Desafios de um RH

Administração

Em primeiro lugar penso que o principal ativo de uma empresa são as pessoas que a compõem. E poderia citar muitos argumentos para esta minha ideia, porém, o objetivo deste post é relatar alguns desafios que a área de Recursos Humanos enfrenta e vai enfrentar. Os paradigmas que permeiam o ambiente organizacional de hoje são diferentes dos paradigmas de 20 ou 30 anos atrás, quando se começa a estruturar Recursos Humanos como vemos hoje.

Com as novas ferramentas de trabalho, viver em um ambiente administrativo esta mais fácil. Estas ferramentas aumentaram o número de relatórios, dados estatísticos, avaliações, sistemas de gestão e etc, porém, sinto que o RH após muita luta esta deixando de lado a sua luta eterna: o lado humano dos recursos. Acredito que nos próximos anos nossa sociedade estará mais distante da realidade e as relações sociais se esfriaram, em consequência no trabalho as relações podem se esfriar, e o RH focado em ferramentas, poderá deixar que o principal ativo da empresa volte a ser mais um número.

Penso que as relações devam ser próximas entre as pessoas, e que mutuamente cooperem e caminhem para um mesmo objetivo. Penso que as relações não podem ser geladas e truncadas. Enfim, este é um novo paradigma que percebo, e o chimarrão no ambiente de trabalho pode ser um grande quebra gelo para aproximar geleiras flutuantes.

Um comentário sobre “Desafios de um RH

  1. Concordo contigo meu caro, no que se refere as dificuldades do setor de RH. Vendo pelo lado das relações de trabalho dentro de uma empresa, acho que isso é proposto pela nossa vida. Afinal, somos expostos a competir em um vestibular, a uma vaga de emprego e com isso aprendemos automaticamente a competir dentro de uma grande organização para sermos o melhor funcionário. Ou seja, penso que depois que se esta um uma organização não devamos competir uns com os outros e sim criar grupos unidos de trabalho. Compartilhar responsabilidades pode ser a solução.Assim ficaria m ais fácil para a parte de RH coordenar isso. Enfim, acho que do ponto de vista para melhorar a relação entre funcionários defenderia além de tua ideia esta também. A ideia de que a vida deve ser encarada não como uma competição mas como vida mesmo. O restante irá acontecer ao natural.

    Bom fugi do tema, mas como não sou da área de administração, quis deixar minha opinião mesmo assim.

    Abraço!

    Curtir

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s