Turismo e persuasão

Administração, Intercâmbio

Em primeiro lugar, persuasão é antes de qualquer coisa a capacidade que alguém possuiu para levar e difundir suas ideias a outras pessoas, e ademais de fazer com que seus ouvintes acreditem e sigam as ideias persuadidas.

De modo prático isso se pode ser dar de várias maneiras: escrita, oral e vivencial. Todos estão em constante comunicação com o ambiente, e o poder de comunicar-se persuasivamente tornar-se mais cotidiano do que se imagina. Pois, a visão de senso comum é que quem tem o grande poder são as empresas, empresários, grandes políticos, líderes, etc…

Mas eu trago a persuasão para um campo talvez ainda não muito bem difundido: Persuasão no turismo! Exato, persuasão no ramo do turismo. Como bem sabemos, quando somos persuadidos passamos a dar valor e a acreditar em coisas para os olhos de alguns é imperceptível ou sem valor sentimental algum.

Muitas vezes visitamos lugares considerados turísticos, mas que nada nos atraem ou não nos desperta a atenção. Por que isso? Talvez por não tivéssemos um guia turístico ou não tivemos obtido informações prévias sobre o que iríamos conhecer. Assim, penso que para o turismo é extremamente necessário e imprescindível o poder da persuasão para encantar os visitantes. Pequenos detalhes para criar um ambiente e uma situação que inspirem os sentimentos mais profundos dos visitantes fazem com que todos se encantem, por exemplo, para ver uma caneta usada pelo presidente da república usada no século passado cria-se uma história e um enredo rodeado de magia para encantar os turistas.

Com certeza, uma estrutura turística com objetos físicos e ambientes também favorece para a persuasão. Este artigo é fruto da minha recente experiência na província argentina de Córdoba. Onde tudo é mágico, onde tudo é lindo, tudo é importante, de modo que os habitantes da província levam aos turistas acreditar na beleza que lá existem. De fato Córdoba é muito lindo, e somado a persuasão recebida se torna mágica. Assim, fica a dica pra quem quer ganhar turistas e dinheiro com isso!

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s