Santa Maria: Cidade cultura e turística

Geral, Política

Em primeiro lugar, Santa Maria tem potencial turístico e para ser uma cidade cultura. Recentemente participei e auxiliei a organizar um encontro de professores do MERCOSUL realizado aqui em Santa Maria e pude comprovar: Santa Maria é uma cidade turística. Minha parcela de contribuição ao encontro foi organizar um passeio turístico pela cidade.

Não sou de Santa Maria, mas a historia da cidade já esta arraigada em mim. Como guia do passeio pude sentir o quanto é rica em história Santa Maria. No roteiro passamos pela Gare, Vila Belga, Praça da Locomotiva, Basílica da Medianeira, Catedral, além de explicar os nomes das ruas, dos prédios antigos e de governo. No meio do passeio paramos em uma loja de artigos gaúchos para que os professores pudessem comprar lembranças da cidade – e gastaram muito.  Se tivéssemos mais tempo visitaríamos outros lugares, mas o que os professores viram já os encantou. Ao fim, tudo foi um sucesso!

A experiência na Argentina me mostrou que se põem e se agrega valor às coisas típicas de um lugar, cria-se uma magia que encanta qualquer um. Santa Maria precisa impulsionar seu ônibus turístico e precisa realizar publicidade para que nós. Isso mesmo para os habitantes da cidade, para que passem a valorar a cidade e que se habituem a viver com turistas ao redor. A professora organizadora do encontro que também acompanhou o grupo no passeio ficou encantada com o potencial turístico da cidade, é mais uma prova que pode dar certo.

Por fim, a iniciativa pública deve fazer frente e mobilizar a cidade. E nós, habitantes, devemos acima de tudo conhecer, entender e valorar a história, costumes e traços típicos da cidade e do Estado. Com certeza se a metade Sul do Rio Grande do Sul, que tanto reclama do empobrecimento que vive,  investisse de verdade em turismo poderá um dia voltar a ser uma região pujante! Essas mesmas palavras valem para minha adorada Quarta Colônia.

2 comentários sobre “Santa Maria: Cidade cultura e turística

  1. Muito bem Junior. E como tu mesmo falou, essas mesmas palavras valem para a quarta colônia. Nossa amada colônia italiana, acho que tem muito potencial também para receber turistas em parceria com Santa Maria. O motivo maior, não me resta dúvida, além de ser as belezas turísticas e gastronômicas é a simplicidade e a maneira da nossa gente acolher pessoas de fora. Receber bem turistas e cativá-los a voltarem visitar a região sabemos fazer muito bem, somo gente paciente e que ouve bastante as pessoas de fora. Minha estada por 2 anos em Silveira Martins me alertou para isso, mesmo sendo da região me senti um turista na cidade, não a conhecia anteriormente mas fui muito bem recebido e acolhido pelas pessoas que lá convivem, nem parecia uma cidade, mas sim um grande família.

    Curtir

    1. Grande Aluízio, vamos aguardar para que alguém algum dia mova-se em nossa região para que faça algo real em prol do turismo.
      Acredito que a indústria do turismo é a grande saída para uma cidade que já foi referencia de desenvolvimento como Faxinal do Soturno.

      Curtir

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s