Admitir X Demitir

Administração

Em primeiro lugar, existem países onde contratar é menos custoso do que demitir, e vice-versa. Porém, quero falar aqui que tanto admitir como demitir é doloroso. Doloroso no sentido de que esses dois processos não podem ser tratados como meros processos burocráticos. Por incrível que pareça muitos problemas como: clima,falta de vendas, se original em maus processos de seleção.

A grande maioria das empresas contrata pelas qualificações técnicas, porém paga o preço por não observar características comportamentais, e muitas vezes  acabam tendo de demitir por motivos comportamentais. Analisar uma seleção de acordo com a cultura, valores e objetivos da empresa, são ferramentas básicas para o sucesso de uma seleção.  Em outras palavras a empresa deve contratar alguém que seja a cara da empresa.

Se quer saber como uma empresa trata os seus funcionários contate algum ex colaborador. Os colaboradores que estão saindo devem receber uma extrema atenção. Recolocação no mercado de trabalho, coaching, entrevista de desligamento entre outras coisas são fundamentais para que a empresa zele por sua imagem e pelo sucesso dos seus colaboradores de saída. Em outras palavras a empresa deve fazer com que o seu colaborador saia pela porta da frente.

Contratar e demitir devem ser encaradas com mais seriedade pelas empresas. Vagas boas e menos boas estão a toda hora abrindo e fechando, mas, todos os empresários com quem converso dizem que “faltam pessoas qualificadas”. Então, o que falta? Cursos, eu acho que não.

 

Um comentário sobre “Admitir X Demitir

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s