Impressão Paraguay

Intercâmbio, Política

Em primeiro lugar, tenho pena do Paraguay pois é o que é porque a Tríplice Aliança devastou o país. E depois de quase varrer o país do mapa minaram um país próspero com ideologias podres por décadas. Assim, não tinha como se levantar.

Sinto que muitos Paraguayos tem medo de mudar. Conversando com várias pessoas é visível que eles são muito “família” e que não são preparados para sair mundo afora, ou mesmo tomar atitudes para mudar sua própria realidade.

Esta resistência, ou porque o descrédito que as coisas não mudam, faz com a preocupação com o bem estar coletivo e a preocupação com o que é público e do outro seja ignorada. Assim, a força do Estado através da Lei é superada pela julgamento individual de cada cidadão.

Economicamente o país tem muitos problemas e uma volatilidade grande. O Paraguay tem muitas riquezas e é mal administrado. Possui atrativos turísticos mal explorados, e o fato de ser um país mestiço, com orgulho dos guaranis pode trazer muitos turistas.

Analisando alguns dados do Mercosul, podemos observar que o Paraguay é o País que mais recebe recursos do Bloco para projetos de desenvolvimento. Porém, há um contraste muito grande, pois assim como vemos uma magnifica sede da Confederação Sul America de Futebol, vemos uma pobreza enorme nos bairros da periferia e no comercio popular do centro.

Por fim, se o Brasil e Argentina pararem de considerar o Paraguay como colonia, e o governo de Asunción abrir seus olhos e mirar o futuro e o povo trabalhar para que a situação atual mude eles serão felizes para sempre. Mas infelizmente eu não verei, tampouco meus filhos!

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s