Ensino Argentino 2

Administração, Intercâmbio

Em primeiro lugar realizando as duas matérias eu li mais de 1300 páginas. Que incluem o material utilizado pelo professor em aula mais o material auxiliar. Isso, sem contar os livros obrigatórios para leitura e artigos extras. Além disso, como trabalho final de matéria realizamos um trabalho de pesquisa que gerou um relatório de quase 200 páginas ao total. Em comparação, a edição de 2000 da Bíblia Sagrada da Editora Paulus possui mais de 1650 páginas divididas entre o antigo e o novo testamento. Ou seja, é muita leitura. Fazendo um comparativo, um semestre de estudo no meu curso no ano passado teve a indicação de leitura a mesma carga acima citada, mas a diferença é que aqui foram seis matérias e não duas. Além disso, a universidade conta com uma plataforma onde todos os materiais utilizados pelos professores estão disponíveis on line onde somente os alunos matriculados na cadeira tem acesso.

Não me atreveria dizer que o ensino é melhor que o brasileiro. O argentino é mais teórico que o brasileiro, e ao contrário do que muitos pensam existe muitos trabalhos extraclasse que fomentam a aplicação de conhecimentos. Em média um argentino faz três ou quatro matérias ao semestre. Mais que isso é impossível segundo relatos dos meus colegas, quem deseja fazer isso não desgruda dos livros. E são poucos que trabalham e fazem faculdade, geralmente que trabalha e estuda leva com uma ou duas matérias e empurra a graduação por anos. Já no Brasil é muito comum encontrar alunos que trabalham e estudam, falando de administração para deixar claro. E é nesse ponto que diferencia o ensino superior argentino do brasileiro.

Um comentário sobre “Ensino Argentino 2

  1. Muito bem Junior, esta eu não sabia.
    Acho que nós Brasileiros devemos tomar como exemplo e tentar difundir mais a cultura da educação por meio da leitura em nosso País. Pude refletir com esta tua informação, por exemplo, que em geral damos mais valor ao trabalho para podermos nos momentos de lazer desfrutarmos um jogo de futebol. Estamos esquecendo nossa educação, e principalmente nossa disciplina. Um bom exemplo disso, é a desvalorização de nossos professores de ensino fundamental e a desobediência as nossas culturas, nossas tradições. O absurdos que acontecem em salas de aula, o desacato dos alunos em relação ao professor. Caso um aluno que é revoltado com a vida tivesse mais estimulo a leitura, ele poderia se tornar um adolescente mais pacífico, com opinião e uma pessoa que respeita os outros.
    Bom, poderíamos ficar discutindo esse tema uma vida inteira.
    Para encerrar te parabenizo pela tua conquista de conhecer um pouco mais a realidade de outros povos. Vamos tomar como exemplo essas experiências e tentar tornar nossa Faxinal melhor, as pessoas que nos cercam.

    Abraço,
    Aluízio!

    Curtir

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s