Uma vida mais sustentável

Geral

Em primeiro lugar o planeta necessita urgentemente de ações sustentáveis. Muitos autores afirmam que as catástrofes são naturais, que a Terra sempre teve oscilações de ciclos de temperatura – uma vez mais frio, outra vez mais quente, e etc. Porém, outros afirmam que a Terra caminha para um colapso causado principalmente pela ação do homem.

Minhas origens são do campo e sei muito bem a força que a mãe natureza tem sobre a vida humana. Acredito que devemos repensar muitas atitudes, pois, de todas as formas estamos abusando da benevolência e do amor da mãe natureza em prol de interesse próprios de nossa espécie. Tenho um amigo que possui as mesmas origens que eu e hoje trabalha com licenciamento ambiental. Ele já me expôs muitas ideias de combustíveis e energias menos poluentes (como o diesel S50 e a energia marítima, entre outros que existem por aí) e também sobre sobre a grave situação que encontram-se alguns ecossistemas e da extinção de espécie de animais (que muitas vezes é gerada pela destruição de seu habitat). Todos sabemos que ideias revolucionarias em prol do meio ambiente são rechaçadas pelo senso comum. Acredito que deve haver um contra ponto e o equilíbrio entre o progresso e a preservação do meio ambiente para sermos sustentáveis.

Entretanto para sermos sustentáveis não necessitamos de leis, é uma questão obvia que ignoramos: devemos preservar nosso habitat. E é mais simples do que parece. Acredito que consumir menos e o controlar a natalidade são as grandes chaves. Nossos avós já tinham o costume de sempre comprar algo novo quando o velho já não era mais possível usar, porque não mantemos isso?

Porque não caminhamos mais? Porque ser tão dependente dos carros? Porque não valoramos mais o usado? Porque não economizamos mais em tudo? Porque não racionalizar recursos? Porque não pensar mais no coletivo do que no privado?

Por fim, se não adotarmos uma vida mais sustentável, estamos fadados a uma vida mais sofrida no futuro. Eu particularmente luto diariamente para ser cada ver mais engajado com atitudes sustentáveis, não é fácil, pois afinal é todo o senso comum contra um, ou melhor, alguns.

Um comentário sobre “Uma vida mais sustentável

  1. Em segundo lugar fico feliz por teres tocado em um assunto tão importante. O fato é o que escrevestes vai realmente com o que um desenvolvimento sustentável prega. Óbvio que a humanidade traz graves desgastes ao meio ambiente, porém como comentastes não nos custa nada minimizarmos esses impactos. Pequenas ações diárias que tomamos como um simples banho mais rápido podem tornar nosso dia mais sustentável. Me pergunto porque não temos uma educação ambiental mais difundida em nosso planeta? porque ainda não agregamos valor aos materiais desperdiçados pós consumo e reintroduzimos eles em novos ciclos produtivos? o fato é que fico feliz, porque a área ambiental (negócios, profissões, preservação ambiental, marketing, comércio, moda, construções, etc..), está se tornando uma tendência. O que nos falta perceber é que ela veio pra ficar, afinal o mundo “carece” de ações sustentáveis. Caso contrário, se insistirmos com os erro da humanidade, podemos estar nos encaminhando para uma extinção. Mas mais feliz, é que que reconheço que “eu” como ser humano me dou de conta que preciso cada vês mais melhorar e cuidar do meio ambiente, e que ex-colegas e agora amigos (como você) também estão se dando conta disso. Finalizo dizendo, uma frase que li semana passada: “Países ricos andam de transporte coletivo, países pobres andam de carro”. Vamos lá Brasil, pegar esse ônibus, há, e de preferência que seja biocombustível.

    Curtir

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s