O mal da poupança

Administração

Em primeiro lugar, poupar para investir é fundamental. Porém, dependendo do contexto econômico local a poupança não faz a economia galopar e pode fazer mal.

Acredito que para que uma economia local se desenvolva é mais que necessário que as pessoas arrisquem, que façam investimentos, abram empresas, desenvolvam inovações e que façam o dinheiro circular. O Brasil, não tem uma das maiores poupanças porque não sobra do salário dos trabalhadores muito dinheiro para investir, no entanto aqui em Santa Maria e Quarta Colônia gozam de muito dinheiro parado.

Os japoneses e os norte-americanos possuem os menores valores de dinheiro em poupança. Nestas culturas a facilidade do crédito, para praticamente tudo, facilita o uso do dinheiro para investimentos e desenvolvimento de novas tecnologias, e claro, fomenta o consumo. E não é a atoa que estas duas culturas são exemplos de desenvolvimento.

Dinheiro parado na poupança financia crescimento de outros. Por exemplo, a China é um dos países que mais tem dinheiro parado na poupança, e é o dinheiro dos poupadores que financiou o crescimento dos grandes conglomerados empresariais. Enquanto isso, existem ainda muitas regiões chinesas que beiram a pobreza, pelo fato de não gastarem o que mal ganham, principalmente para garantir aposentadoria.

Por isso, antes de investir dinheiro, é necessário analisar o que é mais válido para a economia. Porém, um poupador não quer saber disso, e para que os grandes ricos invistam deve haver uma cultura. Cultura criada por incentivo do Governo e por interessados neste dinheiro. Quem sabe criar feiras de tecnologia locais? Quem sabe criar balcões de negócios para captar dinheiro? Quem sabe o governo ser o fiador?

Por fim até que o governo ou alguém não busque mudanças, quem quer dinheiro pode fazer uma verdadeira caça ao tesouro. E buscar dinheiro com banco nem sempre é a melhor opção, o banco geralmente é amigo da onça.

2 comentários sobre “O mal da poupança

E a sua opnião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s