Funcionário Fardo

Administração

Em primeiro lugar existem funcionários que a empresa literalmente empurra com a barriga ou leva de arrasto. Estes funcionários são fardos muito pesados para a folha salarial da empresa, uma vez que oneram o caixa da empresa sem dar, igual ou superior, resultado justo e digno em contra partida do que recebem. Este tipo de funcionário aparece principalmente nas empresas de pequeno e médio porte.

É muito difícil lidar com funcionários assim, pois geralmente são pessoas que estão a muito tempo na empresa, sabem muito e possuem uma relação de confiança com os donos e fundadores da empresa. Emocionalmente é muito difícil demitir alguém assim, não há receita para isso, pois um empreendedor necessita de pessoas de confiança para alavancar seu negócio, e é inevitável se envolver emocionalmente com os funcionários de confiança.

Por muitos fatores estas pessoas deixam de ser rentáveis e produtivas. Quando a empresa cresce e se profissionaliza, o que é fundamental para a continuidade do negócio, o dono deve atuar para realocar estas pessoas na empresa, ou em outra empresa afim de motivá-los, torná-los produtivos e não errar com as pessoas que mais acertaram na empresa. Oferecer cursos, novos trabalhos, novas rotinas e novos desafios são boas alternativas.

Com a profissionalização, a conversa e diálogo franco sobre como as coisas estão e das possíveis e efetivas mudanças que irão ocorrer deve ser eficaz para que os fardos se deem conta de que podem ter que sair de seu status quo. Repito: o momento é delicado e não é há receita, somente o diálogo solucionará o impasse.

O que o dono da empresa e do fardo não pode fazer é simplesmente livrar-se deste de qualquer jeito, pois uma hora ou outra, ele mesmo pode ser o fardo dos acionistas de sua própria empresa.

2 comentários sobre “Funcionário Fardo

  1. Muito bem meu caro Junior. Queria te motivar pelo teu blog cara, sempre coloca coisas ótimas escritas. Lê bastante, entende de administração e empreendedorismo e analisa os fatos como eles realmente acontecem na tua e na realidade do meio que você trabalha e estuda.

    Pois bem, analisando a questão dos fardos, acontece que hoje no brasil são muitos mais fardos que existem do que empreendedores. Passou o tempo que as grandes organizações, médias e pequenas, ou simplesmente pequenos estabelecimentos possuem um, dois ou alguns empreendedores. O nosso País precisa urgentemente despertar esse espirito empreendedor não só nos donos das empresas mas sim nos “fardos” delas, isso irá certamente qualificar e muito essas organizações. Precisamos nos qualificar e incentivar pessoas, amigos, colegas cada vê mais se qualificarem no sentido de que eles possam contribuir significativamente nos seus locais de trabalho. Tenho certeza que você esta procurando isso e transparecendo sem egoísmo algum o seu conhecimento. pessoas assim como tu que nossa Cidade, Estado, País precisam.

    Há lembrando, queria te parabenizar pelo seu rigor na escrita. Venho acompanhando seus temas compartilhados e noto uma ótima capacidade na sua escrita. Quem sabe daqui alguns anos mais de experiência vivenciada na área de RH tenhamos um livro? Continue assim.

    Abraço!

    Curtir

    1. Grande Aluízio, obrigado pelo teu belíssimo comentário. Realmente meu amigo, o Brasil precisa avançar muito na relação empresário-empregado, e isso começa no investimento em educação básica e fundamental onde as pessoas aprendem e desenvolvem a personalidade e as ideologias que querem para suas vidas. Valores como honestidade e justiça são fundamentais, porém, o bom senso deve sempre prevalecer. Realmente o Brasil precisa despertar do berço, e sem educação e proteção e incentivos os empreendedores brasileiros continuaram acoados.

      Obrigado pelo gás de motivação, obrigado pelas dicas, e complementariedades.
      Forte Abraço!

      Curtir

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s