mais baixos. E o supervisor no dia do desligamento me disse que a empresa contrata de novo após 6 meses, porém com salário mais baixo. Vou continuar fazendo a pós e procurar outro emprego apesar da carteira ter sujado!

        Curtir

      2. Boa noite Aline! Então essa é uma política da empresa! Aline, na próxima procure uma empresa que não seja assim (selecione a empresa, e não o contrário). Isso pode ser uma falta de respeito ao trabalhador. A não ser que tu goste. Mas acredito que não.
        Penso que esta situação é muito bem explicada em uma futura seleção. Boa sorte.

        Curtir

  56. olha junior , realmente ter trabalhado apenas 7 dias como cobrador ,para algumas empresas e uma barreira , porem pelo fato de ter trabalhado nessa funcao de cobrador me ajudou em outra empresa de onibus , que me contratou . e eu nao precisei fazer testes e nem treinamento para assumir a funcao .agradeco a sua atencao obrigado .

    Curtir

  57. Oi Junior, boa noite!
    Li todos os coments, e me identifiquei c/ alguns, posto q tenho muitos registros, em diversas áreas e pouco tempo em cada uma. Depois q casei e tive meu filho em 2007, todas as portas se fecharam completamente pra mim.Sinto um preconceito vindo das empresas por esse motivo.
    Há uns 3 anos consegui arrumar como vendedora de loja, mas a empresa assinou minha CTPS e na crocodilagem não me registrou no ministério do trabalho, e fiquei só 2 meses nela, pq arrumei outra loja. Com isso, mais um pra manchar a carteira.
    Como faço pra montar um currículo decente c/ tantas experiências catastróficas?
    As vezes acho q nunca mais vou arranjar um trabalho…
    Muito obrigada pela atenção
    Fernanda

    Curtir

    1. Olá Fernanda, que bom, seja bem vinda ao blog. É difícil quando a carteira tem vários registros! Pense em procurar um trabalho e explicar toda a tua situação e os ocorridos. Procure também uma empresa que goste de trabalhar, procure uma empresa em que sinta-se bem. Detalhe, nem tudo serão rosas, e por isso, agarre uma oportunidade e vá até o limite para poder ter uma experiência a fundo. Aproveite em lugares inóspitos aprender como não fazer. Isso também é muito importante.
      Faça um curso virtual, tem vários grátis, procure algum diferencial para ti. Pense no que sabe fazer bem feito, pensa no que tu te sai bem e procure algum curso virtual. Ou até mesmo procure realizar algum curso presencial. Qualifique-se e diferencie-se! Boa sorte, o que precisar estou a disposição.

      Curtir

  58. Oi Junior bom dia!!!!
    Li todos os coments, e me identifiquei c/ alguns, posto q tenho muitos registros, em diversas áreas e pouco tempo em cada uma. Depois q casei e tive meu filho em 2007, todas as portas se fecharam completamente pra mim.Sinto um preconceito vindo das empresas por esse motivo.
    Há uns 3 anos consegui arrumar como vendedora de loja, mas a empresa assinou minha CTPS e na crocodilagem não me registrou no ministério do trabalho; fiquei só 2 meses nela, pq arrumei outra loja. Com isso, mais um pra manchar a carteira.
    Como faço pra montar um currículo decente c/ tantas experiências catastróficas?
    As vezes acho q nunca mais vou arranjar um trabalho…
    Muito obrigada pela atenção
    Fernanda

    Curtir

  59. Boa tarde.
    O meu caso é o seguinte.
    Meu primeiro emprego: assim que entrei pediram minha carteira e logo em seguida assinei contrato. No dia que venceu a experiência eles me desligaram da empresa alegando que estavam em crise financeira e estariam desligando alguns funcionários. (fui ao CAT essa semana e me informaram que essa empresa esta com novo nome e seguimento!).o segundo emprego fui registrada e após 3 meses pedi pra sair pois estavam armando para os novatos serem demitidos por justa causa.entao antes de acontecer comigo eu preferi sair. Minha carteira levou um banho de café em uma agencia de empregos no centro da cidade e precisei tirar uma nova via. Agora tem uma empresa aqui proximo a minha casa que trabalha apenas mulheres, quando eu levei meu curriculum la me disseram que nao pegam quem tem pouco tempo de registro. Será que se eu nao colocar no currículo sobre essas empresas e enviar ate eles novamente eu tenho chances de pelo menos uma entrevista? Ja que faz tempo desde a ultima vez que fui ate la!! Ja estou a 1 ano sem trabalho e ta complicado arruma um!
    Desde ja agradeço pela atenção

    Curtir

    1. Olá Jessica, pode fazer, no entanto, o novo empregador pode pesquisar pelo INSS ou FGTS teus trabalhos anteriores! É uma mentira que tem perna curta.
      Sugiro demonstra interesse total em um novo trabalho, sugiro também focar em uma qualificação. A realização de vários cursos de uma mesma área pode demonstrar que tu estás interessada, mesmo sem experiência, em conseguir um bom emprego. Pense nisso, isso não será motivo para sujar tua carteira. Aproveite em fazer cursos online. E se tiver uma oportunidade, fique nela até ter um bom período de experiência. Boa sorte!!

      Curtir

  60. Olá gostaria de sabe si suja a carteira
    Si mora em uma cidade e arrumei um serviço com dos e três mes de serviço registrado e dps disso vou embora e entra em outro serviço que sera registrado também, vai suja minha carteira ?

    Curtir

    1. Olá Ana,
      Isso dependerá dos motivos pelo qual saiu de um emprego e foi para outro. Sugiro ter bons argumentos para defender tal mudança. Do contrário, pode parecer que muda de emprego toda hora. Boa sorte.

      Curtir

  61. Olá júnior… entrei em duas empresas recentemente, porem nas duas fiquei menos de uma semana no emprego. Mas minha carteira foi assinada as duas vezes. Posso não conseguir mais emprego?

    Curtir

    1. Jailma, boa noite. Vamos lá, não se preocupe tão cedo. Sugiro procurar outras oportunidades que goste de trabalho. Se ao longo do tempo sentir dificuldades em conseguir empregos, peço que faça algum curso de qualificação. Muitas vezes temos que engolir alguns sapos. É importante suportar coisas ruins no trabalho. A tolerância será tu que decidirá quando será o limite de sair. Desejo pra ti boa sorte!

      Curtir

  62. Olá, comecei trabalhar em uma empresa na qual estou a 20 dias, quando entrei disseram que passariam meu registo para o dia 1° de abril, más a empresa daqui a 2 semanas estará fechando, como é o primeiro registo e ja solicitaram meu pis, vai sujar a minha carteira? o que devo pedir para eles fazerem para mim explicar a situação nas proximas entrevistas?

    Curtir

    1. Olá Grazielly, acredito que esta situação é fácil de ser explicada em futuras seleções. A melhor forma é de procurar empresas que estejam em boas condições de empregar e se manter. Selecione a empresa antes de selecionar. Acredito também que esta tua situação não suja a trajetória profissional que irá percorrer. Boa sorte!

      Curtir

  63. Eu entrei eu uma empresa dia 05/02 e eles assinaram minha carteira dia 20/02.
    Após um mes ela me deu o contrato e a minha carteira assinada e dia 20/03 ela pagou meu vale e após três dias do ocorrido ela me mandou embora,e sujo minha carteira,era meu primeiro emprego com apenas um mês. O que eu faço, me disseram que eu posso processá-la, posso mesmo ?

    Curtir

    1. Olá Thalita, sempre há margem para discussões judiciais. No entanto, avalie se isso é positivo para sua imagem. Muitas vezes um processo judicial pode manchar ainda mais a imagem da sua carreira profissional. Sugiro procurar um trabalho que goste. Não esqueça, não haverá lugar perfeito, assim, muitas vezes é importante suportar ambientes inóspitos até o limite para poder aprender e ter um pouco de experiência. Aproveite este momento para fazer bons curso.
      Essa tua rápida experiência pode ser bem explicada em futuras entrevistas, pode ser difícil de explicar, mas tome muito cuidado na hora desta explicação, pois pode sim parecer que terá sua trajetória manchada. Por isso, na próxima empresa que for trabalhar, selecione primeiro a empresa. Boa sorte.

      Curtir

  64. Olá, entrei em uma empresa onde é proibido ir no RH, eles também proíbe qualquer funcionário de entrar na cozinha. Gostaria de saber se é normal? Estou há duas semanas e ainda não entregaram o contrato nem a carteira de trabalho. Ouvi várias relatos de funcionários que estão há quase um ano e ainda não receberam a carteirinha nem o número para usar o convênio, eles atrasaram o valor da condução, e fomos admitidos a exercer uma função, mas quando começamos a trabalhar, colocaram nós para fazer outro tipo de serviço. Mediante as essas informações, se eu pedir as contas eu sujo minha carteira? Desde já grato pela atenção.

    Curtir

    1. Boa noite Rose, situação complicada esta a tua. Nunca ouvi relatos sobre barreiras na circulação de pessoas ao RH, aliás, este é o departamento das pessoas. Acredito que se pedir para saber após um bom tempo de trabalho não haja problema. Essa situação é muito explicável, porém, seu futuro entrevistador deverá compreender. Se sua futura empresa tiver uma cultura semelhante a esta tua empresa atual, pode ser um problema! Por isso, procure uma empresa que seja parecida contigo. Outra situação: Se permanecer na tua atual empresa, procure ao menos aprender como o que não fazer. Isso é muito importante. Pense nisso!

      Curtir

  65. Olá, boa tarde!

    Sou Bacharel em Administração e possuo 23 anos, fui estagiária em minha área por dois anos, no qual sai para trabalhar em uma empresa efetiva, onde por incompatibilidade de função perdi o término do contrato de experiência no terceiro mês, após isso entrei em uma empresa onde fiquei por 10 meses trabalhando na minha área, mas por problemas de saúde desencadeados pelo local optei por sair no final do ano.
    Estou a dois dias trabalhando em uma empresa, na minha área, o local é totalmente diferente do que eu trabalhava antes, mais pequeno e menos pessoas, porém o meu brilho nos olhos não veio pois desde o inicio peguei o emprego por questões de necessidades..
    Gostaria de um “norte” do que devo fazer, sei que se sair sujo minha carteira além de que o mercado de trabalho não estar fácil, pois mesmo Bacharel demorei 3 meses para encontrar este serviço.
    O salario aqui é maior do que as últimas empresas, mas as atividades não são totalmente voltadas com a função.
    Acredito que pelas outras experiências tenho receio em tomar uma decisão ou não tomar nenhuma e ficar infeliz.
    O que você me aconselharia?

    Obrigada.

    Curtir

    1. Larissa, boa noite!
      Sua formação e sua experiência descrita são potenciais para ocupar uma boa oportunidade. Porém, sugiro neste momento em permanecer em um emprego que possa suprir suas necessidades e rentabilizar um bom ganho financeiro ao final do mês. Sugiro aproveitar este momento para realizar algum curso de aperfeiçoamento e garimpar oportunidades em empresas sólidas e que estão em segmentos que apresentam elevação nas contratações. Só troque o certo por outra oportunidade certa!
      Nem tudo são rosas, sempre haverá que engolir sapos para permanecer em algum emprego. Suporte até o limite. Assim, fique nesta empresa até que suportar para que possa ter também um bom tempo de permanecia no emprego. Isso conta no seguinte sentido: mesmo em crise ela sempre permaneceu bons períodos nos empregos.
      Qualquer coisa, pode escrever! Boa sorte.

      Curtir

  66. Olá

    tenho 21 anos e fiquei sem registro durante um ano trabalhei na empresa um ano e 6 meses , logo depois entrei em consultorio medico no qual sofro muito com meu chefe quero me demitir só que eu tenho 1 mes de registro oque eu faço ?

    Curtir

    1. Olá Leticia, o momento esta difícil, sugiro suportar até onde puder aguentar. Em todos os lugares haverão problemas que terá que suportar. Enquanto não sair, aproveite para aperfeiçoar-se em alguma área com algum curso. Se conseguir encontrar um local melhor de trabalhar, em uma empresa sólida e se valer a pena, arrisque! Boa sorte.

      Curtir

  67. Trabalhei em uma empresa apenas no período da experiencia, a moça do Rh disse que a empresa não gostaria de ficar comigo, mas não deu mais explicaçoes. Estou com medo disso me atrapalhar no mercado de trabalho. O que justificar nos proximos processos seletivos?

    Roberta

    Curtir

    1. Roberta, é uma situação difícil realmente! A melhor coisa a fazer é falar sempre a verdade. Diga sempre isso que me explicou. E no fundo, tu podes imaginar o motivo do desligamento. Caso o futuro entrevistador insistir na pergunta, dê alguma explicação plausível, pois, deixar no vago uma explicação deste tipo pode pegar mal. E por isso prepare-se para dar uma boa explicação. Os motivos podem ser: corte de gastos ou até mesmo a tua não adaptação as funções, por exemplo. Qualquer coisa pode entrar em contato. Boa sorte.

      Curtir

  68. Olá,trabalhei quatro dias de caixa operadora e não me adaptei ao cargo e pedi demissão e o gerente fez eu fazer uma declaração a próprio punho dizendo que não quero mais trabalhar nessa empressa,minha carteira de trabalho ficará suja eu rompi o contrato de 30 dias?desde já agradeço

    Curtir

    1. Boa noite Angélica, eles chegaram a assinar sua carteira? Se não chegaram, não ficará registrado. Se sim, é importante ser sincera e dizer que não se adaptou. Reconhecer um erro é o melhor passo para uma porta aberta no futuro. Boa sorte.

      Curtir

  69. Estou na empresa a 1 semana , nao me adaptei no serviço . Posso pedir transferencia de cargo ou pedir conta e a melhor forma ? Obrigado .

    Curtir

    1. Boa noite Lucas, sugiro que faça o que for melhor para teu futuro profissional. Como o momento está repleto de problemas, talvez a mudança de cargo é a melhor. Se a empresa te agrada, é melhor seguir nela. Boa sorte.

      Curtir

  70. Olá, entrei em uma empresa de telemarketing a 45 dias e nao consegui me adaptar , mt stressante pois tenho q argumentar contra situações de nervos dos clientes e ainda depois fazer vendas e esta afetando minha saúde , é apenas meu primeiro emprego , aceitei para pagar minha faculdade , se eu sair de la , suja muito a minha carteira? , me ajude por favor , obrigado

    Curtir

    1. Olá Pedro, sugiro que procure um trabalho em que possa conciliar trabalho e estudos. Pense nisso, pois esta justificativa é extremamente válida para que em futuros empregos possa ser entendido.

      Curtir

  71. Olá Junior, tudo bom! Trabalhei em uma multinacional por 11 anos, fui demitida juntos com vários colegas a emprega alegou que foi por causa da crise, e só depois de 7 meses consegui uma vaga em uma empresa, porém eles estão fazendo um teste de 30 dias eu e mais uma menina, das duas ficará somente uma, mas já na primeira semana estou vendo muita coisa errada, estou muito mal com toda a situação, pensei em pedir demissão antes do término dos 30 dias, mas preciso desses dias trabalhados para pagar meu aluguel. Eles trabalham com sistema de ” Horista ” nunca trabalhei assim. Minha pergunta é: ” Minha carteira vai ficar suja se eles me dispensarem depois de 30 dias trabalhados?” solicitei á moça que se entitula ser do RH da empresa que verifique com o contador a possibilidade de fazer um contrato temporário para que não suje minha carteira. Iniciei as atividades dia 25/04/2016 no outro dia eu já não estava motivada a continuar no emprego, estou desmotivada com o desenrolar do serviço e ambiente de trabalho, estou trabalhando com cobrança, já trabalhei com cobrança a 15 anos atras, mas na época eu gostava, era uma empresa pequena também mas trabalhava motivada.

    Curtir

    1. Adriana, essa situação é delicada. Tu tens necessidade real do dinheiro, se houve uma possibilidade de troca, surgiria a troca de local. Na real, não há perfeição em nenhum local de trabalho. Penso que nesta fase de nossa economia, o melhor modo é manter o emprego que há. Se aparecer algo novo e uma boa oportunidade aproveite. Primeiro encontre uma novidade e depois saia. Boa sorte.

      Curtir

  72. Olá. Tenho 7 registros em minha carteira em 6 anos desde o primeiro emprego. “Sujei” ela com dois empregos em que um fiquei apenas uma semana e outro por apenas um mês. De todos, só no ultimo permaneci mais que um ano e realmente adorava meu emprego. Tanto que estou a procura de novas oportunidades na mesma área. No entanto, fiz uma entrevista ontem e fui questionada do porquê ficava tão pouco nos empregos e me enrolei pra responder. A verdade é que eu era extremamente imatura e quando eu estava cansada acabava saindo. Não posso dizer isso numa entrevista e também mudei muito depois do ultimo emprego. Agora tudo que quero é me estabilizar. Como posso justificar essa situação sem me queimar na hora da entrevista?

    Curtir

    1. Olá Angela, realmente é uma situação difícil de explicar. Porém, muitas vezes, a sinceridade é a melhor forma de explicação. Penso, que tu devas colocar as mudanças sempre positivas, ou seja, a mudança de emprego era sempre para melhorar. Era para ir para uma empresa que pagava mais, tinha melhor ambiente de trabalho, era mais perto de casa, etc. Essas justificativas podem ser melhores aceitas em uma seleção, porém, use-as com sabedoria e se de fato forem verdade. Nem tudo são flores, os empregos hoje em dia estão mais escassos. Por isso, procure uma empresa em que possa aguentar a permanecia por algum tempo. Isso te dará mais maturidade e mais conhecimento. Boa sorte!

      Curtir

  73. Boa tarde Junior…

    Trabalho em uma ótima empresa porém pagam um salário baixo na minha área de atuação técnica muito defazada do mercado em outra empresa ganhava bem a mais. Tive outras propostas de trabalho com o salário satifastório o que é bom eu fazer

    Curtir

  74. Boa tarde.

    Fui contratada por uma emprega agora, e no meu currículo está o meu ultimo registro considerável que é de 2 anos e 4 meses, após esse trabalho fiz um estágio, e depois disso precisei trabalhar por motivos financeiros e entrei em uma empresa que não fiquei muito feliz por motivo de carreira e acabei sendo demitida com 14 dias, bom a minha preocupação é, eu não coloquei essa experiência de 14 dias no meu currículo e agora preciso tirar xeroz da minha última experiência profissional com registro, não mencionei a empresa de 14 dias na entrevista, isso pode me prejudicar?

    Curtir

    1. Boa noite Vanessa, interessante questão. Acredito que a empresa irá pedir boas explicações pra ti. Sugiro sempre falar a verdade, ou seja, explique para o novo empregador os verdadeiros motivos pela saída prematura. A sinceridade é sempre muito importante. Mas, coloque sempre que as mudanças e saídas são sempre com o intuito de crescer na vida e na carreira. Tente mostrar o lado positivo disso tudo. Nunca fale mal de seu antigo emprego, fale sempre de modo positivo e que as mudanças foram sempre de comum acordo com o empregador antigo. Boa sorte.

      Curtir

  75. Trabalhei por dois meses, em um emprego, mais foram resistrado quarenta e cinco dias, após esse período eles me mandaram embora, isso suja minha carteira? O que faço para que isso influêncie de forma negativa no próximo emprego?

    Curtir

    1. Rita, boa noite.
      Acredito que com estas informações que me passou não são suficientes para uma completa análise, mas acredito que tu devas explicar muito bem sobre as questões que envolveram a demissão para o futuro empregador. Não minta, a verdade é sempre um bom caminho. Nem sempre o melhor, o mas um bom caminho. Se tua carteira tem vários registros curtos assim, pode ser um problema. Boa sorte.

      Curtir

  76. Bom dia Junior!
    Trabalhei 2 anos e 4 meses em uma empresa, como o serviço estava prejudicando minha saúde eu pedi as contas. Arrumei um outro emprego em outra área em uma loja, porém não me adaptei e vi que esse o serviço não condiz com o meu perfil e faz 4 meses só que eu estou nela, como não me adaptei começaram a fazer seleções e entrevistas no horário em que estou trabalhando, já chegaram até a fazer piadinhas à respeito, estou muito constrangida e não tenho vontade nenhuma de ir mais trabalhar, não sei se peço as contas ou espero eles me derem. O que é melhor eu fazer?

    Curtir

    1. Olá Costa, acredito que pela postura de mudança e coragem que teve, penso que pode pedir para sair e procurar um trabalho melhor. Penso, que pode sim explicar esta situação em futuros empregos e que pode se sair bem nas entrevistas! Utilize-se de sua experiência anterior como base e referência para futuras entrevistas. Não se desespere, peça pra sair e saia de cabeça erguida. Procure uma oportunidade melhor e em uma empresa que seja da cultura da sua preferência. Não tenha medo. Boa sorte.

      Curtir

  77. Olá boa tarde Junior.
    Recentemente pedi demissão de uma empresa que estava apenas duas semanas, o meu marido não estava gostando do meu ambiente de trabalho, por ciúmes eu acho, me pressionou tanto que eu fiz o que ele queria e pedi demissão, e agora estou preocupada como conseguir outro emprego?, o que vou falar na entrevista? sinceramente não tenho ideia, como sair dessa?

    Curtir

    1. Olá Waldilene, é realmente uma situação embaraçosa de dimensionar! Acredito que deva procurar um trabalho que seja compatível com sua realidade e que possa sentir-se bem. Hoje está difícil conseguir emprego, por isso, o melhor é buscar trabalhar em algum local conhecido. E após entrar nesse trabalho aproveite para ficar algum para adquirir experiência. Nem tudo serão flores, por isso, engolir alguns sapos é importante para permanência.
      Em futuras entrevistas, comente que não se adaptou o trabalho por tal e tal motivo. Pense bem o que poderá dizer para não parecer este ciúme. Boa sorte.

      Curtir

  78. Boa noite. Estou em uma empresa que daqui a dois dias irei completar 3 meses. Porém tem algumas coisas na empresa que faz eu querer sair! Eles não tão pagando domingo trabalhado e nem os feriados ( adicional noturno não está vindo ). Se quando eu completar 3 meses, pedir pra sair, eu estarei sujando minha carteira?

    Curtir

    1. Bom dia RD, sugiro pensar bem antes de fazer isso. O momento não está fácil para conseguir emprego. Procure outra oportunidade, ao conseguir tu opte em trocar. É a melhor alternativa. E antes de ingressar em uma nova empresa, informe-se para saber se ela realmente paga tudo certo e se ela tem boa reputação. Faça uma seleção da empresa antes de ela te selecionar. Abraçoe boa sorte.

      Curtir

  79. Olá, trabalhei pela primeira vez em uma empresa com um contrato de experiência de 45 dias, só que a empresa me demitiu com 30 dias de contrato, disseram-me que porque precisariam reduzir os gastos devido a crise.
    Gostaria de saber se isso sujou a minha carteira?

    Curtir

    1. Olá Eduarda, esta é uma situação complicada. Porém, em futuras entrevistas deverás contar a verdade e explicar a situação do modo mais confortável possível. Sugiro procurar um trabalho que goste e que realmente tenha boas oportunidades. Cuidado para não se enrolar em futuras entrevistas sobre este caso. Seja simples, fale direto e sem enrolação. Muitas vezes, quanto mais se explica pior é. Boa sorte.

      Curtir

  80. Estou desempregado há seis meses mais ou menos, fui a um processo seletivo na área de portaria, acontece que minha carteira tem muito pouco tempo de registro nas empresas que trabalhei, mas em outra área sem ser de portaria que é o que estou buscando atualmente, a pessoa que fez a entrevista comigo do RH me disse que vai ser muito difícil eu conseguir um novo emprego com a situação da minha carteira. Então qual a solução ?? Não posso ficar desempregado, devo tirar outra carteira de trabalho ??

    Curtir

    1. Olá Fabio, uma empresa pode a fundo verificar seu histórico passado. Não vejo essa como uma solução eficaz. Sugiro procurar algum curso de qualificação sobre o que deseja trabalhar. Procure na própria internet, ou em alguma instituição profissionalizante. A qualificação é a melhora saída para furar o bloqueio que está sendo colocado pra ti. Pense em colocar nas tuas entrevistas que está querendo mudar de ramo e o porque deseja ser porteiro. Ache argumentos que te encaixam nesta função: calmo, confiável, de boa memória, educado, etc… Boa sorte.

      Curtir

  81. No meu caso eu trabalhei pouquissimos tempos nas empresas, e minha carteira está meio ruim a situação, fiz uma entrevista de emprego na área de portaria que é a área que quero atuar no momento, tenho até curso, porém o entrevistador me disse que desse jeito não vou conseguir trabalho ou será muito dificil conseguir um emprego, e estou desesperado, não sei o que fazer. Me ajudem, minha mãe me falou que devo tirar outra carteira. É uma boa ideia ??

    Curtir

  82. Oi me chamo patricia,trabalho com diarista em uma casa,eu trabalhava com 2dias nesta casa ai ele resolver me colocar mais um dia totalizando 3vezes por semana resgistrou minha carteira se passou um mes e12 dias ele alegaram n ter mais como pagar e voltei a trabalhar so 2dias novamente ,na mesma casa se derem baixa minha carteira vai ficar suja

    Curtir

    1. Bom dia Patricia, isso não é bom, mas explique isso em futuras situações. Procure uma boa empregadora, busque referencias da empregadora. Faça ao contrário, selecione onde quer trabalhar. Boa sorte.

      Curtir

  83. Olá, boa noite!

    Tenho experiência de jovem aprendiz por 2 anos em uma empresa nacional de grande porte, porém não fui efetivado na mesma, e ao sair dessa empresa tive passagens relâmpagos por outras empresas, foram 4 empresas sendo que cada uma fiquei um mês ou menos.
    A pouco tempo tirei outra carteira de trabalho e só peguei o antigo registro do jovem aprendiz, a pergunta é a seguinte: com tudo isso que aconteceu devo elaborar um currículo e colocar todas as empresas pelas quais passei, visto que isso pode me prejudicar em caso de análise do recrutador, ou devo elaborar um currículo apenas com a empresa que consta na minha nova carteira? ao enviar o currículo as empresas teria como verificar minha trajetória profissional???

    Desde já agradeço sua atenção!

    Curtir

    1. Filipe, boa tarde. As empresas, se querem e se tem isso como regra, consegue sim descobrir registros passados do empregado. Caso tu não tenha registro em carteira dos empregos antigos, dificilmente eles irão encontrar as antigas empresas.
      Sugiro colocar sim, é muito comum as pessoas mentirem em currículos e posteriormente selecionadores descobrem as mentiras e isso é muito prejudicial. Tu deves ter muitos motivos pelas saídas. Sugiro treinar bem os argumentos para estas saídas para poder enfrentar os recrutadores. Os melhores argumentos são de que tu saia para empresas melhores e que esta na busca de uma empresa em que possa fazer um bom trabalho de acordo com as tuas habilidades. A melhor forma, é tu selecionar a empresa. Boa sorte!

      Curtir

  84. Boa tarde.

    Entrei a dois dias no no emprego no horário de 16:00 as 0:00. por necessidade acabei aceitando . Só que logo nos primeiros dias tive problemas quanto ao horário , Ônibus demorando a passar e fui vitima de assalto no bairro enquanto voltava , fora que pretendo estudar pela manha e o curso que quero fazer tem somente a noite . Tentei conversar se podiam mudar para o horário da manha só que não aceitaram , isso veio me fazer pensar em não trabalhar la mais. Apesar de ja estar trabalhando ainda não assinaram minha carteira, quando fui comunicar que não queria mais trabalhar la disseram que teriam que assinar minha carteira para depois dar baixa e queria evitar isso para nao sujar a carteira. Minha pergunta é : Posso me recusar a entregar a carteira , e quais as consequências se eu fizer isso. Muito obrigado.

    Curtir

    1. Giovani, isso talvez poderá se caracterizar como abandono de emprego. É difícil, porém, compreender os efeitos desta não entrega. Já vi casos em que as pessoas simplesmente somem. Isso mesmo, não vá mais ao trabalho, mas também não cobre pelos dias trabalhados e ficam todos acertados como se nada tive acontecido. Talvez isso possa ser o melhor que tu possa fazer se não quer registrar. Em futuras seleções explique bem esta situação da incompatibilidade de horários, não entre nos detalhes sobre entrega ou não de carteira. Mas, não esconda a verdade. Boa sorte! Volte ao blog para narrar suas experiências.

      Curtir

  85. olá meu caso é o seguinte, meu primeiro registro foi de 7 meses em uma empresa de telemarketing , me mandaram embora por causa de mudança do produto para outro estado o segundo foi 3 meses em um supermercado como operadora de caixa pedi as contas por causa de humilhações sofridas nesse local,o terceiro registro foi agora dia 01/07 como operadora de caixa também ,só que vou pedir as contas pois lá as operadoras não podem sentar ,precisa pegar peso para passar as compras do cliente e faz devoluçao de mercadorias pesadas lá só vende por atacado e tudo isso não foi falado na entrevista será que vai sujar minha carteira ? preciso tirar segunda via? vou ser prejudicada em conseguir outro trabalho ?Por favor me ajude .agradeço desde já

    Curtir

    1. Bom dia Luciane, é uma situação difícil! As empresas podem sim saber teu histórico passado. Mentir não é um bom caminho. Sugiro fazer uma seleção da empresa em que quer trabalhar: ou seja, faça a escolha de onde quer trabalhar. Procure empresas que se encaixem no teu perfil, procure empresas que se parecem contigo. E abra o jogo para afirmar os motivos de seus desligamentos. É o melhor caminho. Boa sorte!

      Curtir

  86. Olá, trabalhei durante 15 anos em uma mesma empresa, a empresa infelizmente fechou, logo me recoloquei no mercado em uma empresa do mesmo ramo, logo em seguida recebi uma proposta em uma outra empresa de outro ramo,pedi demissão do emprego que estava, vale ressaltar que não tinha chances de crescimento mas estava feliz, tinha 90 dias que estava trabalhando neste emprego.A entrevista no atual foi bem diferente do que o dia a dia.Enfim, me senti enganada, e não recebi nenhum tipo de treinamento, estou totalmente deslocada e infeliz, o que fazer, só tenho 30 dias

    Curtir

    1. Bom dia Veronica, pergunto pra ti: será que a empresa que tu estavas não pode te readmitir? Admitir e reconhecer os erros são fundamentais. Tu tens 15 anos de bagagem em uma empresa, isso é uma vida, é uma história. Isso te dá muita tranquilidade para poder optar uma recolocação que possa ser fato valorosa pra ti. Se não está feliz, procure a felicidade. Procure uma empresa em que de fato sinta bem. Lembre-se de que funcionário feliz, funcionário qualificado e bem pago produz mais. Vá com estes argumentos para futuras seleções. E faça o contato com sua antiga empresa (esta que ficou 90 dias). Tente articular para voltar. Ou procure outra empresa do ramo em que trabalhou boa parte de sua vida. Boa sorte, qualquer coisa envie um contato.

      Curtir

  87. Bom dia Junior, como vc está?

    Sou formado em administração, trabalhei 4 anos em um grande banco, logo em seguida, buscando novos desafios, fiz um intercambio de quase 1 ano para aperfeiçoar meu inglês. Quando retornei, consegui um trabalho na minha área e que até a metade da trajetória na nova empresa, eu estava conseguindo “levar”. Após isso, eu comecei a somatizar algumas situações como: ambiente de trabalho ruim, fofocas, intrigas, chefes expondo seus subordinados, e consequentemente abaixando a auto-estima dos mesmos, etc. e as coisas pioraram. Sem saber, já estava sofrendo com a síndrome de burnout, que foi diagnosticada 2 meses após eu sair da empresa. Tendo essa síndrome, no momento mais agudo, eu abandonei o emprego pois estava tão estressado que estava a ponto de explodir, como o nome da doença… Infelizmente fui demitido por justa causa por abandono de emprego. O que vc me sugere? Acredito que mentir não é bacana, porém considero omitir essa informação, já que trabalhei quase 2 anos na empresa, e talvez não gere tanta “suspeita” qto ao meu comportamento. Muito obrigado pelo seu canal de perguntas!!

    Curtir

    1. Boa noite Jair, já passei pela síndrome de burnout. Sei perfeitamente como se sente ou se sentiu. Falar a verdade sempre é importante! Porém, percebo que não precisa entrar aos detalhes de sua saída. Explicar que apenas estava com interesse em trocar de emprego, que estava com interesse em buscar novas oportunidades em uma empresa diferente.
      Pode falar que após dois anos percebeu que sua contribuição para empresa já estava limitada e que a cultura da empresa também não se encaixava em suas pretensões futuras. Penso ser um bom modo de explicar.
      Faça uma seleção futura da empresa em que deseja trabalhar. Selecione a empresa antes de entrar lá. Pelo visto, tu parece ser um profissional pró-ativo e diferenciado. Boa sorte.

      Curtir

  88. Olá, Junior! Vou explicar meu caso: Meu primeiro emprego foi como Operadora de Caixa. Após 7 meses de trabalho, pedi demissão pois não consegui me adaptar. Sentia muita dificuldade em contar o dinheiro sob pressão e consequentemente ocorreram quebras no caixa. Fiquei com medo de continuar e acabar sendo demitida pelas quebras, então optei por sair. Depois desse emprego, consegui outro como atendente. Nesse permaneci 1 ano e 6 meses. Gostei muito de trabalhar nesse último. Percebi que me adaptei melhor como atendente. Depois que sai desse, trabalhei com a minha irmã, que é empreendedora, no nosso ateliê ( trabalhamos com artesanato). Mas devido a crise, as vendas caíram e eu tentarei retornar ao mercado de trabalho. A minha dúvida é: Caso eu consiga uma entrevista, demonstrar ao recrutador desinteresse em uma vaga específica (no caso, operadora de caixa), pega mal na entrevista? E se ele questionar, devo ser sincera e dizer que não me adaptei?

    Curtir

    1. Jessica, boa noite!
      Sim, acredito que falar a verdade é sempre o melhor caminho. Porém, sugiro procurar trabalho que não seja de operadora de caixa. Ou seja, selecione o trabalho antes de disputá-lo para depois não sair em pouco tempo. Se gostou de atender, faça cursos pela internet – tem muito curso grátis, e busque mais algumas qualificações. Assim, com maiores certificados de qualificação, pode ser um diferencial. Busque vagas que se encaixe no teu perfil e faça de tudo para agarrá-las. Fale a verde e mostre que sempre tentou de um emprego para outro para melhorar, para crescer. Mesmo quando foi trabalhar com sua irmã. Empreender é um ponto positivo, mostra que gosta de desafios e quer crescer. E é entendido que o momento atual possa fazer com que muitos optem por um trabalho com renda fixa do que um negócio em um momento difícil.
      Não esqueça, sempre se coloque como motivadora e que quer sempre crescer e melhorar, e que se erra, tentar mudar. Boa sorte.

      Curtir

  89. Boa Noite, vim parar aqui no seu blog por mero acaso…
    Estava há 8 anos em um Hospital público federal celetista quando passei em segundo lugar no concurso de outro Hospital público federal celetista, no primeiro que eu estava disseram que podia ficar nos dois, mas no segundo o rapaz o rh disse: você só entra aqui depois que sua demissão for homologada. Então pedi demissão e fiquei em contrato de experiência… Não passei no contrato de experiência, a dispensa ocorreu sem justa causa, sem que nenhuma falta grave me fosse imputada. Minhas avaliações no primeiro Hospital eram bem altas: 94,96/100. E agora o que falarei nas minha próximas entrevistas? pois minha carteira ficou assim “suja” e vou ter explicar essa situação aos novos selecionadores.

    Curtir

    1. Mylene,
      Boa noite! Obrigado e é sempre muito bem vinda aqui quando precisar.
      Tua experiência de 8 anos é algo importantíssimo e valioso. Saiba usá-la. E também saiba como colocar toda esta situação em futuras empresas. No entanto, se julga que o desligamento foi equivocado, pode procurar discutir a avaliação feita. Uma leitura na lei do funcionalismo federal é adequada aqui. Ao que me recordo acredito que não possa ser possível estar em dois cargos públicos se há compatibilidade de horários. Porém, procure informar-se mais.
      Acredito que com uma experiência de 8 anos e este pequeno episódio não irão sujar sua carteira, tampouco sua história. As futuras explicações serão sobre os motivos pelo qual não foi aprovada. E aqui terá que buscar bons argumentos, deverá estar preparada a esta pergunta e também deverá saber o que dizer. Saiba seus pontos fortes e fracos na ponta da língua. Saiba colocar para seu futuro entrevistador o diferencial que tu tem frente a outros concorrentes. Faça valer sua experiência de 8 anos – faça valer dos bons momentos e aprendizados que teve durante esta experiência. Coloque que tem maturidade e que sabe lidar com diferentes situações. Mostre sempre que está preparada, mesmo que seja para cair e levantar. Boa sorte. Abraço

      Curtir

  90. Fiquei 8 anos no primeiro emprego (sai pedindo demissão, porque me formei em curso superior e consegui algo melhor), 6 meses no segundo (era estágio e saí para fazer pós com bolsa e trabalho no exterior, fiquei 5 anos concluí, voltei) e agora estou fazendo já 2 anos numa empresa de que eu gostava na minha área de pós, mas estou considerando sair pela situação que mudou: a empresa me promoveu, aumentou minhas horas mas não aumentou meu salário, conforme prometido. Tem atrasado pagamentos e promovido assédio moral generalizado. Além disso, mudou muita coisa em função de procedimentos que considero anti-éticos com o cliente. Estou com muita dificuldade em tomar a decisão de pedir demissão, por causa desse mito ou realidade da “carteira suja”. Existe tempo mínimo para ficar? A empresa não é mais a mesma de fato; mudou a direção e a filosofia de atendimento ao cliente. Estou me sentindo conivente em ficar ali presenciando coisas de que discordo. Eu teria emprego garantido pelo sindicato por mais seis meses e estou hesitante em me demitir. Agradeço pela atenção.
    (idade: faixa dos 30)

    Curtir

    1. Olá Be, obrigado pelo contato. Interessante relato. Penso que pela trajetória vencedora e de sempre querer crescer e aprender, não terá problema em conseguir uma recolocação profissional. De fato, algumas empresas dão muita importância pelo tempo de trabalho. Esse acontecimento isolado não representa informação completa. Se tem 5 anos + 2 anos, mostra que de fato permanece bons tempos em um local de trabalho. Suas explicações de que deseja sair em busca de uma posição melhor, uma nova oportunidade ou até mesmo mudar por mudar, devem ser bem argumentadas e baseadas nas experiências anteriores. Ou seja, pela idade e pelo o que fez sua trajetória já é de uma pessoa vencedora. Não hesite, se está mal, peça para sair! É melhor pedir para sair, para sair por cima, do que ser coloca para fora da empresa por “não se adequar as mudanças da empresa”. Compreende esta situação?
      Pense nisso, seja a escritora da sua trajetória, e não simplesmente a atriz. Boa sorte.

      Curtir

  91. Boa tarde Sr. Junior.

    Já trabalhei como estagiaria por um ano e sai por que estava havendo muito desvio de função e eu não estava aguentando a pressão e então eu consegui emprego como auxiliar administrativa em uma empresa privada faz mês. Só que até então eu estava fazendo faculdade a distancia, no final do mês passado eu passei em uma escola publica da minha cidade e foi motivo de muito orgulho pra mim. Como trabalho 8 horas nessa empresa, tentei 3 vezes acordo com eles para eu sair uns 20 minutos mais cedo, pois é longe da minha faculdade e eu estou perdendo 1 aula todos os dias e não tive acordo. Só que estou na experiencia ainda, vou sujar minha carteira se eu sair? O que dizer para outra empresa que farei entrevistas futuramente?
    Não quero me prejudicar meus estudos, até porque ponho eles em primeiro lugar.

    Fico no aguardo e obrigada.

    Curtir

    1. Olá Beatriz, estudo é sempre uma boa justificativa para sair e em futuras seleções colocar que o trabalho não estava em compatibilidade com os estudos. Os estudos podem te dar boas colocações no futuro. Pense nisso. Não titubeie nos estudos. Peça para sair, e se precisa trabalhar para se sustentar, selecione a empresa antes de começar a trabalhar, busque um trabalho que se encaixe nos teus horários. Boa sorte.

      Curtir

  92. Olá trabalhei 2 meses em uma empresa de telemarketing à 5 anos atraz e sai de la e nunca voltei p buscar minha carteira e nem p assinar nada, nunca tive outro registro na minha carteira de trabalho e agr fui chamada p trabalhar em outra empresa o q eu faço?

    Curtir

    1. Roberta, acredito que deva procurar a empresa primeiramente. É muito tempo 5 anos! Se eles não tiverem mais a carteira, deverás registrar a perda do documento e emitir uma nova. Porém, isso as vezes demora. boa sorte.

      Curtir

  93. Tenho mestrado e nao conseguia emprego na minha área e comecei tentar em outras áreas. Consegui um emprego mas não na minha área. Estava em período de experiência, mas decidi sair dps de 20dias (é meu primeiro emprego), pois recebi uma proposta de trabalho antiga de uma entrevista antiga. Deram baixa na minha carteira. Isso irá me prejudicar ? Minha irmã me falou que eu sujei a carteira.

    Curtir

    1. Rui, boa tarde. Se conseguiu um novo emprego, procure agarrá-lo com muita vontade e aproveitar esta oportunidade. Se não foi fácil conseguir trabalho, pense sempre em aprender mais e mais e nunca desistir de primeira. Pois, não há lugar perfeito para trabalhar. Um mestrado é uma porta de entrada muito boa. Coloque toda sua experiência em prática. Boa sorte.

      Curtir

  94. Ola. Sou contratado clt a 15 dias, naoxme adaptei e tenho proposta muito superior. Posso pedir as contas sem problemas?
    Pago multa?
    Ou não há problema em eu sair?
    Como funciona?

    Grato 🙂

    Curtir

    1. Olá Tiago, sim, se pedir para sair deverá dar um aviso prévio e cumprir durante o período determinado. Assim, não precisará pagar efetivamente, apenas cumprir. Se não cumprir, ai sim deverá pagar este mês de trabalho. Porém, procure negociar com a empresa, talvez encontre uma solução interessante. Mas se sai para uma experiência melhor, aproveite. Boa sorte.

      Curtir

  95. Boa tarde !
    Fiz o processo seletivo para trabalhar nas lojas americanas , no primeiro dia eu ja sabia que seria horário de fechamento e tudo mais . Passei na prova e depois voltei para ter uma entrevista com o Gerente da Rh então ele me disse onde eu iria trabalhar éo horário , ele me passou o horário de 14:00 as 22:00 disse que poderia ser prolongado até as 22:30 ou até as 23:00 até aí ok . Até pq aqui no Rio de Janeiro o metrô funciona até às 00:00 então daria tempo de pegar metrô e logo apos pegar o ônibus . Sendo que no meu primeiro dia foi totalmente diferente entrei as 14:00 e são dela lá já era 23:55 , fiquei desesperada corri que nem louca pra conseguir pegar o metrô peguei o metrô e perdi meu segundo ônibus . Cheguei em casa às 1:50 da manhã . No segundo dia teve caminhão de entrega na loja e tudo mais , sendo que os funcionários não sabia saímos de lá as 23:50 isso pq o caminhão era pequeno .
    Em fim pedi as contas com 4 dias de trabalho por o horário era totalmente absurdo e sem contar que eles não pagam hora extra , as horas extras de você faz vai para um banco de horas .
    Gostaria de saber se isso pode sujar minha carteira ?
    pois fique apenas 5 dias na empresa e esse foi meu primeiro emprego .

    Curtir

    1. Olá Tatiane, interessante situação. Isso é complicado, porém, é totalmente explicável em futuras seleções. Coloque bem isso e não terás problemas. Se em vários empregos tu largar pelo mesmo motivo, ou por questões sumárias, isso sim poderá sujar sua carteira! Fique atenda, e selecione bem a empresa antes de ir trabalhar nela. Boa sorte.

      Curtir

  96. Boa tarde!

    Estou em uma situação parecida… Fui contratado para um emprego como vendedor de consórcios, perante 15 dias fiquei em treinamento e outros 15, fiz horário comercial (8 horas), pois fui informado pelo RH, que eu seria contratado. Infelizmente por conta da crise de vendas de automóveis, a empresa fechou. Para eu receber meus “direitos” dos 15 dias como contratado, precisam assinar minha carteira de trabalho! Isso vai concerteza sujar minha carteira, como proceder?

    Obs.: Ótimo tópico.

    Curtir

    1. Olá Matheus, acredito que por este pouco período de tempo não vale a pena registar a carteira. Se já tem experiência na área, se já possui possibilidade de recolocação no mercado, não preocupe-se com isso. Faça seu nome sempre prevalecer mais. No entanto, todo o registro é sempre obrigatório. Boa sorte!

      Curtir

  97. Boa noite! Estava há 1 ano desempregado e Fui contratada como coordenadora em uma empresa e me dispensaram com 30 dias sem nenhum feedback. Me chamaram para fazer um treinamento na sede, mas na realidade era para assinar minha demissão. Ninguem soube me dizer o motivo, não houve nenhum acontecimento que pudesse gerar situação para demissão, estava me dedicando ao máximo, a empresa sabia que era algo que eu nunca tinha trabalhado diretamente e ainda estava entendendo como as coisas funcionavam. Insisti muito para saber o motivo, ninguém sabia ou parecia não querer explicar. Após 30 dias de muita insistência consegui falar com o diretor e a explicação que deu foi que o meu salário estava acima do dos outros funcionários e a empresa havia começado processo de diminuição do quadro funcional por conta da crise. Devo colocar a informação deste emprego no meu currículo?

    Curtir

    1. Bom dia Janice, se a empresa soma a sua experiência sim. Do contrário, pode deixar de lado, pois foi algo muito relâmpago. Em futuras entrevistas irá demorar muito para explicar tal situação. Boa sorte!

      Curtir

  98. Boa tarde,
    no ano de 2015 iniciei um estágio numa construtora, ao fim do segundo mês de trabalho foi rescindido o contrato por parte da construtora, segundo o meu coordenador o motivo era o corte no quadro de funcionário.Vale a pena incluir essa experiência de dois meses em meu currículo?

    Curtir

  99. Apos 1 ano e 4 meses de estágio fui contratado, porem, não foi para o setor que eu atuava. Fiz todo o processo de seleção envolvendo o RH e os surpevisores da vaga. No momento de me interagir com a nova função, não era o que eu tinha em mente. Agora, após 15 dias fico meio frustrado em desistir, pois quando fui selecionado recebi varios elegios inclusive da surpevisão geral da empresa, elogiando meu trabalho como estagiário, a espectativa de ambas as partes estavam confiante no entrosamento, mas sinto que aqui não é o meu lugar. E agora, o que eu faço?

    Curtir

    1. Rodrigo, boa noite. Situação difícil, porém, sugiro que faça um experimento. Sugiro que pense um pouco para saber se de fato não poderá mesmo atuar neste novo compromisso. Do contrário, use seu prestígio e aproveite um canal franco para comunicar a não adaptabilidade. Talvez, conversar sobre uma readequação pode ser importante para que a empresa não perca um funcionário importante e qualificado. Converse francamente, porém, tome cuidado para comunicar o desejo de uma adaptação em outro posto como uma coisa boa para empresa, ou seja, para que ela possa utilizar suas qualificações em outros setores. Pense nisso! Boa sorte.

      Curtir

  100. Oi,boa noite ! Trabalhei em uma empresa por 6 meses, pedi demissão pois estava passando por umas ameaças da esposa de um funcionário ao qual nunca tive envolvimento algum.Passado um ano participando de diversos processos seletivos aos quais na hora da pergunta “Porque você saiu da empresa anterior ?” Eu respondia que por alguns motivos pessoais e não conseguia a oportunidade.Em novembro de 2015 consegui com essa mesma resposta uma oportunidade de emprego e por motivo de não adaptação fiquei na empresa por 2 dias e agora vai fazer um ano que faço entrevistas e não consigo outra oportunidade pois minha carteira esta suja como dizem,não sei se isto é verdade mas confesso que ja entrou no meu consciente .Gostaria de saber como devo agir nas próximas seleções diante destes acontecimentos ? Grata.

    Curtir

    1. Lais, boa noite! Situação complicada. Sugiro que faça algum curso de qualificação e formação. Busque um diferencial. Tente ter conhecimento e aprofundamento em alguma coisa. A melhor coisa é sempre comentar que não se adaptou e que sempre deseja crescer. Nem tudo são flores, espinhos sempre haverão. Então, selecione a empresa antes de buscar um emprego. Assim, não terá problemas de adaptação. Pense nisso. Boa sorte.

      Curtir

  101. Olá Junior, olha fui admitida na empresa, disseram que não era temporário, em 45 dias q eu estava trabalhando, me mandaram embora, fiz tudo certinho, fazia horas extras todos os dias, Por q eles obrigavam,das07:00 as 19;30, e nos sábados das 08:00 ate as 17:30, depois que terminou o serviço, um.pedido grande, me mandaram embora, eu 4estava gostando do serviço, fiz planos E tudo, e agora o que faço?
    Abraço

    Curtir

    1. Olá Joseli, boa noite!
      Qualifique-se e busque realizar cursos para atuar em empresas do mesmo segmento que estava atuando. Busque trabalhar com o que gosta. Não desista, não se desmotive, não desanime. Boa sorte.

      Curtir

  102. Boa tarde! Sou Farmacêutica e minha carteira foi assinada a 15 dias, porém recebi uma proposta melhor em outra drogaria. Quero pedir conta, nesse caso terei que cumprir aviso prévio? A empresa terá muito gasto com minha demissão? Minha carteira está assinada como experiência de 1 mês.

    Curtir

    1. Olá Rosymeire, se pedir as contas, a empresa não terá muito gasto extra com esta saída. Se puder cumprir o aviso, tudo bem! No entanto, se não quiser tu poderá pagar estes dias que deveria trabalhar a empresa. Ou, poderá negociar uma liberação com a empresa. Isso tudo dependerá do modo como a empresa trata os seus funcionários. O melhor é conversar com o responsável pelos desligamentos. A empresa não terá muitos gastos não! Pense no que ficar melhor pra ti.

      Curtir

  103. Olá, estava procurando emprego como jovem aprendiz.Fui na entrevista e já não tinha me agradado tanto do lugar,pois o acesso pra voltar pra casa era ruim e também já estava frustrada de ficar horas em entrevistas pra dar em nada. Alguns dias depois recebi a ligação dizendo que eu tinha sido selecionada fiquei surpresa e decidi aceitar afinal já estava querendo um(primeiro) emprego há tempos.minha primeira função foi organizar muitas chaves,eu tinha que testar essas chaves de porta em porta nos 3 andares e etiqueta-las com a identificação, eram muitas chaves mesmo. No começo foi tranquilo pois eu só estava reetiquetando as chaves já identificadas,depois eu tive que ir testar as chaves e nisso eu acabei me atrapalhando na organização e estava meio perdida lá dentro.Nisso eu acabei perdendo a chave do meu armário,procurei junto com as chaves,no chão, e não achei.Falei com a menina que trabalharia comigo e ela chamou o bombeiro do prédio pra quebrar o cadeado.Fiquei extremamente envergonhada por isso(o que agora eu sei que foi uma bobagem enorme) e me senti mal por ter me atrapalhado tanto desse jeito logo no primeiro dia. Me senti mal e falei com meus pais sobre isso,eles disseram que tudo bem se eu não quisesse continuar. Estava com medo de não conseguir fazer as tarefas que fossem me passar e por impulso(estupidez) decidi comunicar que iria desistir do emprego.Com certeza me arrependo disso,na hora não pensei se sujaria minha carteira apenas um dia de trabalho. Quando eu for fazer uma entrevista eu menciono esse dia quando perguntarem se eu já trabalhei ou posso desconsiderar isso(pois um dia não conta como experiência)?

    Curtir

    1. Yara, boa noite! Situação complicada, no entanto, qual a tua idade? Penso que não precisa levar tudo a ponta de faca, não se estresse. Como já pediu para sair, sugiro que faça disso tudo uma oportunidade de aprender e de que em uma próxima situação pense em aproveitar mais tempo. O primeiro emprego não é fácil! Sei como é, porém, sugiro selecionar uma empresa em que gostaria de atuar em uma ocupação que gostaria de fazer. Por isso, procure bem! Além disso, faça cursos de qualificação, on-line tem muitos deles, e muitos de graça ainda. Comentar este fato nem sempre pode ser bom. Faça disso apenas um momento passageiro, não fale muito sobre isso para não ter de dar muitas explicações. Sugiro pensar em um recomeço. Faça tudo do zero, recomece. Boa sorte!

      Curtir

  104. oiii eu trabalhei numa empresa durante 3 meses e pedi demissão por motivos pessoias com minha ex gerente,mais quando vou para uma entrevista de emprego não sei qual a melhor forma de explicar os meus motivos de ter saido da empresa por receio de falar do ocorrido. como devo agir

    Curtir

    1. Olá Tatiane, boa noite. É uma situação difícil mesmo. No entanto, valorize suas experiências positivas e suas qualificações profissionais. Procure sempre demonstrar suas qualidades. Não fique nervosa, explique que decidiu sair para outra empresa ou outro lugar em que se sentirá bem! Diga que sempre quer melhorar. No entanto, selecione a empresa antes de a empresa te selecionar. Busque descobrir como é trabalhar na empresa. Assim, pode te ajudar a evitar problemas futuros. Nem tudo são flores, por isso, engolir alguns sapos é importante para continuidade de uma experiência. Boa sorte.

      Curtir

  105. Olá,
    Trabalhei mais de 5 anos em uma empresa mas infelizmente fui demitida por conta da crise. Rapidamente consegui um novo emprego onde estou há 45 dias porém não me adaptei a cultura da empresa e nem a função (que nesse caso não ficou clara durante o processo seletivo). Nos empregos anteriores me adaptei facilmente mas não me encaixei nesse. Pedir demissão sujará minha carteira? O que falar para os entrevistadores sobre minha saída?

    Curtir

    1. Olá bom dia Cida, tente buscar um emprego que represente um crescimento profissional, tente representar o crescimento de sua saída para outro trabalho. Por melhora de ambiente, de tamanho da empresa, se for uma empresa pequena pode afirmar que está buscando uma adequação de qualidade de vida, ou que as pequenas e médias empresas estão (em geral) enfrentando melhor a crise. Suja a carteira se tu fizer sempre isso de entrar e logo sair, e se não houver uma justificativa plausível para troca de trabalho. Pense sempre em dar justificativa convincente. Qualquer dúvida, estou a disposição. Boa sorte.

      Curtir

  106. oi sr junior de mello meu nome e rafael, e pq passei so dez dias numa empresa pq tive que viajar urgente e eu estava em teste e tive que sair e sujei a carteira, agora fiz uma entrevista em outra empresa estou a espera da ligaçao nesse meu caso isso pode interferir na contrataçao do empregado???

    Curtir

    1. Bom dia Rafael. É uma situação complicada! Procure não cometer isso novamente. Procura várias empresas, não dependa de apenas uma. Qualifique-se e selecione a empresa antes de entrar. Porém, ao entrar, não abandone o barco. Nem tudo são flores! O momento é de sacrifícios. Pense nisso. Boa sorte

      Curtir

  107. Bom dia Junior, me tira um duvida, sou nutricionista, trabalhei em unidade de alimentação quase 5anos com registro na carteira. Parei um tempo para me dedicar ao serviço autônomo, de 2012 até junho de 2016. Porem final de agosto consegui um trabalho de nutricionista registrada, porem visualizei muitas não conformidade e vi que não me adaptaria sai faltando 3 dias para completar 45 dias da minha experiencia. Pedi demissão, poderá sujar minha carteira?
    Obrigado

    Curtir

    1. Olá Dai, pelo teu histórico, não percebo que sujou a carteira. Acredito que tens um bom currículo pelo tempo de trabalho. Siga buscando oportunidades e aproveite para encontrar um trabalho que seja de acordo com as tuas necessidades e anseios. Não desista! Boa sorte.

      Curtir

  108. Oii,

    Trabalhei 3 anos em comércio (lojas), durante esse período comecei a faculdade de engenharia, saí do comércio (pelo fato da faculdade me exigir mas tempo para estudo), e fiquei 1 ano parada para enfim trabalhar na minha área. Trabalhei em duas empresas multinacionais, só que agora com a crise estou desempregada. Para não ficar parada queria voltar para o comércio só enquanto não acho nada na minha área, só que estou com medo de sujar minha carteira ou queimar para achar emprego (na área de engenharia) depois por conta disso, já que estarei regredindo.
    Até pensei em fazer uma nova carteira de trabalho para que isso não ocorra. mas não sei se é certo.
    O que posso fazer?

    Curtir

    1. Jessica, pense que o momento é de sacrifícios! Penso que tudo é justificado nesse momento, trabalhar é o mais importante. Isso também transmite que tens humildade. Porém, procura bem se não há alguma coisa que seja relativamente parecido com sua área da engenharia. Não tire outra carteira, pois é possível ver seus trabalhos anteriores. Pense nisso. Boa sorte.

      Curtir

  109. Olá

    Em meu primeiro emprego (entrei em 2010 e sai em 2011), fiquei 1 ano lá, depois achei outro emprego (em 2012) e fiquei 1 mês , acabei saindo pois o serviço não era o que eu esperava. Meu próximo emprego (em 2014) fiquei 2 meses pois não passei na experiência e agora estou empregado com 1 mês e meio de trabalho e não estou gostando do serviço por motivos do chefe com qual eu trabalho ser muito ignorante, não pede as coisas direito e fica “jogando na cara”, isso me desmotiva muito pra continuar lá, estou querendo sair pra procurar uma outra oportunidade…mas por causa dos tempos curtos que tive vai sujar minha carteira na hora de arrumar outro trabalho? No Ano que vem irei cursar uma faculdade e não quero abrir mão deste sonho também. Se eu sair do meu atual emprego , vai me prejudicar lá na frente, ou seja, sujar minha carteira?

    Curtir

  110. Bom dia

    tenho 1 ano em carteira há 5 anos atrás e os outros 2 registros fiquei menos de 3 meses porque um não era o que eu esperava e o outro não passei na experiencia, isso foi ha 4 e 2 anos atras (um foi em 2012 e outro em 2014) , agora estou empregado com 1 mes e meio de serviço mas quero sair porque meu chefe é insuportavel de se trabalhar e isso me desanima a cada dia . Se eu sair do emprego atual vou ficar com 3 registros que tive e fiquei menos de 3 meses, isso vai sujar minha carteira na hora de arrumar outro emprego ? o proximo empregador vai ver isso como uma coisa ruim?

    Curtir

    1. Marcelo, boa noite. Nem tudo são flores, não haverá local perfeito. Sugiro que repense bem, atualmente o mercado de trabalho está difícil. Aguente mais neste trabalho e enquanto isso, procure outra oportunidade, para que tu saia de um para outro. Assim, não ficará difícil de explicar em futuras entrevistas. Poderá dizer que sair de um trabalho para outro melhor, que ganhasse mais em um ambiente bom. Se logo sair, ficará muito difícil explicar em futuras seleções os motivos de tanta troca de emprego. Pense nisso. Não tome atitudes por impulso. Boa sote.

      Curtir

  111. bom dia assinei minha carteira durante um periodo de pascoa por um mês que trabalhei foi temporário tenho 19 anos ainda posso trabalhar como jovem aprendiz?

    Curtir

    1. Bom dia Vitor, sim, se estiver matriculado em algum curso de menor aprendiz e estar na escola. Muitas vezes, quem já tem o curso já pode ser contrato novamente. Esse teu trabalho era como menor aprendiz ou trabalho temporário mesmo? Pela sua descrição, tu pode sim ser menor aprendiz.

      Curtir

  112. Olá Boa noite! Estou registrado em uma empresa onde há atrasos no pagamento, tais como até 10 dias, além disso quando se realiza o pagamento, não recebo o salário completo. Recebi uma proposta nova de emprego no qual penso tomar partida, porém sem conhecimento do que fazer em relação ao meu atual. Essa nova proposta é de um setor em que trabalhava anteriormente.A entrevista está marcada em cerca de 2 dias, e não sei o que fazer diante dessa situação. Espero pela sua ajuda. Obrigado!

    Curtir

    1. Olá Rodrigo, entendo tua situação. Muitas pessoas estão passando por isso atualmente. Sugiro que vá sim! Se este setor e se esta empresa tu pensa que gostará de trabalhar, vá em frente!!! E aproveite para realizar cursos de aperfeiçoamento para sempre se atualizar e buscar empregabilidade, ou seja, tem grande chances de sempre ter emprego em algum setor e empresa. Boa sorte!

      Curtir

  113. Boa Tarde !
    Por Gentileza tire uma Dúvida.!?
    Minha Cunhada começou à Trabalhar faz alguns dias, e a Patroa dela solicitou a CTPS e informou que se Ela não passar na Experiência dispensará Ela… A dúvida é: a Carteira dela ficará Suja ?
    É o Primeiro Emprego dela, ouvi dizer que se a Pessoa arrumar outro Emprego no mesmo Ano não Suja essa informação Procede????

    Curtir

    1. Bom dia Jaqueline, se a empregadora registrar na carteira, o registro ali ficará! Então, se ela ficar apenas três meses, isso ficará marcado. O fato é que sua cunhada deve sempre buscar fazer o melhor para ser efetivada no serviço. Nem tudo são flores, as vezes engolir alguns sapos é fundamental. Ser obediente e prestativa são fundamentos importantes para serem cuidados no curso do trabalho. Boa sorte.

      Curtir

  114. boa tarde!

    Entrei em uma empresa de tecerizados 16/09/2016, como Auxiliar Administrativa, a Empresa pediu para que eu fizesse o curso de Recepcionista paguei o curso do meu bolso me coloram em um órgão como Recepcionista, ai mudaram minha carteira de novo mais para recepcionista e depois de três dias me botaram para trabalhar no cargo de auxiliar administrativo com a carteira fixada como recepcionista e estão sacaniando muito pagamento errado estão me colocando em varias empresas diferentes e eu trabalho muito certo, eu posso processar a empresa por danos morais?

    Curtir

    1. Boa tarde, uma disputa judicial nunca é o melhor caminho, isso é oneroso para ambos as partes. Procure conversar com seu superior e procuro se fazer entender e firmar sua posição a respeito das coisas. Do contrário, engula alguns sapos até encontrar outro trabalho em uma empresa que se encaixe no que espera. Lembre-se que um processo judicial pode marcar sua carreira negativamente. Assim, repense esta opção. Tu podes até entrar, porém, não pague um preço alto por uma coisa que tu pode resolver de outras formas. Boa sorte.

      Curtir

  115. Boa noite! Eu estou em uma situação complicada, porque meu primeiro registro foi em uma empresa de Call Center. Fiquei quase 5 meses. Depois em outra empresa de Call Center tbm e fiqhei um mês apenas, porque não estava me adaptando ao produto. Agora estou em outra empresa de Call Center, fui registrada no dia que começou o treinamento mesmo. Dia 17 de outubro desse ano, e também não estou me adaptando ao produto. Fiquei 1 ano e 4 meses desempregada, e agora que consegui emprego não consigo me adaptar ao produto. Queria muito ficar, mas está complicado. Acho que não deveriam registrar nossa carteira tão rapido. O que eu posso fazer? Penso em ir procurando outras entrevistas para fazer e se conseguir passar, sair desse e ficar bastante tempo em outro para obter a experiência que preciso. Que dicas você me daria?

    Curtir

    1. Camila, boa tarde. Situação complicada esta que apresenta. Já pensou em procurar outro setor do mercado? Opte por procurar qualificação – a internet oferece várias opções grátis. Procure empresas para trabalhar como recepcionista, por exemplo, mas busque antes alguns cursos de como se portar, como se comunicar, o que não fazer etc. Não insista em Call Center se isso é uma coisa que facilmente te desmotiva. Sua carteira ficará sim marcada por insucessos e não por passagens de aprendizado e oportunidades. Pense nisso, não insista no erro, procure o acerto. Mas não esqueça: não haverá lugar perfeito! Nem tudo será rosas, pense nisso também. O momento de crise exige esforços redobrados. Boa sorte.

      Curtir

  116. Boa noite! Estou em uma situação complicada. Meu primeiro registro foi em uma empresa de call center e fiquei quase 5 meses. O segundo emprego foi em um call center também, mas fiquei apenas 1 mês, porque não me adaptei ao produto. Já iria fazer 1 ano e 4 meses que estava procurando emprego. E no dia 17 de outubro desse ano, fui registrada em uma outra empresa de call center, mas estou tendo dificuldades com o produto. Eles registraram quando comecei o treinamento mesmo. Não queria sair, mas acho que não vou conseguir. Estou pensando em ir procurando entrevistas para fazer e caso passe em alguma, eu saio da empresa que estou, mas sei que preciso ficar na próxima por mais tempo para obter experiência. Que dicas você me daria? A minha carteira está muito suja? Eu tenho 21 anos e sei que deveria ter mais experiência, mas tenho esse problema sério de sair da empresa com pouco tempo. Estou aceitando dicas. Obrigada.

    Curtir

      1. Desculpa pelo comentário duplo, pensei que o primeiro não tinha sido enviado, rs. Muito obrigada pelas dicas! Vou pensar em tudo isso e procurar fazer o melhor!

        Curtir

  117. Bom Dia Junior, eu preciso muito tirar uma dúvida. Eu fui em uma entrevista ao qual a recrutadora havia dito que todos haviam passado na primeira etapa, que havia muitas vagas para trabalhar no horário da madrugada e que eramos para ficar de olho no email. Como eu não recebi email da empresa, 10 dias depois eu enviei um email perguntando educadamente e formalmente como andava o processo seletivo e no dia seguinte ela me respondeu que fui desclassificada na primeira etapa. Será que fui desclassificada por que eu enviei email ou por talvez ter menos vagas, pois ela havia dito que eram vagas para Analista de Operações e para Analista de Cadastro? Desde já agradeço.

    Curtir

    1. Boa tarde Aline, talvez tu possa ter sido eliminada na entrevista, e não na primeira etapa. Assim percebo. Não acredito que um e-mail possa ter lhe desligado do processo. Se isso for verdade a empresa é demasiadamente rude com seus funcionários.
      Muito provavelmente a empresa deva ter selecionado pessoas demais, e teve que optar por dar desculpas esfarrapadas. Ela não te disse o motivo do desligamento? Boa sorte nas próximas.

      Curtir

  118. Eu comecei a trabalhar a uma semana em uma empresa, já estou registrado na mesma, mas este trabalho está atrapalhando muito meus estudos, o salário é bom, mas meus estudos estão indo por água a baixo, por conta da carga horaria, mas ontem recebi uma outra proposta de emprego eu vou ganhar um pouco menos se eu aceitar, mas a carga horaria é muito melhor, agora estou em dúvidas pelo fato de eu já estar registrado somente a uma semana, esta empresa que me ofereceu emprego já sabe dessa situação e por eles aparentemente tudo bem então vim aqui para pedir a opinião de vocês, obrigado dês de já…

    Curtir

    1. Boa noite Patrick, os estudos são muito importantes, pois eles poderão abrir portas futuras! Sua saída é muito bem justificada, e em futuras seleções é fácil de compreendê-la caso tenha que explicar. Na minha visão, opte pela troca do emprego e mantenhas seus estudos. Ajuste as suas contas para um salário menor e aproveite este então para ficar no emprego, ganhar experiência e seguir nos estudos. Boa sorte.

      Curtir

  119. boa noite junior…tenho 27 anos e a quase 2 anos estou desempregado,no dia 21 deste mes consegui um serviço num frigorifico,infelizmente esse lugar não era o que eu imaginava,muita exploração com os funçionarios,hora pra entrar e sem hora pra sair,a cada dia vc estava em uma seção diferente,enfim não me adptei ao serviço e pedi demissão antes de completar os 45 dias,isso pode ser mau visto pelo entrevistador em uma futura entrevista?sendo que meu historico na carteira tem contrato de trabalho de 45 dias(primeiro emprego)4 anos em mercado,2 anos e 4 meses como ajudante em uma fabrica de textil e a utima como conferente em logistica 1 ano e 6 meses….todo meu historico pode ser prejudicado caso a empresa frigorifica registre minha carteira com menos de 45 dias?

    Curtir

    1. Bruno, boa tarde.
      Essa situação é explicável em futuras entrevistas, desde que não se enrole para explicar. Erros acontecem e a melhor coisa é reconhecer os erros. Admitir que não gostou do trabalho não é mau visto. Explique que sua saída é para buscar outra oportunidade melhor em uma empresa que tenha a cultura a sua cara. Boa sorte!
      Abraço

      Curtir

  120. Boa tarde Junior. Eu estava refazendo o meu currículo e vi que minha carteira não é das melhores, pra não dizer uma das piores. Nunca consegui ficar um longo período em um serviço, mas alguns por motivos explicáveis. O problema é explicar. De qual quer forma o tempo que eu ficava era bem pouco.
    Vou contar alguns casos… O meu primeiro emprego com carteira assinada foi em um super mercado que eu gostava de trabalhar até, só que como todo mercado o horário era puxado. Durante o meu trabalho apareceu um homem, o marido de uma prima minha para ser mais sincero, e me ofereceu uma oportunidade aparentemente ótima. Procurei ajuda de colegas e familiares e eles me incentivaram e apoiaram a aceitar a proposta. Procurei o RH do mercado e expliquei a situação, ele bem compreensivos até disseram que se eu quisesse voltar futuramente era só avisar porque gostaram de mim e me desejaram boa sorte. O período que fiquei nesse mercado foi de aprox. 1 mês e meio.
    Nesse outro serviço me colocaram para treinar em outras empresas, até porque na empresa eu seria o primeiro do setor, e isso sem assinar minha carteira. Depois de 2 meses assinaram e então fiquei mais 4 meses por não me adaptar e por conta que estava começando a ficar com tendinite nas costas, por ter que me esticar muito para apanhar as peças e pelo trabalho repetitivo. Era o setor de sublimação de um confecção.
    Depois desse fui trabalhar perto de casa, mas também não durei muito. Cerca de 2 meses e meio, mas fiz uns serviços por fora de descarga quando ele precisava. O motivo da demissão que ele disse era que tinha muito funcionário e que as vendas não estavam boas.
    Depois de quase 1 ano sem conseguir emprego, fui contratado em uma fábrica. Foi onde fiquei mais tempo e mesmo assim não muito, fiquei 11 meses. Apesar de saber que já tinha tido indícios de tendinite e também saber que não sou muito ágil para trabalhar em fábricas, pois sou perfeccionista, eu aceitei pelo desespero e pelo fato de que na entrevista me disseram que era bom que eu fosse perfeccionista, pois diziam eles que valorizavam mais a qualidade do que a quantidade. Lá dentro fiquei até responsável por parte da supervisão do setor, mas começou a tendinite novamente, só que dessa vez de forma insuportável. Fui em médicos mas nenhum deles diagnosticaram nada. Fui demitido sem nem explicação do porque.
    Agora estou mais responsável, me profissionalizando com curso de Tec. de Adm pelo SENAC, estudo inglês pela internet, já alcançando o nível intermediário e buscando entrar mais afundo no que posso. Acabando o curso já irei me inscrever em outro. Também estou querendo mudar de área, já que não me dei bem nas áreas que trabalhei (produção), sendo assim busco algo mais pro intelectual, como finanças, marketing, logística e até mesmo RH.
    O ruim é o currículo com esse monte de informação de desvalorização e quando chega na entrevista nem sei como responder ou agir direito. Por isso queria alguns conselhos, até mesmo de respostas pra dar numa entrevista.

    Desculpe o texto imenso, sou bem explicativo nas coisas.

    Curtir

    1. Boa noite Bruno! Tranquilo, sinta-se sempre a vontade para escrever quando desejar.
      Vamos lá, quantos anos tu tens? Caso seja novo, acredito ser entendível as diversas mudanças de emprego. Haja vista, que ninguém nasce aprendendo tudo neh? Porém, tome cuidado para que em futuros trabalhos, o tempo de permanência não seja pequeno. Como fazer isso? Um passo importante tu já deu: qualificação. O segundo é selecionar a empresa e o setor que deseja trabalhar. Pelo visto, o curso te abriu opções de trabalho que antes seria difícil para ti acessar. Assim, procure perto de onde tu mora, ou em algum local que seja de fácil acesso pra ti empresas que tenham vagas que adequem ao que tu busca. Depois que tu conseguir, agarre a oportunidade com as duas mãos. Nem tudo são rosas, em todos os lugares haverá problemas e dificuldades, engolir sapos fazem parte de um início de trajetória. No entanto, pense que sempre sua carreira tem que evoluir, assim, se sair, o motivo deve ser sempre para o crescimento. Em explicações futuras fale sempre no positivo das saídas futuras que poderá ter.
      Sobre as saídas que teve até agora, coloque que foram importantes para compreender o mercado de trabalho que havia necessidade de qualificação extra para possuir empregabilidade.
      Boa sorte! Sempre que precisar escreva.

      Curtir

  121. Boa tarde!
    Gostaria de saber se dessa forma acabei sujando minha carteira?
    Trabalhei 9 meses em uma empresa, porem pedi as minhas contas por motivos pessoais. Logo em seguida comecei em outra, porem acabei não passando na experiencia e fiquei apenas 4 meses. Arrumei um ano passado, e fiz acordo para me mandarem embora pois a empresa estava uma zona e não cumprindo com o combinado a meses. Então com 10 meses me mandaram. Estou com receio das próximas empresas, não contratarem por esse quesito.

    Curtir

    1. Bom dia Carolina, é uma situação complicada! Observe isso nas próximas empresas que trabalhar, pois é uma situação que ficará difícil para ti explicar. Deverá colocar que optou por sair para buscar oportunidades melhores. E na próxima vez, selecione a empresa, isso mesmo, procure uma empresa em que tenha uma cultura parecida com a tua. Procure referências da empresa antes de começar. E quando entrar na empresa, lembre-se: nem tudo são flores! Engolir alguns sapos faz parte do dia-a-dia. Boa sorte. Abraço

      Curtir

  122. Trabalho pra tim na agência de telermaketing,tou em experiencia ….e logo quando entrei passei um plano sem a autorização do cliente,posso levar uma justa causa por isso?devo sair logo?ou não da deles descobrirem?tenho 18 anos e é a minha primeira assinatura na carteira,vou suja minha carteira se leva uma justa causa agora?e agora que to com um mês na empresa

    Curtir

    1. Thay, boa tarde. Obrigado por escrever. É uma situação complicada. Sugiro procurar seu superior para conversar bem, converse com ele. Diga sobre seu receio. Erros acontecem. É o primeiro que comete? Se sim, acredito que possa haver meios da empresas reverter o erro sem prejudicar o cliente. Há quanto tu estas nesta empresa? Não se precipite, na minha opinião, se não conseguir conversar com seu superior sobre o assunto, aguarde. Aguarde pois se era para ser justa causa, isso já poderia ter ocorrido. Fique calma. Me mantenha informado. Abraço

      Curtir

  123. To indecisa o que devo fazer já falei com a minha supervisora e ela disse pra mim não pedir pra sair agora,mais não quero levar justa causa?o que você acha Junior?

    Curtir

  124. Boa noite o que faser uma impresa assinou minha carteira e ja fais um mes e nao fui chamado o que devo faser?

    Curtir

    1. Joselandio, boa noite. Procure a empresa o mais rápido possível. Não deixe que uma situação desta lhe traga problemas futuros. Você foi selecionado, aprovado e ainda não se apresentou a empresa? O porque isso? Tire saber isso. Boa sorte.

      Curtir

  125. Olá, estou trabalhando tem dois meses de carteira assinada, porém não estou gostando do emprego, sou operador de caixa em uma loja de produtos agropecuários, e o serviço é de muita responsabilidade, entro ás 7:00 e saio ás 18:00 e no sábado das 7:00 as 12:00. Recebo um líquido de R$900,00 incluindo um quebra de caixa o que eu não sei se é o mesmo que hora extra, pois ultrapasso muito as 40h semanais. E outra, sem contar que na loja estou um um pouco incomodado com o cheiro dos agrotóxicos que ficam expostos, fico com uma irritação no nariz e garganta. Sei que antes de vir pra cá já deveria saber, mas foi meu primeiro emprego não tinha experiência pra ter a ideia de conhecer a empresa antes de aceitar o emprego. Bom, então gostaria de saber o que você acha se eu sair agora, sujaria minha carteira de trabalho ? Será que ficaria mais difícil para arrumar outro emprego ?

    Curtir

    1. Francisco, procure outra oportunidade antes de sair. Hoje o mercado está escasso de boas vagas. Aproveite para aguentar o máximo que der. Não haverá emprego perfeito, por isso, as vezes engolir alguns problemas irão fazer parte. Não se preocupe, pois, para pessoas boas e sérias sempre haverá um bom lugar reservado. Tenha paciência. Boa sorte.

      Curtir

  126. É o seguinte trabalho 1 semana em uma empresa que me contratou como profissional de refrigeração mas ao invés disso eu faço tudo, desde retirar entulho a objetos espalhados pelo local que é enorme o que não tem nada haver com meu trabalho, não foi passado isso na entrevista e até hoje não fiz manutenção alguma em ar-condicionado, e ai o que fazer ? não consigo me adaptar pego muito peso e estou frustrado por ter feito o tal do técnico em eletrotécnica e não ser reconhecido,paguei crea ainda por cima.

    Curtir

    1. OLá Tear, é uma situação complicada mesmo. Vamos com calma. Sugiro procurar outra oportunidade antes de pedir para sair. Talvez a empresa esteja te testando, mas isso é uma suposição. Se encontrar uma posição melhor, vá em frente!

      Curtir

  127. Em 2012, uma colega de curso de assistente administrativo me indicou ao tio dela que era micro empresário em empresa de serviços de limpeza de piscina. Enfim envie meu currículo, entre outubro e novembro entraram em contato pra entrevista. No final de Dezembro entram em contato informando que fui selecionada. Em Janeiro de 2013 começei trabalhar é fiquei até o começo de Fevereiro, antes de iniciar a escola sendo meu último ano do ensino médio sendo vespertino meu diretor disse que não tinha mais possibilidade de trocar meu horário pra o noturno e queria tá minha transferência então optei por terminar meu estudos. Ou seja fique com mês de carteira assinada. É desde dela não consegui arranjar emprego de carteira assinada. Já entreguei é enviei vários currículos é nada. Isso também aconteceu com minha prima mais ela conseguiu ser empregar novamente. Eu queria que vc me ajudassem.

    Curtir

    1. Ana, bom dia! Em primeiro lugar, fique tranquila, o desespero não ajuda nestas horas. Procure trabalho então em uma empresa que precisa muito de empregados e sempre tem falta, como supermercados, por exemplo. Talvez nestas empresas seja mais fácil para de conseguir trabalho e conseguir experiência. Não há trabalho perfeito, por isso, muitas vezes engolir alguns sapos será fundamental. Depois de criar experiência de 1 ano ou mais, ai comece a procurar um trabalho que seja de acordo com teus anseios de carreira. Boa sorte!

      Curtir

  128. Olá , trabalho a 9 meses porem foram me registrar aos 7 meses , meu patrão não é certo comigo , quero sair por essa justa causa , pois não não me paga o salario do registro e ainda da a conta do inss para eu pagar .agora se eu sair minha carteira vai manchar

    Curtir

    1. Olá Tamiris, situação complicada mesmo. Procure outro trabalho antes de sair deste. O mercado de trabalho hoje não está tão favorável ao emprego, então, procure outra empresa antes de sair. Procure uma empresa onde tenha boas referências dela, selecione o trabalho antes de este te selecionar!!!
      Se tu sair em pouco tempo só desta vez, acredito que não irá manchar sua carteira, mas lembre-se de nas próximas seleções justificar bem estes motivos de sua saída. E ressalte também que pensa em sair para ter uma oportunidade melhor de trabalho e um emprego que ofereça chance de crescimento. Boa sorte.

      Curtir

  129. Olá amigo. Estou na seguinte situação: em meu último emprego, fiquei 13 anos atendendo o mesmo cliente. Os serviços foram migrados para outro país, e o time foi desfeito (fui desligado). Surgiram várias entrevistas, e recebi a aprovação de uma empresa, onde o salário é 32% menor do que no meu último cargo (a diferença é considerável, o salário é de 5 dígitos).

    Após completar uma semana de treinamento para começar as funções na nova empresa, fui convocado para a última etapa de um outro processo seletivo do qual estava participando, onde o salário é o mesmo da minha empresa anterior, o que dá uma boa diferença. É uma grande empresa, porém o mesmo cargo.

    Nessa situação, caso eu peça desligamento da atual empresa com apenas 1 semana de carteira assinada, como fica? Fico “queimado”? Porque nem colocaria essa empresa no currículo, pois o período foi muito curto. E depois, caso apareça uma futura entrevista, o entrevistador não olharia minha carteira, mas apenas o RH após eu ser aprovado para assinar a documentação, certo? Como proceder?

    Grande abraço e parabéns pelo blog.

    Curtir

    1. Olá Fabio,
      Interessante situação. Sua experiência de mercado é considerável e esta bagagem não deve ser desperdiçada para obter novas oportunidades. Assim, se o seu objetivo é mudança de setor/ramo, a questão salarial não é tão preponderante pela mudança (ou não deveria ser). No entanto, se esta nova oportunidade que conseguiu é no mesmo ramo econômico, e é seu objetivo seguir nele, aproveita a oportunidade. Ainda mais, se o salário é fator de motivação e de decisão de local de trabalho.
      Essa situação pode ir sim ao seu currículo, afinal, tu teve competência de ingressar em uma empresa, e não ficou nela por outra oportunidade melhor e mais vantajosa. E que era também uma opção, assim, tu podes esclarecer a futuras seleções que estava com duas empresas prospectadas para trabalhar, e a opção foi pela melhor. Omitir é pior que mentir, assim, registro esta rápida passagem pela empresa que está saindo no currículo, não como experiência, mas como uma passagem. Algo sim, em considerações gerais poderá escrever isso.
      Boa sorte! Obrigado. E seja sempre bem vindo ao blog. Qualquer coisa, volte a escrever.

      Curtir

  130. Olá Junior!
    Gostaria da sua opinião, pois trabalhei durante 4 anos em uma industria de alimentos e passado esse tempo teve um corte de funcionários na empresa e infelizmente fui desligado.
    Entrei em outra industria, porém não me adaptei e após 4 meses pedi demissão.
    Agora estou com um certo receio perante o mercado. Ao ir em entrevistas minha justificativa é a busca por novos desafios.
    Será que sujei minha carteira com esta atitude? mesmo tendo 4 anos de experiencia anterior?
    Tem alguma sugestão Junior para esta situação?
    Agradeço a atenção!
    E obrigado pelo blog! Abraços!

    Curtir

    1. Olá Jefferson,
      Boa noite. Desculpe a demora, estava em viagem. Mas vamos lá!
      Tome cuidado nas suas explicações, a colocação sempre deve ser positiva. “Mudei porque queria melhorar”. “Mudei pois percebi que não iria ter sucesso dentro desta empresa devido a sua cultura”. Encontrar uma cultura diferente do que imagina é normal ao se chegar a uma empresa. Por isso, sempre é muito bom selecionar a empresa antes de entrar. Isso não é fácil, porém, admitir que pode ter ocorrido um equívoco é também pensar positivo. Como está procurando trabalho dentro de um mesmo segmento, sua experiência de 4 anos pesa muito favoravelmente. Por isso, aproveite ao máximo essa sua situação a seu favor. Faça destes 4 meses como apenas um lapso dentro da mudança que está procurando em sua carreira profissional. Boa sorte! E seja sempre muito bem vindo ao meu blog.

      Curtir

  131. Olá Junior,
    Eu trabalhei 3 anos em uma multinacional na área de compras, era um serviço que eu amava, com a crise, em 2015 fizeram algumas reduções no setor e me demitiram, após a demissão até me ajudaram me indicando um emprego em um cargo de liderança de uma empresa terceirizada, com 8 meses essa empresa terceirizada venceu o contrato e eu fui contratado pela nova empresa que assumiu o serviço, já estou a 6 meses nessa nova empresa, mas desde a primeira empresa terceirizada não me sinto a vontade no emprego, não me sinto feliz profissionalmente, mas continuo levando as coisas e segurando a barra por causa do senário do país . Por outro lado continuo investindo em estudos, principalmente em áreas ligadas a compras, estou a procura de novas oportunidades nessa área. Gostaria de uma opinião sua, o que acha que posso fazer para me realocar mais facilmente na área que gosto novamente? Você acha que se eu sair novamente dessa empresa com uns 8 meses de carteira assinada, sujarei minha carteira?

    Curtir

    1. Olá Daniel, a situação no país não é favorável! Por isso, como tu já tem passado por estas mudanças (ou seja) está sentindo na pele a crise, sua motivação é importante para o sucesso, então procure outro emprego antes de sair. Pelo seu relato, há uma boa bagagem de experiência, o fato de sair com 8 meses não representa muitas perdas a sua trajetória. Deve ter o cuidado de sempre explicar as saídas com sinceridade e que quer boas oportunidades e melhor colocação. Boa sorte.

      Curtir

  132. Boa Tarde Junior,

    Eu gostaria de entender melhor como o funcionário é avaliado nos 3 meses de experiência quando o funcionário entra na empresa. Eu cometi alguns erros na primeira semana porque eu não tenho experiência com documentação societária e só tive 2 dias de treinamento. Também encontrei um curso de 8 horas que ensina sobre esse tipo de documentação, mas preciso saber se eu ainda tenho chance de mostrar meu desempenho na empresa ou se eles vão levar em consideração só a primeira semana de trabalho, sendo que na entrevista e na integração disseram que se não for bem, eles pedem para trocar depois dos 3 meses.
    Desde já agradeço pela atenção,
    Aline Assunção de Paula

    Curtir

    1. Olá Aline
      O método de avaliação é de acordo com cada empresa. Em geral, as empresas buscam nos funcionários a adaptação ao ambiente de trabalho, além disso, avaliam se a pessoa sabe fazer o que foi designado, e se está disposta a fazer melhor e sempre o melhor. Nesse seu caso, busque conhecimento de noite, fim de semana e agarre o trabalho com firmeza. Se ver que não te darão a chance de continuidade e de aprender mantenha a calma. E se não der certo ali, selecione melhor a empresa. Não esqueça de neste trabalho atual de mostra força de vontade!
      Boa sorte.

      Curtir

  133. Olá Junior, Boa Tarde!
    Eu gostaria que você esclarecesse uma dúvida minha.
    Eu comecei a trabalhar no mc no horário das 17h as 00h (meu primeiro emprego), porém, como pretendo estudar a noite, não daria certo continuar no mc, pois eles não poderiam me garantir troca de turno para que eu pudesse estudar, então eu resolvi ir atrás de outro emprego com horário comercial. Foi então que eu consegui em um fabrica, saí do mc com 14 dias trabalhados e carteira assinada, e iniciei nesta fabrica. Porém, com 1 semana de serviço, fui demitida, eles alegaram que eu não era o perfil que eles estavam procurando naquele momento e que eu não era tão rápida quanto eles precisavam que eu fosse. Só que nessa 1 semana, eles assinaram minha carteira.
    Então minha dúvida é o seguinte: minha carteira está manchada ou tem como eu contornar a situação ? Pois estou com medo de não conseguir nenhum outro emprego por conta destes 2 registros curtos.

    Curtir

    1. Carla, boa noite. Situação complicada. Sugiro procurar uma empresa e um trabalho com atenção para não errar. Enumere àquilo que mais valoriza e que mais precisa hoje. Ficar trocando de galho em galho não é bom. A melhor afirmação é justicar que esta começando sua trajetória e que está errando até encontrar aquilo que te disse: um trabalho definitivo e ideal.
      Boa sorte.

      Curtir

  134. TRABALHEI QUASE 11 MESES EM UMA EMPRESA E SEGURARAM MINHA CARTEIRA DISSERAM QUE SO PODERIAM REGISTRAR DEPOIS DO DICIDIO ENTÃO TERIA QUE ESPERAR MAS QUE EU RECEBERIA OS DIREITOS NORMALMENTE DESDE O PRIMEIRO DIA DE TRABALHO … QUANDO PROCUREI SABER DA MINHA CARTEIRA ELES DISSERAM QUE ESTAVA EM OUTRO LOCAL QUE IRIAM ME ENTREGAR MAS QUANDO ESSA CARTEIRA CHEGOU NAS MINHAS MÃOS ESTAVA REGISTRADA COM APENAS 14 DIAS DE TRABALHO , QUESTIONEI DISSERAM QUE EU NÃO TERIA DIREITO A NADA PORQUE TINHA APENAS 14 DIAS QUE FOI OQUE COLOCARAM NA CARTEIRA , PERANTE A JUSTIÇA DO TRABALHO RECEBI MEUS DIREITOS MAS NÃO OBRIGARAM A EMPRESA A ARRUMAR AS DATAS DE SERVIÇOS PRESTADOS E AGORA ESTOU TENDO DIFICULDADES DE INGRESSAR EM NOVAS EMPRESAS

    Curtir

    1. Boa tarde, Ricardo. Resolver isso agora será uma grande questão. Porém, explique isso a futuras seleções. Tu tens algumas outras experiências? Se tiver, aproveite elas para argumentar sobre suas qualidades. Em experiências futuras tome cuidado, a empresa não pode ficar mais de 48 horas com a tua carteira.
      Sempre tenha em mente que suas saídas são para melhorar. Para buscar melhores oportunidades e em melhores lugares de trabalho. É difícil reaver estas datas em sua carteira. Boa sorte em próximas oportunidades. Mas, me relate mais sobre suas experiências anteriores para poder ajudar.

      Curtir

  135. Olá, Boa noite.

    Trabalhei por 4 anos em uma empresa na área de segurança, fui desligado da empresa por motivos financeiros, pois a mesma estava passando por situação crítica e resolveram cancelar algumas áreas dentro da empresa, logo que sai em um mês já comecei em um novo emprego, como atendendo de call center de uma empresa provedora de internet, não estou me adaptando a esse novo emprego, estou nele há dois meses, o que me sugere? Um pedido para ser desligado, atrapalharia para futuras contratações?

    Curtir

    1. Boa tarde Ricardo, sugiro aguentar um pouco mais e ir procurando outro emprego. O momento hoje não está para aventuras. Por isso, aguente o máximo que puder. E ao sair busque oportunidades de melhoria que se adeque ao seu perfil. Não perca nunca as esperanças, boas oportunidades aparecem para as boas pessoas. Como tens uma experiência grande em um trabalho, procurar nesta experiência será mais fácil. Explique sempre em suas futuras seleções que saiu por questões de mercado, e não por questões de vontade pessoal ou de outras questões da empresa. Então boa sorte.

      Curtir

  136. Boa tarde, meu caso é bem complicado entrei em uma empresa e estava indo muito bem qndo estava com 1 mes e meio fui chamada para um processo seletivo em uma empresa que eu gostaria muito de trabalhar, tive entao que mentir na empresa que eu estava para poder ir no processo seletivo da outra, meu chefe descobriu e por vingança me demitiu, e não consegui o emprego nessa que fiz o processo seletivo. Depois fui a uma entrevista numa empresa e fui contratada a pricípio era pra minha area que é administrativa, mas qndo comecei a trabalhar assinaram minha carteira com um cargo que não tinha nada a ver com a minha área pedi para mudarem e não aceitaram, sem falar que a empresa era horrível de trabalhar o patrão tem inumeros processos judiciais de funcionários inclusive por agredir fisicamente uma funcionaria, pedi então para sair quando encerrou meu contrato de experiência de 45 dias, então por falta de opção procurei uma empresa que eu ja tinha trabalhado anteriormente para saber se tinha uma vaga para mim, tinham vagas mas não na minha área entao pedi que pudesse voltar mesmo não sendo oque eu queria e quando surgisse uma oportunidade poderiam me encaixar com 2 meses de trabalho eu não estava gostando nada do que estava fazendo e percebi que a empresa estava com serios problemas financeiros atrasava muito o pagamento e sofria serio risco de falência entao pedi pra sair e estou agora com esses três registros horríveis em minha carteira… que falta de sorte oq fazer em uma situação como essa quando me perguntarem o porque disso tudo?

    Curtir

    1. Boa tarde Camila, procure ficar calma e pensar com inteligência fará você procurar uma boa oportunidade. E sempre explique com sinceridade assim como me relatou, sempre haja com sinceridade e explique sempre que quer fazer pelo melhor e buscar boa ações de trabalho. Mentir é um erro. Errar na carreira é comum, porém, não persista no erro. Selecione a empresa antes de ela te selecionar, ou seja, procure boas empresas para trabalhar. Boa sorte!

      Curtir

  137. Oi! O meu nome é Cleber. A um mês atrás consegui uma vaga como trabalhador florestal em uma empresa de celulose.Passei em todos os exames e fiz o treinamento que durou uma semana. Depois do treinamento,eles assinaram a minha carteira. Na semana seguinte comecei a trabalhar. Trabalhei só 28 dias,depois disso fui no escrito da empresa e pedi demissão. Motivo: No treinamento eles não me falaram que nos iriamos ter que trabalhar debaixo de chuva,e o lugar onde eu estava trabalhando era muito perigoso esta correndo o risco de ser picado por cobra,bicho pessoento,estava correndo o risco de ser atingido por raio ou sofrer um acidente pois nas áreas onde eu estava trabalhando nem as maquinas conseguiam se locomover lá e outra..eu tinha que levantar todos os dias 4:00 horas da manhã para pegar o ônibus as 5:00.Além disso o trabalho era muito pessado eu estava na área da silvicultura,estava mexendo com roçada adubação manual entre outros.. se começasse a chover nos não podia parar com a tarefa a não ser que fosse uma tempestade( MUITO )forte. Eu estava trabalhando e estudando a noite, estou terminado o ensino médio na verdade já era pra mim ter formado..pois estou com 20 anos.O problema é que eu tinha tira meus documentos recentemente,estou preocupado..isso pode sujar minha carteira? já que eu nunca tinha trabalhado fixado antes.

    Curtir

    1. Boa tarde Cleber, interessante a situação, porém, hoje o mercado está difícil, e sua situação ali é muito complicada mesmo. Sujar a carteira é entrar e sair de trabalhos em pouco tempo. Por isso, selecione a empresa antes de entrar lá. Procure algum trabalho que goste e se sinta a vontade. Procure um trabalho que se encaixe nos teus horários. Cuide para não buscar tantas justificativas para sempre largar um trabalho. Boa sorte.

      Curtir

  138. Boa noite, gostaria de uma opinião….
    Sou formado em Eng Mecanica, fiz somente o estagio durante 1 ano e 7 meses em uma empresa grande (sai em dez/2016) e nao fui efetivado lá e até esta semana nao tinha conseguido nada.

    Porém, nessa semana consegui um cargo de Auxiliar de Montagem (mais no chão de fábrica) de uma empresa pequena, e começarei na segunda feira; este cargo poderia ser ruim para a minha carteira de trabalho e curriculo? Ou experiencia é valida para todo cargo? (pois acredito que estou fazendo o certo em pegar experiencia, já que começo agora a minha carreira, mesmo sendo um cargo inferior a minha formação), e esta empresa é perto de casa.

    E também fui indicado para uma vaga de uma empresa grande, mas para outro campo – na área mais comercial telefonica desta empresa grande. Porém para começo em Agosto somente e é em outra cidade, longe, teria que morar lá.

    Caso eu consiga passar no processo desta empresa maior, seria ruim eu sair da empresa pequena para ir trabalhar em uma empresa maior? O que isso poderia impactar na carteira de trabalho e CV?
    O que poderia falar na entrevista caso me perguntassem porque quero sair da empresa pequena e ir para um cargo mais comercial nessa empresa grande, por exemplo? Posso falar que é para crescimento profissional?

    Obrigado desde já.

    Curtir

    1. Boa tarde Bruno, interessante situação. Porém, tome cuidado com a construção da sua carreira. Opte por uma trajetória única – ao menos no início de sua carreira. Depois poderá optar em buscar diversificação. Penso que estar em uma grande empresa é muito bom, pois é a possibilidade de crescer dentro da empresa. Assim sendo, penso em ser uma boa opção ir para uma empresa maior. Sacrifícios são importantes no inicio de carreira. Pense que o futuro poderá ser importante no início ter passado algum momento de aperto. Por isso, mesmo que seja em uma área um pouco diferente de sua formação, se a empresa é grande haverá a possibilidade de um dia algum crescimento. Converse com amigos sobre esta empresa, pesquise um pouco mais sobre ela, saiba mais informações, saiba se será possível algum dia crescer. Boa sorte.

      Curtir

  139. Boa tarde ! Gostaria de uma opinião ,
    Trabalhava em uma firma terceirizada como operador , serviço temporário .
    Assim que terminasse o contrato eles iam me efetivar , só que como não teve vaga no momento não fui efetivada.
    Sai em fevereiro, fiquei procurando emprego nada de aparecer ,
    ate que apareceu em uma farmácia, entrei levei os documento tudo, assinaram minha carteira . Só que lá é só o salario
    Assim que eu entrei na farmácia , a firma terceirizada me ligou pra mim volta efetiva , pedi demissão desse emprego pra mim voltar como operador, sera que sujei minha carteira ?

    Curtir

    1. Boa tarde Bianca, tudo bem? Mudar de emprego toda hora pode ser ruim sim. Porém, se as oportunidades são boas, aproveite a melhor. Progredir sempre é bom! Então, se tua saída para é para melhor, isso é fácil de justificar em futuras seleções. Boa sorte!

      Curtir

  140. Sou Engenheiro de controle e automação, como o mercado estava ruim, acabei aceitando o cargo de gerente de produção para colocar ordem na casa, durante meu contrato de experiência, organizei o ambiente de trabalho baseado no 5s, implementei segurança no trabalho, defini cargos e responsabilidades, diminui o tempo de entrega e o desperdicio, aumentei o rendimento geral, implementei treinamentos e o mapa de risco, dentre outras coisas, ao termino do contrato de experiência, me ofereceram trabalhar por contrato de projeto, assim fui demitido, sob a alegação de que a esposa de um dos sócios precisava de emprego, porem isso pode sujar minha carteira?

    Curtir

    1. Alexandre, é uma situação complicada mesmo! Pela sua descrição, houve um grande erro de gestão da empresa, e tu não deveria temer nada. Porém, a empresa poderá não dar estas mesmas explicações para quem for ligar para lá pedindo informações suas, e isso pode ser ruim pra ti. Tente explicar bem esta situação e valorize seus pontos em outros trabalhos que foram importantes para e que poderão dar boas referências. Tome cautela, pois a situação é complicada mesmo. Abraço e boa sorte.

      Curtir

  141. Boa noite, trabalhei dois dias em uma empresa e recebi uma outra proposta de outra empresa , pedi pra sair para ir para a outra empresa e agora a primeira empresa esta querendo minha carteira pra dar entrada e saida. Só que eu não quero dar minha carteira pra ter um registro de dois dias nela. Isso de alguma forma pode me prejudicar? Posso ter problemas depois por não ter esse registro de dois dias? A empresa pode me prejudicar por não entregar a carteira?

    Curtir

    1. Olá Wagner, não pode te prejudicar diretamente, mas irá sim sujá-la por isso. A empresa pelo certo tem que te registrar. Mas conversa com eles, e veja se há boa vontade em ajudar. E em futuras seleções explique que tu saiu para uma situação melhor e mais confortável para progredir. Boa sorte!

      Curtir

  142. Olá Wagner , estou trabalhando em uma nova empresa do ramo de seguros , sendo que nunca havia trabalhado antes , estou apenas 1 mês nesta empresa e ainda nao consegui me adaptar neste atual seguimento, minhas experiências anteriores sao também de poucos meses ( 4 , 7 , 9 , 1 ano e 2 meses ) , ou seja nao fiquei por muito tempo nas anteriores , queria saber se caso nao passar pela experiência minha carteira vai ficar mal vista . Me ajuda , pois estou em um segmento que desconheço totamente e nao tive um treinamento adequado , e ainda por cima há desvio de função, atualmente na minha carteira assinaram como Auxiliar Administrativo , mais trabalho mais na parte de comercial como vendedora , nao estou me sentindo bem nessa empresa , me sinto frustrada , nao sei o que fazer ! Ja pensei em pedir para nao renovarem o contrato de experiência mais tenho medo de sujar a minha carteira .

    Curtir

  143. Olá,meu primeiro emprego trabalhei 1 dia de atendente e não me adaptei ao cargo e pedi demissão ,anotaram na minha carteira de trabalho mas não assinaram, porém colocaram um carimbo de cancelado na carteira. Tenho medo de não conseguir arrumar outro emprego.ficará suja? Posso tirar outra ?desde já agradeço

    Curtir

    1. Olá Tainá, isso é uma coisa que a empresa não deveria fazer, porém, como já foi feito, não há muito o que fazer. A melhor forma é tu explicar o que ocorreu e comentar que não se adaptou. Ficará nítido que tu não gostou e a empresa também foi de má fé, pois não precisava fazer isso. Dá próxima vez, mantenha sempre a visão de que deve procurar um trabalho em que goste e que vá se sentir bem e conseguir se manter com o que ganhar! Boa sorte.

      Curtir

  144. Opa, eu trabalhei por duas semanas como operador de caixa. Eu tenho diabetes e quando consegui esse cargo, minha saúde estava bem ruim e não consegui conciliar as duas coisas. O problema é q agora q estou melhor, não consigo passar em nenhuma entrevista. Será q isso influencia tanto? Será q acham q sou um mal funcionário ou tem medo de ter um funcionário com problemas de saúde?

    Curtir

    1. Olá Jorge, quanto tu ficou neste trabalho? Evidencie tuas qualidades e mostre que tem interesse em crescer na vida e desempenhar um bom trabalho. Ninguém irá de pronto te questionar sobre problemas de saúde, então, não evidencie isso. Faça cursos online e busque sua qualificação para progresso profissional. Boa sorte!

      Curtir

  145. Ola boa tarde eu entrei em uma empresa de hotelaria ai n me adapitei ao frio,a minha sinusite voltou entao pedi demissao com 8 dias e agora n consigo arrumar outro.
    Vc pode me dizer oq esta acontecendo.
    Eles assinaram e eu fiquei apenas 8 dias.

    Curtir

    1. boa tarde! Jessica, procure qualificação e procure empregos abertos que possa se encaixar. Deixe teu currículo mais recheado de qualificações e isso poderá te ajudar na hora de enfrentar entrevistas. e também demostre sempre o interesse em aprender e crescer. boa sorte.

      Curtir

  146. Olá, Junior! Eu ainda estou em um período de atestado mas não afastado pelo inss pois a pericia foi negada. Então me surgiu uma nova proposta de emprego. Se eu pegar alta com o médico e me demitir pode sujar minha carteira?

    Curtir

    1. Olá Jefferson, sempre quando há progresso e melhoras, não suja sua carteira. No entanto, qual o motivo de seu afastamento e qual o motivo da sua alta? Isso pode ser interpretado como um motivo para se afastar para procurar outro emprego. E isso não pega bem. Porém, quando se é bem explicado as coisas, e os motivos são verdadeiros, acredito que não irá sujar sua carteira. Boa sorte!!

      Curtir

  147. Boa noite Junior, eu tenho uma dúvida sobre direitos trabalhistas. Eu trabalho em um banco como Analista de Operações terceirizado e eu preciso saber se a empresa é obrigada a contratar o funcionário terceirizado quando todo mundo que trabalha lá mesmo sabendo que é crime o assédio moral, faz o funcionário terceirizado passar por situações de constrangimentos com indiretas! Desde já agradeço pela atenção.

    Curtir

    1. Olá Aline, tudo bem?Desculpe a demora, troquei de emprego recentemente e estou me adaptando a nova cidade, trabalho e a mudança.
      Pelo o que entendi, a empresa contratante assedia moralmente os terceirizados, isso? De qualquer forma isso não pode, não há nenhuma prerrogativa por ser terceirizado. Mas não confunda cobrança excessiva com assédio moral. De qualquer forma, procure seu empregador e relate o caso, no entanto, relato da forma proposita ou como comentário para não pegar mal. Boa sorte!

      Curtir

  148. Boa noite! Minha carteira foi assinada e com 20 dias do contrato de experiência fui mandada embora, não me deram motivo especifico mesmo eu perguntando! Gostaria de saber como posso recorrer a isso, pois minha carteira ficou “suja” (?)
    Desde já, agradeço.

    Curtir

    1. Boa noite Stefani, não há o que recorrer. Infelizmente se esta foi a decisão da empresa resta a penas a acatar. No entanto, procure sempre oportunidades e procure se qualificar para buscar o mais rápido uma recolocação. Explique a situação em futuras seleções e sempre mostre-se otimista e procure sempre querer crescer. Boa sorte!

      Curtir

  149. Junior, blz cara.
    Então, entrei em uma empresa e fiquei somente 10 dias, eles assinaram minha carteira, isso suja ela de fato? lembrando que tenho outros registros com experiências mais de um ano. E o que devo falar em futuras entrevistas?

    Curtir

    1. Lucas, explique as tuas boas experiências e ressalte a tua vontade de crescer e trabalhar em uma nova oportunidade. Valorize seus pontos fortes e enfatiza muito o fato de que sempre muda para melhorar. Acredito que possa ser esse o motivo de seu desligamento após 10 dias. Se der este foco, poderá ter boas chances de não ter este rótulo de sujar a carteira. ABraço!!

      Curtir

  150. Sou formada em ciências contábeis, durante o início do curso consegui bons estágios, no primeiro no setor contábil fiquei 7 meses e pedi para sair, pois tinha conseguido um outro em uma empresa multinacional no setor financeiro ( como estagiária também) e fiquei 2 anos, não fui efetiva porque a empresa é do governo e só ingressa como funcionário por meio de concursos, então acabei saindo em novembro/2015. Infelizmente com a crise fiquei desempregada aproximadamente 1 ano e meio. Ha 2 meses consegui o meu primeiro registro na carteira e estou atuando na minha área de formação, porém nao estou me adaptando a empresa no qual só trabalha família e os que não são rala em dobro (não me.importo desde que eu esteja aprendendo), o problema é que nesse setor eu fui contratada no lugar de duas pessoas que pediu demissão e ficou apenas uma que entende da área para me ensinar, mas ela parece ter medo de perder o cargo pois não me ensina nada além do básico e me limita em aprender coisas novas e me dá trabalhos fora da função, ou seja não aprendi nada além de coisas simples, já tentei conversar com o superior e ninguém entendem o problema é a defendem. Estou procurando algo novo mas já está ficando insuportável o trabalho e não estou conseguindo tolerar a falta de educação tbm… O que você pode me orientar?

    Curtir

    1. Maiara, a crise está grande. Sugiro que fique aí até encontrar outro trabalho. Procure em empresas onde possa buscar teu conhecimento e ganhar um valor justo. Não há lugar perfeito, assim, suporte o máximo para manchar tua carteira. Se esse é teu primeiro Registro aproveita o máximo. E aprenda ao menos o que não se deve fazer. Boa sorte.

      Curtir

  151. Olá eu saí de uma empresa pedi as contas com 1 mês e alguns dias pq fiz um curso com objetivo de expandir meu conhecimento na área, como explicar pro recrutador?

    Curtir

    1. Olá Isaías, necessitaria de mais informações, porém, observe para que em futuros trabalhos não saia por qualquer motivo. Explique que sempre quer crescer e sempre ir pra frente. Boa sorte.

      Curtir

  152. Boa noite Junior, eu preciso de uma ajuda em rh. Eu sinto que não estava indo bem na empresa, quando passou os 3 meses de trabalho eu escutei a coordenadora dizendo para o meu chefe ” você não pode desligar ela porque senão ela vai voltar e vai rir da gente. Já era a segunda vez que eu estava trabalhando para aquela empresa e eu que pedi o desligamento meses depois. Eu preciso muito saber se uma empresa de grande porte mesmo sabendo que o funcionário não está entregando o serviço seguraria por achar o funcionário pudesse voltar. Desde já agradeço pela atenção.

    Curtir

    1. Oiii Aline, acredito que se for de grande porte não. Haja vista que haveria diversas possibilidades para eles a substituição. Procura outro lugar antes de se desligar, o momento não está ainda de empregos em larga escala. Boa sorte

      Curtir

  153. Oi bom dia JUNIOR!!! trabalhei em uma empresa de calçados por 4 anos e 5 meses registrado na carteira, devido a uma queda na produção eles dispensaram eu mas umas 10 pessoas junto no processo, e isso foi no ano de “2014” dai para frente trabalhei com a minha esposa em um negocio que montamos juntos com o meu dinheiro do acerto da empresa que fui dispensado, como estava devagar no inicio do negocio tentei arrumar emprego novamente em “2015” na mesma função que trabalhava na empresa calçadista que fui dispensado, a agencia de emprego que fui procurar na época com a vaga da mesma função que eu trabalhava anteriormente, na hora da entrevista tudo estava correndo muito bem, eu tinha até a carta de recomendação da empresa anterior e tal, mas quando foram me perguntar o que eu andei fazendo neste tempo que eu fiquei sem registro, eu aleguei que estava fazendo bicos em “pet shop” até porque o negocio que montei com a minha esposa é um “pet shop”, só que eu trabalhava sem registro, dai a agencia disse que entraria em contato comigo, mas não entrou, dai pra frente no mesmo ano de “2015” os negócios no “pet shop” tinha melhorado bastante, dai então eu não procurei mais emprego, e fiquei trabalhando com a minha esposa (ainda sem registro na carteira) depois em “2016” veio a crise econômica no País e se arrastou até em “2017” e os negócios no pet shop não estavam muito bem, e em setembro de 2017 voltei novamente a procurar emprego (registrado) não só na função que trabalhava em “2014” mas em outras áreas também, só que até hoje eu ainda não consegui emprego, será que é porque eu não tenho registro desde o ano de “2014” ou será por causa da falta de emprego que assombra todo o nosso País??? Sou de FRANCA-SP e tenho 35 anos.

    Curtir

    1. Jean, bom dia! De fato período sem registro pode ser difícil para ti explicar ao entrevistador. No entanto, se tu de fato trabalhou, regista no currículo. Colocar que trabalhou como autônomo, ou como empreendedor é um ponto positivo. Demonstra pró-atividade e alguém que busca sempre melhorar. Explique isso, coloque a situação de ficar sem o registro como uma oportunidade de mostrar que tu não desanimou mesmo em uma situação ruim de crise. Pense nisso! Boa sorte.

      Curtir

  154. Boa tarde meu nome é luis to passando um problemão arrumei emprego numa area no ramo de segurança e por muito azar assaltaram meu ponto de trabalho no meu primeiro dia a policia pegou os muliantes ouve troca de tiro um dos bandidos quando estava sendo levado me ameaço pensou que foi eu quem havia chamado a policia ae pedi as contas com 3 dias de carteira assinada fui reprovado ja em 3 entrevistas …

    Curtir

    1. Luis, é uma situação muito complicada mesmo. Explique isso com sinceridade, prove o que fala é verdade. E mais, valorize tuas experiências anteriores, mostre que teve boas experiências. Pense nisso. E mais, aproveite para fazer cursos profissionalizantes e procure sempre crescer. Na internet há vários cursos online. Boa sorte.

      Curtir

  155. Boa Tarde,

    Tenho uma duvida com relação a carteira suja é o seguinte:

    Estava trabalhando numa empresa de TI e mudei para uma outra empresa concorrente, mas dias depois que eu mudei eu fiz uma entrevista numa empresa que eu gostei muito, mas não comentei com a empresa sobre a mudança de empresa nem falei das experiencias que estou tendo que iriam acrescentar muito.
    Bom eu passei e como consta na carteira que eu estou nessa nova empresa, gostaria de saber se é melhor dizer para o RH sobre a empresa mais recente que estou ou deixar eles perguntarem, a proposta era muito boa e fiquei tentado varios momentos em mencionar a empresa mas eu não disse.

    Obrigado

    Curtir

    1. Olá Fabio, desculpa a demora, estive offline estes dias. Acredito que deveria ter mencionado, mas de modo positivo, que estava crescendo e que havia ficado motivado em participar dessa nossa seleção para crescer ainda. Pois, tu pode comentar que estava procurando novas oportunidades, e “como haviam cessado as entrevistas, optou por assumir o emprego na concorrência, no entanto, após surgir essa nova proposta da sua procura por empregos, havia aproveitado a melhor oportunidade”. Dizendo e pensando assim tu poderia ter tido uma boa saída para responder esta questão sem entrar numa saia justa. Por isso, penso que deveria ter comentado, a sinceridade com inteligência é importante. Haja vista, que se tu não deixar claro isso, e se houver comunicação entre o departamento pessoal – RH e a tua área, poderão saber do emprego mais recente, e poderão interpretar mal a situação. Boa sorte! Mande informações.

      Curtir

  156. Olá,

    Fui contratada e depois de 2 meses e meio me mandaram embora antes de terminar a experiencia por que a empresa teve que fazer corte de custos. Eu não coloquei essa experiencia no meu currículo, por medo de acharem que fui mandada embora por outros motivos. Então se sou chamada para entrevista ou converso antes com o entrevistador eu falo sobre esse trabalho e porque me mandaram embora. Vc acha que devi deixar assim ou coloco a experiencia no curriculo, mesmo sendo pouco, mas foi numa área boa, só que foi curta e fico apreensiva com relação a só poder explicar o motivo da saída depois. Pois penso que nem me chamarão se verem que sai, pq tenho mais trabalhos q por motivos bons, digamos, eu tbm acabei tendo que mudar de emprego, etc. O que vc acha, coloco mesmo assim esse ultimo emprego no currículo?

    Obrigada!

    Curtir

  157. Olá, tenho 18 anos e fui contratada recentemente para meu primeiro emprego de carteira assinada (já trabalhei antes sem registro), estou a uma semana no serviço e trabalho em escala 12×36, fiz a entrevista em uma agência para a vaga de Operador de Loja e fui registrada para este cargo, só que por enquanto eu só fiz a função de Operador de caixa e estou achando muito cansativo ficar 11 horas realizando só está tarefa sendo que me foi dito que eu faria e aprenderia de tudo um pouco das outras áreas do supermercado, no começo estou sendo liberada no meu horário normal de saída às 22hrs mas já me alertaram que isso é só no começo e só poderei pedir transferência depois de três meses na empresa e ao sair 20 minutos a mais do meu horário normal eu já corro o perigo de não conseguir pegar o último ônibus para chegar em casa, irei voltar a procura de novos empregos e se achar pretendo sair desse, algum conselho por favor? Se eu sair e sujar minha carteira ficará mais complicada outra contratação?

    Curtir

    1. Larissa, obrigado pelo teu contato. O mercado de trabalho hoje está muito instável, por isso, sugiro que troque de trabalho quando conseguir outro. Procure, faça entrevistas e corra atrás de oportunidades melhores. Faça cursos (na internet tem muitos cursos de qualificação gratuitos ou baratos para atendimento, técnica de vendas e etc) e busque atuar em áreas em que se sinta bem, não vá para um trabalho que depois tu possa se arrepender. Por isso, busque na internet informações sobre tal trabalho. Há vários lugares onde pessoas cometam sobre cargos e funções, não exite em pesquisar antes para depois não sofrer. Pois, poderá sim manchar tua carreira pingando de emprego em emprego. Pense nisso. Ressalto, mais uma vez, que se puder permanecer por mais tempo neste emprego, permaneça até encontrar outro. Boa sorte! Volte sempre ao blog.

      Curtir

  158. Bom dia eu comecei a trabalhar numa empresa esse ano do dia 21 de maio e até 13 de junho no total 23 dias eu fui mandado embora por motivo que foi corte e tbem quebra de contrato aí quero saber se sujaram a minha carteira ?

    Curtir

    1. Marco, tudo bem? Esse tipo de experiência curta sempre nos deixam preocupados, porém, não desanime! Siga procurando e se qualificando. Siga sempre pensando que precisa melhorar e evoluir. Estes poucos dias podem sim ser problema, por isso, treine sempre muito bem como fazer para explicar isso em futuras entrevistas. Pense nisso. Boa sorte.

      Curtir

  159. Boa tarde.
    Minha situação e a seguinte , eu estava em uma empresa e pedi para sair, e esta empresa contratou a nova empresa para onde fui para poder prestar o serviço que eu fazia la, quero lembrar que foi de forma amigavel com todos, e apos 2 meses um antigo emprego me chamou novamente para exercer uma função de Gerente de 12 lojas, e o emprego de hoje eu sou analista 3 fico elaborando manuais, melhorias o sistema atual e soluções de BI

    Curtir

    1. Vinicius, boa noite! Acho que cortou a tua pergunta. Porém, a proposta parece ser muito boa, virar Gerente de 12 lojas é algo muito bom, desafiador e uma excelente oportunidade de aprendizado. Vá em frente! Boa sorte.

      Curtir

  160. Olá, fui chamada para trabalhar em uma empresa, só que a empresa estava em obras e tinha previsão para começar as atividades durante 1 mês, a empresa assinou a minha carteira e as atividade não começaram no mês previsto, pois tiveram problemas com o projeto da obra e iria demoram mais que o previsto, nisso se passaram quase 3 meses e a empresa resolveu assinar a rescisão, pois não tinha mais previsão pra quando seria iniciada as atividades e iria contratar novamente só quando as obras tivessem terminadas. Devido a essa situação minha carteira ficou suja e o que devo fazer?

    Curtir

    1. Olá Carla, situações assim sempre são complicadas. No entanto, é perfeitamente justificável. Acredito que em futuras entrevistas, leve sempre boas explicações, e fale com firmeza para que transmita credibilidade na sua versão. Assim, as chances de êxito serão maiores. Boa sorte.

      Curtir

  161. Olá, fiz capacitação para ser contratada omo aprendiz, estou na empresa já tem uns 7 meses, mas estou realizando trabalhos que não é para mim, ex: superviso, monitorias. e Já não me encaixo mas aqui, me tratam com indiferença. já conversei com o RH da empresa, mas não tomaram nenhuma providencia.
    Se eu pedisse o desligamento agora, sendo que meu contrato é de 12 meses; sujaria a minha carteira?

    Curtir

    1. Ruthe, boa noite. 4 meses passam muito rápido. Sugiro permanecer. Em um momento de dificuldades de trabalho, aproveite nestes próximos 4 meses para procurar algo melhor e que se encaixe nos teus anseios de crescimento e pela qualificação também. Do contrário, será difícil explicar essa situação em futuras entrevistas. Boa sorte!

      Curtir

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s