“Vada a bordo”!

Administração

Em primeiro lugar, lamento o acidente que ocorreu na Itália com o navio Costa Concordia. E deste naufrágio podemos tirar muitas lições.

A Itália passa por uma crise financeira grave e após muitos escândalos o Primeiro Ministro Silvio Berlusconi finalmente saiu do cargo que há tempo não levava mais a sério, era falastrão e não liderava a nação com pulso firme, assim como o comandante do naufragado Costa Concordia Francesco Schettino. O novo Primeiro Ministro Mario Monti está tratando de arrumar a casa e tentará resgatar a honra nacional da Itália, assim como fez o Capitão da Guarda Costeira Gregorio De Falco quando deu uma baita bronca no comandante que fugiu do navio no momento mais crítico.

O que vemos na Itália é a busca por um líder salvador que irá tirar a Itália das trevas, e por isso o Capitão da Guarda Costeira é idolatrado hoje, a ordem para que o comandante do navio voltasse a bordo se tornou célebre e significa a importância de um líder presente e atuante. A frase “Vada a bordo, cazzo!” ganhou as ruas italianas.

Nossas empresas estão hoje cheias de líderes incompetentes e arrogantes que gritam: “Todos por mim!”. O que falta para esses líderes e para muitas empresas é voltarem a bordo para resolverem seus problemas e os encarar de frente. Um líder fora do leme, que não possui voz de comando, coragem, empatia e visão do todo, e uma empresa fora de sua rota levarão todos a naufragarem. Um líder presente acompanha, motiva, corrige, ajuda e coordena a sua equipe.

Para sempre termos certeza de que estamos no mesmo barco da nossa equipe, e que se formos líderes para que tenhamos a certeza de que estamos com o leme em nossas mãos, lembrar da frase “Vada a bordo” é uma ótima reflexão. É uma boa reflexão para nos fazermos as seguintes perguntas:  Estou fazendo o que devo fazer? Estou no lugar que gostaria ou deveria estar? Estou gerando resultados positivos e crescendo? Quem conseguir encontrar suas respostas conseguirá sempre voltar a bordo, pegar o leme e ser um grande líder. Então, não esqueça esteja sempre a bordo para ser o melhor.

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s