Livro: O Pensamento Toyota

Administração

Em primeiro lugar um dos livros mais produtivos que li.

Satoshi Hino é ex-funcionário da Toyota e escreveu um dos mais completos livros sobre a empresa. Satoshi descreve o porque da Toyota ser uma das referências no ramo automobilístico em produção e gestão.

A leitura é muito técnica e cansativa. Ao fim de 10 páginas de leitura quase não se lembra da primeira devido ao número de informações contidas em poucas páginas. Satoshi analisa aspectos intangíveis, culturais e fatos históricos da Toyota, e por isso chama o livro de “O Pensamento Toyota”, pois acredita que a soma de todos estes fatores foram fundamentais para a atual situação da empresa.

Satoshi não poupa argumentos e números que comprovem seus argumentos de que a Toyota é uma das melhores organizações – quando se fala em gestão e produção. Satoshi ainda nos mostra as ferramentas utilizadas pela Toyota e que podem serem replicadas. Segundo ele, a Toyota é o que é hoje devido a cultura que existe no Japão e aos valores do seu fundador. A história começa quando Sakichi Toyoda pai de Kiichiro Toyoda instala industrias têxteis no Japão, e mais tarde quando seu filho Kiichiro abriu a divisão de automóveis dentro da compania do pai. Kiichiro era um japonês integro e sempre pensava a frente do seu tempo. Seu pai foi seu grande mestre e influenciador e até hoje a base dos valores da Toyota vem de Sakichi e Kiichiro. Satoshi Hino descreve em seu livro aspectos comportamentais dos fundadores e principais gestores da empresa, tentando assim decifrar o código do sucesso da empresa. O autor também sempre realiza análises aos acontecimentos históricos do Japão, do mundo e da empresa. Essa análise transcendental é o grande diferencial do livro, pois quebra e ameniza a leitura cansativa e técnica. Em verdade, uma biografia empresarial que analisa aspectos psicológicos é sempre muito distinto em relação ao que se costuma ler.

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s